Pular para o conteúdo

Blog do Vavá da Luz

EM BERÇO ESPLENDIDO MAIS UMA VEZ: famoso por sonecas no plenário, paraibano fica de fora da lista dos ‘cabeças’ do Congresso

MAIS UMA VEZ: famoso por sonecas no plenário, paraibano fica de fora da lista dos ‘cabeças’ do Congresso

Sempre presente nas listagens até 2012, o deputado federal Luiz Couto passou literalmente despercebido nos últimos três anos pelo levantamento feito pelo Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar (Diap) que avaliou a produção dos parlamentares no ano de 2015, o religioso mais uma vez sequer foi citado. O mais alarmante é que seu colega de Câmara, Manoel Júnior combatido pelo petista, superou mais uma vez o parlamentar religioso no quesito influência e com atuação parlamentar, acabou dando uma rasteira na popularidade de Luiz Couto perante o levantamento realizado pelo Diap. É válido destacar, que outro adversário do petista, o senador tucano Cássio Cunha Lima também foi apontado como um dos cem ‘cabeças’ mais influentes do Congresso.

Nos bastidores, o declínio da popularidade de Luiz Couto é justificado por algumas teses. Uma delas diz respeito aos flagrantes registrados pela mídia nacional mostrando o parlamentar cochilando na cadeira do plenário no horário das sessões. Esse episódio foi registrado duas vezes em menos de 15 dias e ganhou grande repercussão nacional.

Em vez de Couto atuar em plenário, agora o petista é tido como um parlamentar que ‘dorme no ponto’. Pesa ainda contra Couto o seu temperamento difícil, fato de ele não atender aos chamamentos da bancada da Paraíba para participar de reuniões, priorizando sempre seus trabalhos parlamentares em vez de participar das decisões coletivas.

FORA DE OUTRA LISTA: Luiz Couto sequer figurou na segunda divisão do Diap, pois três paraibanos mereceram destaque: Efraim Filho (DEM), Hugo Motta (PMDB) e Welligton Roberto (PR) que compõem a lista dos parlamentares em ascensão. O relatório indica que nesta relação de parlamentares em ascensão eles estariam entre os 150 mais influentes do Congresso Nacional’.

Conforme o relatório divulgado nesta segunda, um parlamentar cabeça é aquele que tem “a capacidade de conduzir debates, negociações, votações, articulações e formulações, seja pelo saber, senso de oportunidade, eficiência na leitura da realidade, que é dinâmica, e, principalmente, facilidade para conceber ideias, constituir posições, elaborar propostas e projetá-las para o centro do debate”. Nessa lista o senador Cássio Cunha Lima figura desde 2012 e o deputado Manoel Júnior ingressou este ano.

PB Agora