Pular para o conteúdo

Blog do Vavá da Luz

Programa Primeira Chance seleciona estudantes egressos da rede estadual para atuarem em espaços culturais

Programa Primeira Chance seleciona estudantes egressos da rede estadual para atuarem em espaços culturais

O Programa Primeira Chance abriu, nesta terça-feira (1º), as inscrições para o Processo Seletivo de Primeira Experiência Profissional para Condutor de Turismo em Espaços Culturais Locais de João Pessoa e da cidade de Areia. Estão sendo ofertadas 40 vagas, que serão distribuídas em sete locais de estágio, em órgãos vinculados à Fundação Espaço Cultural José Lins do Rego (Funesc), Secretaria de Cultura e Secretaria de Turismo e Desenvolvimento Econômico. As inscrições podem ser realizadas até o dia 8 de março pelo link http://primeirachance.seect.pb.gov.br/.

Podem participar alunos egressos da Rede Estadual maiores de 18 anos até 24 anos, que concluíram o ensino médio entre 2017 e 2021. O edital destina as vagas para sete locais de trabalho: Museu de Artesanato Paraibano Janete Costa; Espaço Cultural José Lins do Rego;  Fundação Casa de José Américo; Museu Palácio da Redenção; Museu da Cidade; Museu de Arquivo dos governadores e Museu do Brejo Paraibano, em Areia. Os estudantes terão a remuneração de R$ 1.000,00 reais mensal, para 24h semanais.

Seleção – Os estudantes que se inscreverem para a seleção participarão do curso de Condutor de Turismo em Espaços Culturais Locais, fornecido pelo ParaíbaTec, em parceria com a Secretaria de Cultura e Secretaria de Turismo e Desenvolvimento Econômico, na modalidade FIC. Inicialmente, serão ofertadas 120 vagas para o curso, sendo os melhores egressos classificados para exercer a primeira aprendizagem profissional, com base no desempenho no transcorrer do curso.

O resultado final com a lista dos estudantes classificados e aprovados para participarem do curso será divulgado no dia 21 de março, no Diário Oficial e no endereço eletrônico http://primeirachance.seect.pb.gov.br/. A previsão para o início do curso de formação continuada é 28 de março.

O curso de formação será totalmente realizado na modalidade remota, através de plataformas digitais disponibilizadas pelo Programa Primeira Chance, no período de segunda a sexta feira, entre 13h e 17h.

Após o curso, os 40 estudantes que obtiverem a maior avaliação acadêmica e tiverem as competências necessárias para os cargos serão selecionados para atuarem nos locais de trabalho. O início das atividades está previsto para o mês de junho de 2022.

Para mais informações, o edital está disponível no Diário Oficial desta terça-feira e no site do Primeira Chance.