Além de navegar pela rede mundial de computadores, os usuários também podem participar de cursos gratuitos de acesso à internet e elaboração de planilhas. Serão duas turmas de 15 alunos, pela manhã e à tarde. A ilha digital possui 15 máquinas e funciona das 8 horas da manhã às 22 horas.
De acordo com o secretário de Ciência e Tecnologia Municipal, Marconi Paiva, comerciantes do Mercado do Peixe e da Feirinha de Artesanato de Tambaú terão prioridade, porém os cursos são abertos para toda a população. O cadastro pode ser feito na hora com um dos 30 monitores que trabalham no projeto, sendo 3 deles em cada turno. O único critério é que o aluno tenha idade superior a 15 anos. Já para acessar a internet, o usuário terá um período de 10 a 30 minutos, que vai depender da demanda de usuários para cada horário.
“A internet se tornou uma ferramenta imprescindível, que permite acesso livre às informações, bem como é uma adquirir conhecimento. A nossa ilha digital aqui em Tambaú vai proporcionar essa inclusão tanto para turistas, moradores, e principalmente para comerciantes dessa área”, completou o prefeito Luciano Agra.
De férias em João Pessoa, a advogada Júlia Miranda, que mora em Rondônia ficou impressionada com a estrutura da Estação Digital Verão promovida pela Prefeitura da capital. Ao lado dos dois netos, a turista gostou tanto que decidiu se inscrever no curso de acesso à internet. Júlia vai aproveitar os dias de folga para se capacitar e aprender um pouco mais sobre esta ferramenta que já faz parte do dia a dia de muita gente.
“Eu acho que esse projeto é uma oportunidade única. No mundo que vivemos hoje, é essencial saber utilizar internet. Além disso, assistir aula com um visual como a praia de Tambaú em um ambiente climatizado é um incentivo a mais para aprender”, considerou Júlia Miranda.
Pela primeira vez em João Pessoa, o engenheiro português Francisco Oliveira também aproveitou para checar e-mails e responder mensagens pela internet. “Estou achando a cidade muito bonita, segura e organizada e fiquei ainda mais surpreso ao chegar em Tambaú e encontrar essa estação digital. É uma ótima iniciativa que beneficia que vem à orla da capital”, pontuou.
Secom –
COMENTE ESTA POSTAGEM