Cursar medicina em uma universidade particular parece um sonho inacessível até para estudantes de classe média alta. Com mensalidades que começam perto dos R$ 1.200, concluir o curso sob essas condições parece impossível. Porém, um anúncio promete mexer com os ‘feras’, ou com aqueles que sempre desejaram e nunca tiveram oportunidade de fazer medicina.
O curso de medicina da Universidade Artística e Politécnica do Paraguay (UPAP) tem atraído centenas de brasileiro que vão ao país abraçar a oportunidade de se formar, por preços mais cômodos. A faculdade de medicina, segundo afirma a faculdade, tem preço inicial equivalente a R$ 350,00 mensais para alunos do primeiro ano.
A primeira grande pergunta que incomoda os que desejam se formar pela instituição é: o diploma de universidades estrangeiras é válido no Brasil? Depende em que região político-geográfica a instituição se encontra. Todas aquelas que tem origens países que compõem o Mercosul, terão seus diplomas validados no Brasil, conforme determina o acordo do MERCOSUL, aprovado pelo Congresso Nacional e ratificado pelo Presidente da República do Brasil. Decreto lei 5.518 de 23 de agosto de 2005.
Outra pergunta ainda mais incômoda é: os cursos oferecidos nos países do Mercosul são reconhecidos no Brasil? A princípio o curso precisa necessariamente ser reconhecido no país de origem, no caso, o Paraguai. Estando totalmente legalizado por lá, passam a ser legalizados totalmente no Brasil, conforme a exigência do decreto Lei nº 5.518/05.
Vale a pena ler: Cooperação internacional: Universidaade Federal da Grandes Dourados (Brasil) recebe representantes da UPAP
Onde as aulas são ministradas? O curso é todo presencial e acontece no campus da UPAP em Ciudad Del Este – Py (vizinha a Foz do Iguaçu – Paraná). Por ferir exigências dos acordos firmados entre os entes do Mercosul, a faculdade não pode ter filiais no Brasil.
Sobre a UPAP – A sede da UPAP instalada na cidade de Pedro Juan Caballero conta com vários cursos acadêmicos. Desde o início do ano, a universidade – Campus de Pedro Juan Caballero – deu inicio a seu curso de medicina, preparando a sua estrutura físicas e tecnológicas para atender a demanda de seus acadêmicos. Recentemente, um dos prédios da unidade foi transformado em uma ‘clinica medica’, visado facilitar os estágios acadêmicos do curso.
Segundo o reitor da Universidade, professor José Ramon, a meta agora é buscar parcerias com outras instituições brasileiras, haja visto que a grande maioria de estudantes é oriundo do Brasil. Ramon afirma ainda que em breve adicionará em sua grade curricular matérias das faculdades de medicina dos países do MERCOSUL.
“Vamos fazer intercâmbio e igualar o nosso curso idênticos a outra universidades do Brasil. Só assim o nosso acadêmico de medicina terá todas as condições para uma possível validação de diploma em órgãos competentes de vários países. Estamos firmando varias parcerias com instituições hospitalares do Paraguai e Brasil”, afirmou José Ramon.
Site da UPAP: http://www.upap.edu.py/
MAis informações e ‘tira dúvidas’: http://www.ibegm.com.br/perguntasfrequentes.php
MaisPB
com assessoria
Boa noite.
As matrículas para o curso de medicina, somente ocorrem uma vez ao ano ou também em julho ? e se tivermos interesse, ingressarmos na faculdade ainda este ano, haveria possibilidades ?
Gracias.
Não é possível comentar.