Novo secretário de Segurança anunciado por João Azevêdo diz que foco também será em crimes contra o patrimônio
“Nós iremos aprimorar aquilo que já foi construído e estabelecer novas metas, como diminuir fortemente o crime contra o patrimônio, aquilo que choca muito a sociedade. Mas de maneira geral, iremos dar continuidade ao trabalho que já vem sendo feito nesses últimos anos de gestão”, revelou o novo secretário de Segurança, Jean Francisco, que irá assumir o cargo na próxima terça-feira (1º) no lugar de Claúdio Lima.
O novo secretário disse ainda que irão ser realizados grandes investimentos em tecnologia, com o apoio das demais secretarias, de modo que será possível fazer um monitoramento cada vez melhor e mais rápido das diversas situações de violência pelo estado.
Outro ponto que merecerá destaque em sua gestão será o aprimoramento do programa Paraíba Unida Pela Paz. De acordo com o Núcleo de Análise Criminal e Estatística (Nace) da Secretaria da Segurança e da Defesa Social, em 2011 a Paraíba contabilizou 1.680 Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLI) – homicídios dolosos ou qualquer crime doloso que resulte em morte – e a previsão é que esse número chegue a 1.190 em 2018. Em relação à taxa de assassinatos por 100 mil habitantes, contabilizou-se 44,3 no início desta gestão, podendo chegar 29,8 até o fim deste ano.
Jean Francisco ainda se disse extremamente honrado com a missão que lhe foi dada. “Ao mesmo tempo, sei que há uma grande responsabilidade em assumir um cargo desse. A gente sabe das necessidades da nossa população, e nossa missão vai ser fazer uma Paraíba cada vez mais segura”, disse.
Paraiba Já