Pular para o conteúdo

Blog do Vavá da Luz

Roteiros criativos da PB são apresentados no Festival de Turismo de João Pessoa, inclusive nosso Ingá

Roteiros criativos da PB são apresentados no Festival de Turismo de João Pessoa
Destinos com foco na produção associada ao turismo de 18 cidades paraibanas serão divulgados no evento, que começa nesta sexta-feira (21) no Centro de Convenções da capital.

Agentes de viagem de todo o país terão a oportunidade de conhecer as atividades criativas com foco na produção associada ao turismo de 18 municípios paraibanos, durante o Festival de Turismo de João Pessoa, que será realizado nesta sexta-feira (21) e sábado (22), no Centro de Convenções da capital paraibana. Além das apresentações dos roteiros, o Espaço Sebrae no Festival vai promover capacitações e rodadas de negócios.

A gestora de Turismo do Sebrae Paraíba, Regina Amorim, disse que durante os dois dias do evento os destinos, que tem como diferencial a economia criativa, serão apresentados por  vários personagens de diversas cidades paraibanas. “Onde há produção associada, os saberes e fazeres de cada lugar agregam valor ao produto turístico, gerando vivências e experiências. O roteiro integrado da Paraíba oferece 35 dias de vivência e experiência”, destacou Regina Amorim.

A produção associada ao turismo na Paraíba é uma iniciativa do Sebrae Paraíba, que desde 2012, em parceria com Associação de Cultura Gerais (ACG), iniciou a formatação e estruturação das atividades criativas nos municípios de Areia, Bananeiras, Conde, Pitimbu, Lucena, Cabedelo, Pilões, Alagoa Grande, Boqueirão, Cabaceiras, Ingá, Guarabira, Remígio, Solânea, João Pessoa, Campina Grande, Rio Tinto e Mamanguape, totalizando 18 municípios paraibanos com cerca de 180 produtos turísticos estruturados com base na economia criativa, nas regiões do Litoral, Brejo e Cariri.

De acordo com Regina Amorim, a produção associada ao turismo é um dos braços da economia criativa, que tem como proposta agregar valor ao produto, utilizando a criatividade, a cultura e o conhecimento para geração de riqueza e desenvolvimento econômico da região em diversas áreas, como a música, gastronomia, design, moda, artesanato e turismo. “Na economia criativa é fundamental valorizar o talento e a vocação local. É essa vivência que o turista quer experimentar”, destacou.

A gestora de Turismo do Sebrae Paraíba disse ainda que o Espaço Sebrae vai oferecer uma experiência sensorial aos visitantes. “Teremos um lounge com uma divisória com a imagem do Piquenique na Mata.  Vamos montar um carpete com as esteiras de palha da bananeira de Chã de Jardim, cestas e balaios com pencas de banana, laranja-cravo, cajá, além das almofadas de Teteu (Ingá) e o som de água corrente na mata e pássaros cantando. Queremos oferecer uma rica vivência no nosso espaço”, explicou.

Festival de Turismo – A 6ª edição do Festival de Turismo de João Pessoa é a maior referência entre os agentes de viagens do Nordeste e, por isso, tem apresentado a cada ano novos expositores, muitos deles internacionais, interessados em comercializar seus produtos junto a esse público especializado. O evento será realizado no Centro de Convenções e, apesar da crise econômica, deve apresentar um crescimento de 15% em relação à edição do ano passado.

O Festival JPA é um dos seis eventos que são patrocinados pelo Ministério do Turismo no Brasil, que entende a sua importância na divulgação de roteiros turísticos no mercado nordestino. O número de capacitações que estão programadas para acontecer durante o Festival JPA teve um aumento significativo em relação às promovidas na última edição. O destaque está na presença maior de expositores internacionais, que realizarão as capacitações. Até o momento, serão pelo menos 10 destinos estrangeiros, segundo informação dos organizadores do evento.

