Como impulsionar o marketing de conteúdo usando palavras-chave de cauda longa.
Os sites podem obter tráfego de SEO valioso quando se concentram em termos de pesquisa específicos de cauda longa. Além disso, o tráfego será altamente direcionado e, potencialmente, terá uma conversão melhor.
A pesquisa de palavras-chave é a base de uma campanha de marketing de SEO . Sem dúvida, sua empresa terá otimizado suas principais páginas da web para os termos mais procurados em seu nicho. Esses ‘termos principais’ são ótimos para páginas de destino, mas haverá milhões de outras palavras-chave, prontas e esperando para direcionar o tráfego para o seu site.
Embora as palavras-chave de cauda longa não sejam tão pesquisadas, coletivamente elas representam até 70% de todas as pesquisas. É uma quantia enorme. Portanto, embora a pesquisa de palavras-chave do termo principal seja ótima e tudo mais, é a ponta do iceberg.
Enquanto isso, o Google está aumentando o destaque dos anúncios para palavras-chave comerciais e a pesquisa está se tornando cada vez mais competitiva. Portanto, ter uma estratégia de palavras-chave de cauda longa é uma das dicas mais interessantes para o SEO moderno.
Por que palavras-chave de cauda longa são super impressionantes.
Palavras-chave de cauda longa têm muitas qualidades especiais. Aqui estão três favoritos:
Elas são menos competitivos
A classificação no Google nunca foi fácil e está ficando cada vez mais difícil para os recém-chegados. O tempo é um fator importante na classificação e, se você for o proprietário de um novo domínio, seus concorrentes têm anos a mais.
Nesse tempo, eles provavelmente terão alcançado um perfil de backlink decente (natural ou não). Portanto, tentar forçar seu caminho até o conjunto superior para as palavras-chave mais populares pode ser uma escalada difícil.
Como mencionado acima, a maioria dos sites otimiza para termos principais populares. Aqueles com o maior volume de pesquisas. Portanto, é lógico que as palavras-chave de cauda longa tenham menos concorrência.
A intenção do usuário é mais clara
Tomando nosso exemplo “laptops”, o que a pessoa que pesquisa realmente deseja encontrar? Existem muitas possibilidades:
- Fotos de …
- Tipos de…
- Para encontrar o mais próximo …
- Para ler sobre …
- Últimas notícias…
- Avaliações de especialistas …
- Lugares para comprar …
- Recomendações sobre …
Mesmo que você seja o número um, isso não garante que você seja o que a pessoa está procurando, porque ela pode estar procurando por praticamente qualquer coisa. Considerando que a intenção é muito mais clara com palavras-chave de cauda longa. Você pode ter certeza de que aqueles que procuram por “ bom laptop para edição de vídeo ” estão procurando por bons laptops para edição de vídeo.
Ao segmentar palavras-chave de cauda longa, você pode criar conteúdo que atenda a uma demanda exata e saber que atrairá tráfego com uma intenção específica. Nesse caso, um “Guia definitivo para laptops para edição de vídeo” seria perfeito e se você pode aproveitar essa intenção …
Elas convertem melhor
A pesquisa indica que as palavras-chave de cauda longa são 66% mais lucrativas do que as palavras-chave principais.
Ajudar os clientes que estão pesquisando pode aumentar as chances de eles comprarem de você. Por exemplo, a criação de um artigo contendo 5 “ laptops que são melhores do que os MacBook profissionais ” de última geração permitiria que você classificasse esta palavra-chave de cauda longa. Se você puder fornecer ao cliente uma ótima alternativa ao MacBook Pro, é provável que ele clique no botão de compra.
Quando alguém sabe exatamente o que está querendo comprar, a pesquisa é feita em um barbante de cauda longa. Por exemplo: Barato + Marca + Modelo + Cor + Localização. Se você puder aparecer no Google para esses tipos de pesquisa, seus visitantes estão prontos para comprar, com os cartões de crédito em mãos. É por isso que é tão importante otimizar todo o site, não apenas as páginas principais.
