Pular para o conteúdo

Blog do Vavá da Luz

Do auge à derrocada: a trajetória de Dirceu em nove pontos

Homem forte do governo Lula e um dos fundadores do PT, ex-ministro foi preso pela 2ª vez por propina, agora na Lava Jato

BBC

Preso novamente nesta segunda-feira (3), menos de um ano após deixar a cadeia por causa do escândalo do mensalão, o ex-ministro José Dirceu iniciou sua vida política como integrante do movimento estudantil.

Lula troca Dirceu por Dilma em 2005 e abre espaço para a então ministra chegar à presidência
Agência Brasil

Lula troca Dirceu por Dilma em 2005 e abre espaço para a então ministra chegar à presidência

Após ser exilado pela ditadura, voltou à legalidade com a Lei da Anistia, em 1979, e se tornou um dos principais nomes do PT. Quando o mensalão eclodiu, era o homem forte do então presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Confira os principais momentos de sua trajetória:

Movimento estudantil
Mineiro de Passa Quatro (MG), José Dirceu de Oliveira e Silva muda-se para São Paulo em 1961, aos 15 anos. Começa a estudar Direito na PUC-SP em 1964, ano do início da ditadura militar, e torna-se integrante do movimento estudantil.

Prisão na ditadura
Em 1968, Dirceu, presidente da UEE (União Estadual dos Estudantes), é um dos militantes presos no clandestino 30º Congresso da UNE (União Nacional dos Estudantes), realizado em Ibiúna (SP).

Acaba sendo um dos 15 presos políticos de esquerda libertados sob exigência dos sequestradores do embaixador dos EUA no país à época, Charles Elbrick, em setembro de 1969.

Exílio e retorno
Banido do País, Dirceu vai viver em Cuba, mas retorna, sempre escondido, duas vezes – entre os anos de 1971 e 1972 e em 1974. No período, passa por cirurgias plásticas e fica morando em Cruzeiro do Oeste (PR), com identidade falsa.

Com a promulgação da Lei da Anistia, em 1979, ele deixa a clandestinidade.

Criação do PT
Em 1980, Dirceu participa da fundação do Partido dos Trabalhadores (PT), do qual passa a ser um dos líderes – ocupa cargos como o de secretário de formação política e secretário-geral do diretório de São Paulo.

Conclui o curso de Direito na PUC em 1982 e se envolve nas Diretas Já, campanha que pede eleições diretas para presidente da República. É eleito presidente do PT, a partir de 1995, por quatro vezes.

Cargos políticos
Sempre atuando na política paulista, Dirceu elege-se deputado estadual em 1986 e, em 1990, chega à Câmara dos Deputados. Assina o requerimento pedindo a abertura da CPI do PC, referência a Paulo César Farias, ex-tesoureiro da campanha do então presidente Fernando Collor de Melo, hoje senador da República por Alagoas.

Em 1994 fica em terceiro lugar na disputa pelo governo de São Paulo, com 14,76% dos votos. Volta à Câmara Federal em 1998 e reelege-se em 2002, ano em que coordena a campanha vencedora de Luiz Inácio Lula da Silva à Presidência da República.

Homem forte de Lula
Dirceu toma posse como deputado federal em 2003, mas se licencia para tornar-se ministro-chefe da Casa Civil. Fica no cargo até 2005, quando eclode o escândalo do mensalão (esquema que envolvia desvio de recursos e compra de apoio político no Congresso).

Em junho do mesmo ano é substituído no cargo por Dilma Rousseff, então ministra de Minas e Energia. Volta para a Câmara, mas acaba cassado no fim de novembro, por 293 votos a 192, ficando inelegível por oito anos.

Condenação e prisão
Considerado pelo STF (Supremo Tribunal Federal) como chefe da quadrilha do mensalão, Dirceu é condenado por corrupção ativa e formação de quadrilha no final de 2012.

Em 15 de novembro de 2013, após ter a prisão decretada, ergue o punho em saudação a militantes do PT ao se entregar na Polícia Federal de São Paulo para o cumprimento da pena de sete anos e onze meses em regime semiaberto.

Progressão de regime
Em novembro de 2014, após ficar 354 dias preso, Dirceu deixa o Centro de Progressão Penitenciária do Complexo da Papuda, no Distrito Federal, ao ser autorizado a cumprir o restante da pena em prisão domiciliar em sua casa em Brasília.

Enquanto isso, investigações da Operação Lava Jato, que apura o esquema de corrupção na Petrobras, avançam sob o comando da Justiça Federal no Paraná.

Acusações e volta à cadeia
Pagamentos de empresas investigadas à JD Assessoria e Consultoria, de Dirceu, despertam a atenção da força-tarefa da Lava Jato – a defesa do ex-ministro diz que os repasses são legais, consequência da prestação de serviços de consultoria às companhias.

Os delatores Júlio Camargo, Alberto Youssef e Milton Pascowitch citam Dirceu em seus depoimentos. Em 3 de agosto de 2015, menos de um ano após deixar a cadeia pelo mensalão, ele volta a ser preso em Brasília.