Coronavírus: Presidente da ALPB alerta prefeitos sobre medidas de contenção para evitar ‘cenas de horror’ na PB
O presidente da Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB), Adriano Galdino, encaminhou áudio a um grupo de prefeitos paraibanos, nesta terça-feira (28), alertando sobre o avanço da disseminação do novo coronavírus no Estado. O arquivo foi compartilhado rapidamente em vários grupos de conversa no WhatsApp.
Em tom de alerta, o deputado solicitou aos gestores maior empenho em medidas de contenção da doença (Covid-19), sobretudo, nas ações de isolamento social e cobrança pelo uso de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs).
“Se continuar nesse ritmo, já na próxima semana, lá para os dias 8, 9 ou 10, todo o Sistema de Saúde estará saturado, ou seja, ocupado. E aí vamos ter cenas de horror na Paraíba, coisa parecida com o que está ocorrendo em Manaus”, disse Galdino.
E, o presidente da ALPB complementou: “Desta forma, é preciso, nesse momento, que os prefeitos e prefeitas possam dialogar com seu povo e sua gente no sentido de manter a prevenção, manter os cuidados, para evitar a infecção por coronavírus, porque quem adoecer depois do dia 10 ou 15, possivelmente não vai ter UTI [Unidade de Terapia Intensiva]. E, isso será um Deus nos Acuda”.
Ainda no decorrer do alerta, o presidente da ALPB recomendou aos gestores municipais a realização de ‘lives’, conversas de orientação com as equipes em saúde e com a população; trabalho em conjunto com a Câmara de Vereadores, principalmente, sobre a obrigatoriedade de usar máscaras para evitar o contágio.
“Nesse momento todos devem usar máscaras. Eu li um artigo que diz que quando dois usam máscaras, a possibilidade de ser infectado é apenas 1%. Quando apenas uma pessoa usa máscara, a possibilidade de contágio junto a outro infectado aumenta para 50% ou até 70%”, conclui.