O prefeito de João Pessoa, Luciano Agra, revelou hoje ao repórter Henrique Lima da Correio Sat que observará a conjuntura política para definir se disputará a reeleição. Uma das condições essenciais, segundo ele, é o apoio de seu antecessor e atual governador Ricardo Coutinho.
“Não darei passo precipitado”, assegurou.
Sem o sinal verde de Coutinho e dos demais integrantes do seu grupo político, o prefeito garantiu que encerrará o mandato e apoiará o nome escolhido em consenso.
“Sou um político partidário e disciplinado”, disse Agra, para quem, além do suporte de seu grupo, é fundamental conquistar o reconhecimento da população da Capital.
“Com estas condições, estudarei a proposta de reeleição com carinho”, acrescentou o prefeito, que empossou esta manhã os novos auxiliares da Prefeitura.
As alterações ocorreram com a saída de dez auxiliares para compor a equipe do governo (veja nomes abaixo).
Rosas diz que sim
O presidente estadual do PSB, Edvaldo Rosas, adotou tom menos moderado que o prefeito em relação a sucessão municipal.
“Ele será nosso candidato”, garantiu Rosas, para quem só existe espaço para discutir o candidato a vice.
“Já está definida a reeleição do prefeito Luciano Agra”, reafirmou.
Veja abaixo o que mudou no secretariado da PMJP
Alexandre Urquiza assume a Chefia de Gabinete, cargo que era ocupado Coriolano Coutinho. Este último vai retornar à superintendência da Emlur.
A atual superintendente da STTrans, Laura Farias, vai acumular também a Secretaria de Administração, que tinha o comando de Gilberto Carneiro, que assumiu a pasta da Administração no Governo do Estado.
Na Secretaria de Infraestrutura, assume o engenheiro Hermes Felinto. Ele é servidor efetivo e atuou como agente fiscal do município. Ele substitui João Azevedo Lins, que vai assumir a Secretaria de Meio Ambiente, Recursos Hídricos, Ciência e Tecnologia do Governo da Paraíba.
O prefeito Luciano Agra convidou o engenheiro José Guilherme, atual secretário adjunto de Habitação, para assumir a titularidade da pasta, vaga aberta com o anúncio de Emília Correia Lima para a Cehap.
Para atuar como secretário adjunto, foi escolhido o engenheiro Marcelo Cavalcante, que hoje responde pela Unidade Executiva Municipal da Secretaria de Planejamento.
Com a saída de Chico César, a Funjope terá como diretor presidente Milton Dornelas. O cargo de adjunto será ocupado pelo poeta e escritor Lau Siqueira, que estava à frente da Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes).
A coordenação do Casarão 34 ficará sob a responsabilidade de Ubireval Delgado, que é professor, cantor e compositor.
Quem assume a Sedes é a assistente social Marinalva Conserva. Ela é professora da UFPB, possui doutorado em assistência social e coordenou um projeto de estudos de dados sociais que resultou na criação do Mapa da Exclusão e Inclusão do Município de João Pessoa.
Outra mudança importante vai ocorrer na Secretaria de Finanças, que será comandada pelo economista e funcionário da Caixa Econômica Federal Aldo Prestes. Ricardo Madruga, que respondia pela pasta, vai assumir um cargo na recém eleita diretoria do Sebrae-PB.
Para a Secretaria de Transparência Pública, assumirá Edvaldo Rosas, vice-presidente do PSB na Paraíba. O advogado Sandro Targino assume a superintendência da Guarda Municipal e terá como adjunto o capitão do Corpo de Bombeiros, Lucas Medeiros.
Por último, a Estação Cabo Branco-Ciência, Cultura e Arte terá a direção de Dimas Lucena, que é professor do mestrado em Educação da UFPB. Fernando Abath, que estava à frente do equipamento desde sua inauguração em 2008, vai assumir a Secretaria de Educação do Estado.
Adjuntos e coordenadores – Mudanças também ocorreram em alguns cargos de secretários adjuntos em pastas que não sofreram alterações em seus titulares. A enfermeira Adriene Jacinto vai assumir como adjunta da Secretaria Municipal de Saúde.
Como adjunto da Educação, Luciano convidou o professor da UFPB Afonso Scocuglia. E o psicólogo Thiago Pacheco responderá como adjunto da Secretaria de Esporte, Juventude e Recreação.
No Planejamento, que tem Estelizabel Bezerra como titular, a arquitete Amélia Panet, que também é professora da UFPB, chega para contribuir como secretária adjunta. Para atuar como secretária adjunta de Desenvolvimento Sustentável, foi indicada a advogada e contadora Anne Perazo.
A Coordenação Geral do PAC terá o comando do engenheiro Glauco Oliveira e a arquiteta Márcia Barreiros responderá pela coordenação de Projetos Especiais da Seplan. A coordenação do Sine ficará a cargo da publicitária Ludmila Carvalho e terá como adjunto o também publicitário Ronaldo Pereira.