Pular para o conteúdo

Blog do Vavá da Luz

Ricardo diz que Cosems será parceiro na organização da saúde pública na PB

O governador Ricardo Coutinho participou, na manhã desta sexta-feira (7), da posse da nova diretoria do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde da Paraíba (Cosems/PB). Na solenidade, Ricardo disse que o conselho será um importante parceiro na organização e fortalecimento da saúde pública do Estado. Ele destacou que a nova presidente, Roseana Meira, tem a experiência necessária para promover o diálogo com os municípios na aplicação de políticas públicas e na resolução dos problemas da saúde pública.

Roseana Meira, também secretária de Saúde de João Pessoa, foi eleita no dia 22 de agosto e será presidente do Cosems para o biênio 2011-2013. Além dela, outros 32 secretários municipais de Saúde tomaram posse. A solenidade contou com a participação do vice-governador Rômulo Gouveia, do secretário de Saúde do Estado, Waldson Dias de Souza, do presidente do Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems), Antônio Carlos Figueiredo Nardi, e do secretário de Gestão Estratégica e Participativa do Ministério da Saúde, Luís Odorico Monteiro de Andrade. 

De acordo com o governador Ricardo Coutinho, com a nova diretoria haverá a possibilidade de o Estado e os municípios estabelecerem uma relação diferenciada, tendo em vista que a única saída para a melhoria da saúde no Estado é potencializar as redes nos municípios. “Por mais que o governo instale hospitais, como os quatro que vamos inaugurar ainda este ano, se não houver organização da rede, esses equipamentos não darão a resposta que a população precisa”.

Fortalecimento – A nova presidente do Cosems colocou como meta criar redes de regionalização, para que os serviços de saúde estejam cada vez mais próximos da população nos municípios. “Com as instâncias locais fortalecidas, os resultados serão cada vez melhores. Precisamos fortalecer o Cosems para oferecer um serviço público de qualidade e em defesa da vida, utilizando os debates da entidade como um espaço de construção de políticas cidadãs”, enfatizou Roseana.

Ela destacou que o momento é propício para avançar, a partir da ação conjunta de um governo que promove mudanças de práticas, da articulação nacional dos conselhos e da iniciativa da presidente Dilma Rousseff de colocar a saúde na agenda nacional. “Isso nos dá condições para trabalhar na construção do SUS, o que faremos de forma articulada com o Governo do Estado e os 223 municípios”, completou.  

Articulação – O secretário de Gestão Estratégica e Participativa do Ministério da Saúde, Luís Odorico de Andrade, ressaltou que o País está passando por um processo de construção de regulações entre Governo Federal, Estado e municípios. “Temos que aumentar o processo de relação solidária”, disse.

Luis Odorico disse ainda que a secretária Roseana Meira tem nome reconhecido nos conselhos nacionais, pelos avanços conquistados na saúde de João Pessoa e pela luta em defesa do SUS e dos pleitos da região Nordeste em âmbito nacional. “A experiência na gestão de João Pessoa vai ajudar muito na articulação com o resto do País”, completou.

Composição – A nova diretoria do Cosems/PB tem a seguinte composição: Roseana Maria Barbosa Meira (presidente), Soraya Galdino de Araújo Lucena (vice-presidente), Rosiani Palmeira Videres (diretora de Finanças) e Jammes Wallyson Ferreira de Araújo (suplente), Francisca Eudézia Damasceno Nunes (diretora de Gestão em Saúde) e Eliete Silva Nunes (suplente), Adalgisa Maria Gadelha Vale Granjeiro (diretora de Atenção à Saúde) e Maria Lúcia Dias Oliveira (suplente).

Também compõem a direção executiva Porcina dos Remédios Gomes Trigueiro (Diretoria de Vigilância à Saúde) e Márcia Mousinho Araújo (suplente); Isaias dos Santos Filho (diretor de Comunicação e Informação) e Inêz Cristhina Palitot Remígio Leite (suplente), e ainda Marcelo Jackson Dinoá Almeida (diretor de Gestão do Trabalho e Educação na Saúde) e Maria Lúcia Dantas Xavier (suplente).