Especialistas explicam por que tomar sol no períneo pode fazer mal à saúde
Profissionais alertam para os perigos de tomar sol na região, que é sensível
Uma prática perigosa está se popularizando pelas redes sociais: o bronzeamento do períneo. Depois que uma influenciadora digital publicou uma foto alegando que a atitude traria benefícios — como aumento da energia vital, da libido e melhora na qualidade do sono — outras pessoas passaram a imitá-la.
No entanto, especialistas alertam que a exposição solar do períneo , região entre os órgãos genitais e o ânus, pode trazer riscos à saúde. “Não existe nenhum estudo científico que comprove o benefício ao se pegar sol na região íntima”, afirma a dermatologista Luiza Lopes.
“A região íntima é uma área de pele mais fina e com mais inervação sensitiva. Qualquer trauma nessa região, como uma queimadura solar, pode ser de mais difícil cicatrização e mais dolorosa, principalmente se estiver depilada, o que hoje é mais comum, tanto em homens quanto em mulheres”, explica a dermatologista Natasha Crepaldi.
Por isso, não é indicado tomar sol no períneo , porque pode causar queimaduras de primeiro e segundo graus, causar bolhas, fissuras e rachaduras. De acordo com Luiza Lopes, pode ser grande o incômodo para o paciente.
Foi o que aconteceu com o ator Josh Brolin, que interpreta o vilão Thanos na saga do cinema ‘‘Vingadores’’. Ele usou as redes sociais para alertar seus seguidores sobre o perigo da prática. O ator afirma que sofreu queimaduras na região anal .
“Não faça isso! Eu passaria o dia fazendo compras com a minha família e, em vez disso, estou colocando gelo e passando cremes anti queimaduras por causa da dor”, revela o ator em uma rede social.
Risco de câncer de pele
A exposição solar desprotegida aumenta o risco de desenvolvimento de câncer de pele , como explica Elimar Gomes, coordenador do Dezembro Laranja, campanha contra o câncer de pele da Sociedade Brasileira de Dermatologia. “O melanoma pode acontecer em qualquer lugar da pele e mucosas. Mesmo em áreas não expostas ao sol, como a mucosa oral e genital”, diz.
Fonte: Saúde – iG /vavadaluz