Pular para o conteúdo

Blog do Vavá da Luz

É AMANHÃ A POSSE DE RAMALHO LEITE NO IHGP

O jornalista e escritor Ramalho Leite toma posse nesta sexta –feira (25) no Instituto Histórico e Geográfico Paraibano na cadeira 45, que tem como patrono Osvaldo Trigueiro de Albuquerque Melo e como fundador Dorgival Terceiro Neto. O novo sócio do IHGP será saudado pelo historiador Renato Cesar Carneiro. A solenidade de posse ocorrerá na sede da instituição, a rua Barão do Abiahy e será presidida pelo historiador Joaquim Osterne Carneiro.
Na mesma ocasião, Ramalho Leite lança mais um livro que se somará a outros já incorporados ao mercado editorial de autores paraibanos. O novo livro faz parte das comemorações dos 120 anos de A União, embora com atraso. A obra denominada “A Botija de Camucá”, enfeixa uma série de artigos publicados naquele jornal durante o período em que o autor foi seu diretor superintendente. Dividido em secções que tratam de assuntos do cotidiano, políticos e memórias, o livro inclui ainda um adendo com um depoimento sobre a intervenção do diretório acadêmico Epitácio Pessoa da Faculdade de Direito, durante o regime militar.
“Camucá”, explica o autor, era o nome do antigo distrito de Bananeiras, hoje cidade de Borborema, onde nasceu. O titulo do livro é também uma homenagem a esse pequeno distrito, cenário da primeira história da coletânea e mistura personagens reais e fictícios-um pequeno conto baseado em fatos reais.
O livro está a venda na Livraria do Luiz, na Galeria Augusto dos Anjos e na Livraria da Academia Paraibana de Letras.

Tião Lucena