Pular para o conteúdo

ALUNOS DO CURSO DE OVINICULTURA DO PARAIBATEC RECEBEM AULA DE CAMPO NA FAZENDA PEDRA LAVRADA EM INGÁ

No último dia 15, as porteiras da “Fazenda Pedra Lavrada”, localizada no município vizinho de Ingá-PB, abriram-se para receber os alunos do PARAIBATEC- Agricultura Familiar, que estão realizando o curso para Ovinocultores. O curso foi uma conquista da Cooperativa de Ovinocultores-OVINOCOOP-PB, localizada no município de Guarabira, que não têm medido esforços para agregar os criadores de ovinos e aqueles que têm o intuito de sê-lo.

A ovinocultura de corte têm se destacado no cenário do agronegócio nacional, com um grande potencial de mercado, representado por uma demanda não satisfeita, estudos feito pelo grupo Onyc, indicou um déficit da ordem de 25 mil toneladas anuais para a carne ovina (DBO, 2004), prova disso é que embora ainda apresente limitações no consumo per capita (inferior a 1,0 kg/ano), vêm apresentando, sem apoio de campanhas promocionais, incrementos anuais de consumo superiores a 10%.

O desenvolvimento local integrado e sustentável requer a formação de uma cadeia de iniciativas e empreendimentos que possam maximizar as potencialidades de produção, comércio, serviços e consumos locais. Ou seja, diversidade e complementaridade são as palavras-chave, especialmente para o fortalecimento da agricultura familiar e, a ovinocultura vêm fortalecer esta cadeia pois apresenta potencial para a região. Este potencial foi vislumbrado pelo médico veterinário Arthur Sette, que teve a visão empreendedora e resolveu investir em ovinos para a produção de carne, segundo ele, sua família tradicionalmente sempre foi criadora de bovinos na “Fazenda Pedra Lavrada”, contudo, quando ele comparou as potencialidades para o mercado de carne ovina, a eficiência e a capacidade desses animais em transformar alimentos grosseiros em proteína animal de alto valor biológico e, seu ciclo de criação mais curto, fez com que seu foco mudasse e hoje a fazenda se dedica especialmente a criação de ovinos para corte, na sua maioria, pertencentes às raças  Santa Inês  e Dopper.

A visita técnica foi organizada pela OVINOCOOP-PB e teve o objetivo de complementar e aprofundar os temas teóricos de sala de aula relacionados à criação de ovinos, a fazenda possui um sistema de criação semi-intensivo e um modelo organizacional que poderá servir de modelo para outros produtores da região, as técnicas de criação envolve sistema de pastejo rotacionado, irrigado e sequeiro, onde a dieta é baseada em capim curumim e grama africana, além disso, os animais recebem ração balanceada para cada fase de produção baseada em silagem de milho e sorgo, vale destacar o uso da leguminosa forrageira, Moringa (Moringa oleífera), atualmente sendo usada em até 30% da composição da ração suplementar dada no cocho dos animais. Outras boas práticas de criação também se fazem presente como o controle zootécnico do rebanho, estação de monta definida e controle racional de verminoses.

A logística só foi possível graças ao apoio da prefeitura de Alagoinha, através da sua secretaria de Agricultura e do seu secretario Santiago Santino, que disponibilizou o transporte. Os alunos foram acompanhados da professora Drª Magda Rodrigues e do referido secretário.

Parabéns a todos comprometidos e adquirir novos conhecimentos e fortalecer a relação de amigos, com certeza essa Aula pratica na fazenda do amigo Arthur será muito proveitosa, diz o deputado Moacir Rodrigues que participou do evento.

 

Aqui a Dra. Magna Rodrigues da um exemplo de como conhecer a idade do animal pela dentição