Pular para o conteúdo

Blog do Vavá da Luz

QUE NEM NÓS : Vereadores ‘furam filas’ no atendimento da saúde

Vereadores 'furam filas' no atendimento da saúdeVereadores de Sorocaba, no interior de São Paulo, usam da influência do cargo para “furar fila” e marcar consultas com médicos do SUS (Sistema Único de Saúde) para pessoas que procuram a ajuda deles. Essa prática seria comum entre alguns parlamentares da Câmara Municipal.

A reportagem do Tem Notícias apurou que, nas UBS (Unidades Básicas de Saúde), qualquer pessoa consegue consulta com um clínico geral. Mas para ser atendido por um especialista, os pacientes enfrentam uma fila de espera que pode chegar a um ano.

Entretanto, esse caminho pode ser bem mais curto se a pessoa buscar a ajuda de um vereador. Com acesso livre à Secretaria da Saúde, alguns vereadores conseguem furar a fila do SUS e antecipar o atendimento.

A Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) diz que esse tipo de atitude é imoral. “O problema começa a partir do momento em que há privilégios de uns em prejuízo da grande maioria. O cidadão comum, que procura o SUS, enfrenta um tempo de espera que pode chegar a um ano, enquanto o que busca a ajuda do vereador acaba passando na frente, tendo um atendimento prioritário, sem enfrentar fila”, afirma o presidente da OAB de Sorocaba, Alexandre Ogusuku.

O Tem Notícias teve acesso a documentos que comprovam a situação. A prática entre os vereadores é mais comum do que se imagina. Pelo menos cinco parlamentares usam da influência do cargo para pedir agilidade nas consultas.

O prefeito de Sorocaba, Vitor Lippi, explica que não há reserva de vagas na Saúde para atender pedidos dos vereadores da cidade. “Isso não é incentivado por nós, mas é uma forma da gente fazer com que o SUS tenha não só uma ampliação do acesso para as pessoas, mas também tenha a governabilidade necessária. O vereador tem influência, sim. Isso existe em todos os lugares do mundo. Mas não existem cotas. Os vereadores são representantes da população. Você não querer dar nenhuma autoridade aos vereadores é algo impossível no Brasil”.

G1