Usando palavras-chave de cauda longa para produzir uma estratégia de conteúdo
Simplificando, baseie seu conteúdo em pesquisas de palavras-chave de cauda longa.
Da próxima vez que você estiver tentando pensar em algo interessante para escrever no seu blog:
Observe na caixa de pesquisa no Google as principais palavras relacionadas que mais estão sendo buscadas.
Em seguida, adicione a lista ao Google AdWords para gerar uma lista de volumes de pesquisa.
Exporte e adicione um filtro e, a seguir, ordene pelo número de pesquisas. Deixe a mesa bonita e compartilhe com os principais interessados.
Seguindo esse processo, você pode gerar rapidamente * ideias de conteúdo que o manterão ativo por um tempo.
Rápido não significa necessariamente bom – um pouco de intervenção humana, pensamento estratégico e bom senso são necessários.
Colocando isso em prática
Continuando com o exemplo dos laptops, se você for um varejista de eletrônicos independente e especializado, poderá ter dificuldade em superar as redes nacionais nas grandes palavras-chave genéricas para “laptop”.
No entanto, como especialista em laptops de última geração, você está perfeitamente posicionado para aconselhar sobre as melhores especificações para requisitos de nicho.
Qualquer uma das palavras-chave de cauda longa sugeridas se adequam perfeitamente ao título de um artigo.
Esse tipo de percepção pode informar não apenas o marketing de conteúdo, mas também a estratégia de todo o site. Você poderia dar um passo adiante e dedicar uma parte da navegação principal do seu site a ele, ou seja:
Ao criar conteúdo com base em consultas de cauda longa com backup de dados de pesquisa, você também pode ter certeza de que há um público para seu conteúdo. Caso contrário, as ideias para artigos podem ser baseadas apenas em suposições.
Quais são os potenciais de tráfego para a segmentação de palavras-chave de cauda longa?
Existem alguns fatores importantes a serem considerados ao estimar o tráfego potencial e pesar quais palavras-chave de cauda longa são as prioridades em sua estratégia de conteúdo:
Os dados do Google AdWords são menos robustos para palavras-chave de nicho
Obviamente, o AdWords não é a única ferramenta de palavras-chave, mas é uma opção e a maioria das outras ferramentas também depende muito dos dados do AdWords. Embora o AdWords não seja desenvolvido para marketing de conteúdo, pesquisa de consulta de cauda longa, é gratuito e é agradável e fácil obter volumes de pesquisa da plataforma. Usado em conjunto com uma ferramenta de ideias de conteúdo, como answererthepublic.com , pode ser muito poderoso.
No entanto, como regra geral, quanto mais nicho for a palavra-chave, menor será o conjunto de dados e menos eficaz o AdWords será. Uma ótima maneira de testar isso é comparar as impressões que seu site obtém no Search Console com os volumes de pesquisa no Google AdWords. Abaixo está uma lista de palavras-chave tiradas de um blog de música.
Conclusões
Ao usar a pesquisa de palavras-chave de cauda longa para informar sua estratégia de marketing de conteúdo, você pode:
- Atenda às demandas de pesquisa de clientes em pesquisa
- Impulsione o tráfego direcionado
- Isso é mais valioso e tem probabilidade de dissimular
O número de pesquisas é potencialmente maior do que os dados do AdWords sugerem
Além disso, você tem o potencial de aparecer para um grande número de palavras-chave semelhantes
O que se estende ainda mais devido ao entendimento do Google de sinônimos
Existem também outros benefícios da integração de SEO e marketing de conteúdo. Isso inclui o uso de conteúdo de alta qualidade para impulsionar a aquisição de links por meio de RP digital, bem como aumentar a probabilidade de ganhar links naturalmente.
Em suma, tornando o conteúdo otimizado para pesquisa uma das estratégias de marketing digital mais eficazes que você pode implantar.