Pular para o conteúdo

Blog do Vavá da Luz

FIQUE POR DENTRO :Entenda o atual conflito entre Israel e Hamas

Atual rodada de violência, a terceira em apenas cinco anos, foi antecedida pela morte de 3 jovens israelenses e de um palestino

O Exército de Israel lançou no dia 8 a Operação Margem de Proteção contra a Faixa de Gaza, território controlado pelo grupo militante Hamas. Em 19 dias do conflito, a ofensiva matou mais de 1 mil palestinos e ao menos 42 israelenses (dois civis) e um trabalhador rural tailandês, além de ter desencadeado os combates mais pesados entre os dois lados desde uma batalha de oito dias em novembro de 2012.

Entenda: Israel usa arsenal sofisticado contra foguetes palestinos obsoletos 

AP

Fumaça sobe após ataque aéreo de Israel contra a Faixa de Gaza (15/7)

Saiba mais: Conheça o dia a dia da vida repleta de restrições em Gaza

Israel justifica a campanha aérea e, posteriormente, o envio de soldados para o território afirmando que seu objetivo é pôr fim às capacidades militares do Hamas, impedir o lançamento de foguetes contra o seu território – que poriam em risco milhões de cidadãos israelenses –  e destruir tunéis usados por militantes para atravessar em direção a Israel e lançar ataques.

A atual rodada de violência, a terceira em apenas cinco anos, foi antecedida pelo aumento de tensão entre os dois lados com a morte de três adolescentes israelenses na Cisjordânia e, posteriormente, com a morte do jovem palestino Muhammad Abu Khdeir, 16, cujo corpo foi encontrado carbonizado em Jerusalém.

Autópsia: Adolescente palestino assassinado foi queimado vivo

Apesar de acusar o Hamas pela morte dos seminaristas judeus Gil-Ad Shaer e Naftali Fraenkel (israelo-americano), ambos de 16 anos, e de Eyal Yifrah, de 19 anos, Israel não apresentou provas da autoria do grupo, que negou a acusação. Em relação ao assassinato do palestino Khdeir, Israel prendeu alguns suspeitos, com três deles tendo confessado que mataram o adolescente em retaliação ao sequestro e morte dos israelenses.

Cenário: Conheça judeus descontentes com a política de Israel para Gaza

Segundo o governo israelense, militantes da Faixa de Gaza retomaram os disparos de foguetes contra Israel em 12 de junho, dia em que os três adolescentes israelenses desapareceram. Ainda de acordo com Israel, os disparos se intensificaram em 30 de junho, quando os jovens foram encontrados mortos.

Dia 25: Protestos contra ação israelense se espalham por Jerusalém e Cisjordânia

Diplomacia: Kerry pressiona por trégua humanitária em Gaza

Em 7 de julho, 80 foguetes foram direcionados contra as cidades israelenses, elevando para 284 o total de projéteis lançados de 12 de junho a 7 de julho. Em resposta, Israel iniciou a ofensiva aérea no dia seguinte.

Nove dias depois, em 17 de julho, Israel invadiu Gaza, dando início à sua ofensiva terrestre. A nova fase do conflito aumentou drasticamente o número de vítimas entre os palestinos, com centenas de mortos e milhares de feridos, e causou dezenas de mortos entre os soldados israelenses.

 

Saiba mais: Leia todas as notícias sobre o conflito

Gaza é uma faixa costeira de apenas 40 km de extensão e 10 km de largura com 1,7 milhão de habitantes que faz fronteira com Egito, Israel e o Mar Mediterrâneo.

Relato: ‘Não vale a pena viver’, diz palestino morador da Faixa de Gaza