Todos os beneficiários que recebem auxílios previdenciários estão ansiosos para saber quando será pago o décimo quarto salário do INSS, se ainda este ano terão acesso a essa ajuda financeira.
A proposta de ter um décimo quarto salário é ter um “abono salarial” extra para beneficiários do INSS no fim do ano para conter as dificuldades dos segurados durante a pandemia.
Os segurados tiveram o décimo terceiro antecipado em 2020 e 2021, daí a ideia de prover um salário a mais para suprir necessidades do final do ano.
Foi aprovado o 14º salário?
A medida do pagamento em dobro do abono anual devido aos segurados e dependentes do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) foi aprovada pela Comissão de Finanças e Tributação da Câmara dos Deputados.
Nos últimos meses, o texto da proposta teve avanços significativos aprovado por algumas comissões da Câmara dos Deputados.
A primeira delas foi a Comissão de Seguridade Social e Família (CSSF), extremamente importante para reacender a importância do projeto e fazer ele andar.
O Projeto de Lei ainda continua em tramitação na Câmara dos Deputados para depois de aprovado seguirá para o Senado Federal.
Quando vai sair o décimo quarto do INSS?
O abono será limitado ao valor de até dois salários mínimos, e as parcelas serão pagas no mês de março dos anos de 2022 e 2023.
A proposta ainda tramita em caráter conclusivo e depois segue para a Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania. Caso aprovada, já segue para o Senado.
Qual o valor do décimo quarto salário em 2021?
Aposentados e pensionistas que recebem o valor do piso nacional, vão receber de acordo com o reajuste do salário mínimo 2022. Ou seja, o 14º salário deve ser no valor previsto de R$1210,00
Para quem recebe acima do mínimo, o abono será no valor de um salário mínimo acrescido de uma parcela proporcional, referente à diferença do mínimo e o teto de regime vigentes.
Lembrando que o texto limita o pagamento ao valor total de dois salários mínimos.
Quem terá direito ao 14º salário
Terão direito a receber o 14º salário quem recebeu aposentadoria, pensão por morte, auxílio-doença, auxílio-acidente ou auxílio-reclusão.
Se durante o ano referente ao benefício tiver ocorrido a suspensão do benefício, o pagamento do abono do décimo quarto será proporcional aos meses recebidos.
Vai ter o décimo quarto salário em 2022?
O Projeto de Lei propõe que o benefício seja pago durante os anos de 2022 e 2023. Caso seja aprovado será pago em março.
Importante uma lembrança: quem recebe o BPC (Benefício de Prestação Continuada) não terá direito ao 14º salário.
Para continuar atualizado sobre tudo em relação ao décimo quarto salário, faça sua inscrição no formulário abaixo e receba nossos conteúdos semanais.