Pular para o conteúdo

Blog do Vavá da Luz

Paraíba poderá perder três deputados federais, prevê Projeto de Lei

Paraíba poderá perder três deputados federais, prevê Projeto de Lei

Câmara dos Deputados, em Brasília

A Paraíba poderá perder três deputados federais. É o que prevê Projeto de Lei Complementar apresentado na Câmara dos Deputados pelo deputado Celso Sabino, do Pará. A proposta do parlamentar é para que o estado passe a ter nove deputados, ao contrário dos 12, número atual.

Segundo ele, a intenção é reduzir o número total de deputados de 513 para 453. O cálculo para alcançar este número foi feito com base em levantamento técnico e Censos do IBGE. Segundo ele, o número seria suficiente para representar a população brasileira.

No projeto, os estados só poderão ter no máximo 70 deputados e no mínimo 8. Em entrevista ao programa Hora H, da Rede Mais, Sabino argumentou que o projeto pretende enxugar a máquina pública e otimizar gastos

“A máquina é precária, não presta os serviços de qualidade que todos nós esperamos. Essa é a forma que o parlamento poderia responder a essa demanda social”, avaliou.

Ele considerou o projeto “justo e necessário”, disse esperar aprovação em plenário e revelou ter recebido adesão da população. “A representatividade continuará sendo proporcional à população”, garantiu.

Mais pb/vavadaluz