Pular para o conteúdo

Blog do Vavá da Luz

PAPO D’SQUINA (com Pedro Marinho)

32 ANOS DO FALECIMENTO DE JOSÉ AMÉRICO

Alerta Lourdinha Luna, que foi fiel e caprichosa secretária particular parlamentar do falecido ministro José Américo de Almeida, que hoje completa exatos 32 anos do seu falecimento e infelizmente não se viu uma nota de nossas autoridades, lembrando o grande paraibano, que também de tornou conhecido como o ‘Solitário de Tambaú”. Lourdinha, tal descaso com os nossos vultos realmente é gritante, basta observar que daqui a três meses a obra “EU” de Augusto dos Anjos irá completar cem anos do seu lançamento e não se observa nenhum movimento da Secretária de Cultura do Estado ou mesmo da Funjope, para comemorar tal data. É por essas e outras que o grande paraibano Augusto dos Anjos, deixou a Paraíba indignado e deixou registrado que nem mesmo os seus restos mortais deveriam ser trazidos para este seu estado natal. Parece que ele realmente tinha razão.

A FALA DE LOURDINHA LUNA

Por falar em Lourdinha, a mesma como faz costumeiramente enviou interessante email, que compartilho com os leitores: “Oi Pedro, bom dia: quando do cólera-morbo que castigou a Paraíba em 1855/56, com recidiva 5 anos depois, havia nos acometidos da peste, um estágio que se assemelhava à morte. Não havia médico para atestar a causa-mortis e como a recomendação sanitária era enterrar logo, para evitar a propagação do vírus, dizem que muitos foram sepultados vivos, o que se constatou na abertura das covas, pela posição dos esqueletos. Entre os casos tenebrosos Consta o do tabelião Galdino Leal (tio de Zéamerico e de Willis Leal). Por ser um Notário muito querido no termo de São João do Cariri, não queriam sepultá-lo com o temporal que caia na cidade.Mas tiveram de obedecer à autoridade sanitária e o levaram ao campo santo, naquela mesma noite. Em face do aguaceiro não puderam cobri-lo de terra. Com tanta água despejada do céu em seu corpo o “defunto” se reidratou e levantou-se da tumba, pôs o sudário no braço e voltou prá casa. Para mostrar que ressuscitara sentou-se na porta do cartório e os que o viam, pensando que fosse assombração, desmaiavam com o susto…O incidente levou gente a morte, não do cólera-morbo, mas do coração…(Do livro Casos Inverossímeis)

TOINHO DO SOPÃO ABRE O JOGO E DIZ QUE DEIXOU A ESPOSA

Em entrevista a um programa de rádio o deputado Toinho do Sopão, revelou que acaba de se separar de sua esposa que sempre foi a responsável pelo preparo da sopa que lhe deu tanto sucesso e também responsável pela consagradora campanha que lhe fez recordista de votos, com a maior votação para deputado estadual de nossa história. A dita cuja – Ops Toinho do Sopão não gosta de tal termo e até ameaçou uns petelecos no jornalista Tião Lucena que a chamou assim -– agora exige 40% do gordo salário de Toinho, que já avisou que não vai dar tal valor a ela nem em sonho e por fim revelou o parlamentar que se encontra cercado de urubus. Vôte.

OS GUARDAS DA SEDURB E OS AMBULANTES

Em qualquer lugar do mundo e aqui mesmo no Brasil não se permite que os ambulantes tomem de assalto as calçadas das cidades e pratiquem uma concorrência desleal e predatória contra os comerciantes que pagam impostos e geram milhares de empregos. No caso da Prefeitura da capital, o que se assistiu nos últimos dias são confrontos que acontecem com maior ênfase em anos eleitorais, muitas vezes incentivados pro candidatos da oposição que gostariam de ver o circo pegar fogo. A Prefeitura tem sido bastante relapsa com relação ao Ponto de Cem Réis, literalmente tomado por um grupo de drogados que se apoderou daquela importante área pública, ou seja, os seus bancos e até mesmo a estátua ali existente servem de camas e moradia de poucos, num cenário que envergonha a todos nós. No caso dos ambulantes, porém não se pode negar que a Prefeitura tem agido com disposição na defesa do direito de todos, que não pode ser usurpado por poucos. Na verdade a fiscalização tem que existir e agir claro, nos limites da lei.

POLUIÇÃO SONORA E A PREVARICAÇÃO DA POLÍCIA

Depois dos jornalistas Rubens Nóbrega e Abelardo Jurema, bem como do arquiteto Germano Romero, quem também resolveu ‘comprar’ a briga para acabar com a poluição sonora em, nosso estado, foi o poeta e Jessier Quirino que até promoveu um ato público na cidade Itabaiana, bastante prestigiado por autoridades e a população de um modo geral. Esses imbeotas – mistura de imbecil com idiota, como classifica Rubens Nóbrega – que curtem esses sons que doem nos ouvidos, só se criaram na Paraíba graças à inércia e a prevaricação de nossa Polícia Militar, que passou anos fugindo da responsabilidade instituída em lei, se negando a atender ocorrências de perturbação com aparelhos de som, mesmo sabendo se tratar de contravenção penal e empurrando a sua responsabilidade para órgãos como Seman que evidentemente não tem o chamado poder de polícia e apenas aplica multas que não inibem ninguém, principalmente aqueles filhinhos de papai cujo dinheiro é bastante farto.

O TRANSTÔRNO NO JARDIM OCEANIA

Desde novembro com muito alarde na imprensa, a Prefeitura da capital anunciou que iniciaria o saneamento e pavimentação de uma só vez das nove ruas do Jardim Oceania, cujos moradores já esperavam há 30 anos por tal melhoramento. O que parecia a realização de um sonho se tornou um pesadelo, pois a construtora cavou todas as ruas ao mesmo tempo, colocou os canos e até iniciou a pavimentação de duas das onze ruas e depois de ter rebaixado o nível das demais com relação as calçadas, parou a obra, sob a alegação que falta pagamento por parte da Prefeitura. O fato é que os moradores estão sendo obrigados a deixarem os seus veículos longe de suas casas, sujeito a avarias e roubos, já que permanecem nas ruas inclusive a noite e a construtora sequer mantém um vigia para guardar os carros. Pior de tudo para os moradores, porém é ter que fazer longas caminhadas entre os carros e as casas com as respectivas feiras e outros apetrechos, tendo que fazer malabarismo para não caírem nos buracos deixados nas ruas. Assim fica difícil e a Prefeitura tem que agir rápido.

A EXTINÇÃO DO FORO PRIVILEGIADO

Quando o senador Cássio Cunha Lima anunciou a sua intenção de apresentar uma PEC no Senado extinguido o chamado foro privilegiado para a classe política, todos elogiaram a atitude do mesmo, inclusive este ignaro aprendiz de digitador. Porém, e sempre tem um porém, o deputado Ranieri Paulino, bem antenado faz um alerta que deve ser respeitado. Diz o parlamentar que políticos fichas sujas, podem ser beneficiados decisão promulgada de forma monocrática pela Justiça Comum. O alerta do deputado faz sentido e, o senador Cássio ainda tem tempo de melhorar a redação da sua PEC, exigindo que a decisão seja colegiada.

PENSAMENTO:

‘Malandro é o pato, que já nasce com os dedos colados para não usar aliança’ (Zeca Pagodinho)

Esta coluna é publicada em sete portais e no http://www.blogdopedromarinho.com