 

Programação da Sala de Capacitação Turismo de experiência

 

Dia 21 de outubro (sexta-feira)

16h às 16h15 – Areia Destino Inovador de Vivências e Experiências.

Palestrante: Luciana Balbino – Liderança de Chã de Jardim – Areia-PB

 

16h30 às 16h45 – Ecoturismo e Turismo Rural em Costa de Conde.

Palestrante: Josélia Santos – Turismóloga e Empresária.

 

17h00 às 17h15 – Solânea Território do Turismo Religioso, das Lendas e do Zé Curió.

Palestrante: Tiago Salvador, ator Zé Curió.

 

17h30 às 17h45 – Quadrilhando – Espetáculo Junino Criativo e Encantador!

Palestrante: Lima Filho, o Virgulima de Campina.

 

18h às 18h15 – Camping Rural do Lajedo no Marinho: dormir com as estrelas, vivenciar as trilhas da caatinga, a arte do tear e do crochê, colorindo a paisagem do Cariri Paraibano.

Palestrante: Carmem Lúcia e Nadilson Valentin.

 

18h30 às 18h45 – Rota dos Ateliês de João Pessoa.

Palestrante: Jonas Lourenço, Empresário da Galeria Louro & Canela, artista plástico e arquiteto.

 

19h00 às 19h15 – Rota dos Ateliês de Guarabira.

Palestrante: Adriano Dias, artista plástico em ArtNaif.

 

19h30 às 19h45 – Ingá: Um Destino com Experiências Únicas para Emocionar Você!

Palestrante: Mirian Rocha – Consultora de Produto Turístico

 

20h00 às 20h15 – Bananeiras Um destino Gastronômico.

Palestrante: Neide Lisboa – Empresária do Terraço Lisboa,

 

20h30 às 20h45 – Alagoa Grande e os Sons de Jackson do Pandeiro.

Palestrante: Thiago Rodrigues, o Dom Quixote Literário

 

Dia 22 de outubro (sábado)

15h às 15h40 – Gerenciamento de Mídias Sociais para o Turismo.

Palestrante: Laíz Silveira – Jornalista e empresária do Site Jornalismo de Viagem.

 

16h00 às 16h15 – Remígio Destino Criativo e Sustentável (Lançamento da Folheteria)

Palestrante: Josicleide Cabral – a Contadora de Histórias.

 

16h30 às 16h45 – Rota Cariri Cultural – Entre Pedras e Veredas.

Palestrante: Madalena Arruda – Gerente do SEBRAE Monteiro-PB.

 

17h às 17h15 – Instituto Rede Repente – Produto Turístico Criativo e Cultural.

Palestrante: Luana Ramalho – Empresária do Criativo Hotel de Campina Grande-PB

 

17h30 às 17h45 – Mamanguape – Equipamento Hoteleiro diversificando suas Ofertas com o Encontro das Artes (teremos o pão de chocolate para degustação).

Palestrante: Iolanda e Lourdes

 

18h00 às 18h15 – Produto de Base Comunitária Inovador: Barco Pesqueiro, Pedal e Trilhas Ecológicas.  APA da Barra de Mamanguape – Rio Tinto-PB.

Palestrante: Adriano do Nascimento – Agência Receptivo Mar e Trilha.

 

18h30 às 18h45 – Cabaceiras a Terra do Bode Rei.

Palestrante: Mariana Castro –

 

19h às 19h40 – Roteiro Integrador – 35 dias de Vivências e Experiências na Paraíba.

Palestrante: Regina Amorim – Gestora de Turismo do SEBRAE-PB.

 

2 comentários em “Roteiros criativos da PB são apresentados no Festival de Turismo de João Pessoa, inclusive nosso Ingá”

  1. Sinto pela cidade de Patos, não ser incluída neste roteiro turístico de João Pessoa. Uma cidade tão bonita, mas que não valoriza seu potencial turístico. Parabéns Vavá, por ter a cidade de Ingá, um secretário que valoriza e luta por um ideal que é mostrar para o mundo suas inscrições rupestre.

Não é possível comentar.