Pular para o conteúdo

Blog do Vavá da Luz

MUITO PARECIDO : Polícia Civil prende empresários por fraude em serviço de telefonia, internet e TV a Cabo em João Pessoa

Polícia Civil prende empresários por fraude em serviço de telefonia, internet e TV a Cabo em João Pessoa

 A Polícia Civil da Paraíba, através da delegacia de defraudações de João Pessoa – DDF – prendeu na manhã de hoje, dia 30 de junho de 2016, um grupo de empresários proprietários de uma empresa que intermediava a contratação de serviços de telefonia/internet/tv a cabo, e fraudava contrataos.

A empresa denominada VIP NET, fica situada no centro de João Pessoa, e estava em atividade desde o ano de 2013.

Foram detidos Amanda de Sousa Alves da Silva, 25 anos de idade, Renato Ferreira Alves da Silva, 26 anos de idade e João Bruno Farias Soares, 32 anos de idade. Segundo a polícia, o grupo atuava negociando pacotes de internet/telefonia a clientes que possuíam restrições no comércio (spc/serasa) e a clientes que não queria contratar os serviços em seu nome, propondo a estes clientes que utilizassem nomes de terceiras pessoas, de uma relação constante em um site acessado pela empresa.

A negociação era, então concluída, em nome de uma terceira pessoa, sem o seu conhecimento/autorização e os serviços eram instalados na residência do cliente contratante e a empresa era beneficiada, cumprindo suas metas de contratações estabelecidas pela empresa de telefonia e recebendo seus pagamentos/comissões regularmente.

Para que os serviços fossem concluídos e liberados, a empresa VIPNET inseria nos contratos telefones de contato próprios da empresa, determinando aos seus funcionários – cerca de quatro vendedores – que atendessem todas as ligações, identificando-se em nome do cliente constante na contratação, confirmando a contratação do serviço e todos os dados pessoais utilizados nas contratações fraudulentas.

As investigações da DDF identificaram que o referido site – www.catta.com.br – possui o cadastro de 200 milhões de pessoas, cadastros estes contendo nome, endereço, cpf, informações profissionais – informações estas que eram utilizadas pela empresa na realização das contratações fraudulentas. Estima-se que milhares de contratos tenham sido realizados pela empresa, utilizando-se de cadastros constantes no referido site, durante os três anos de atividade.

A DDF chegou aos suspeitos após investigar diversas ocorrências registradas por vítimas surpreendidas ao descobrirem que estavam com restrições no comércio, em virtude de contratações de serviços de telefonia que não reconheciam ter feito. Foram apreendidos centenas de contratos feitos pela empresa, além de computadores e outros equipamentos eletrônicos que confirmam todo o teor da conduta criminosa investigada.

Os suspeitos foram autuados em flagrante pelos crimes de estelionato, falsidade ideológica e associação criminosa e permanecerão na carceragem da central de polícia, aguardando apresentação à audiência de custódia. As investigações da DDF continuarão, no sentido de descobrir possíveis outras pessoas envolvidas ou beneficiadas com a conduta criminosa, representando ainda pela anulação de todos os contratos fraudulentos e pelo bloqueio e retirada do site www.catta.com.br, além de identificar os responsáveis pela manutenção do endereço eletrônico, que responderão criminalmente pela divulgação das informações pessoais de pelo menos 200 milhões de pessoas, de todo o país.

Quaisquer informações sobre as condutas criminosas investigadas, ou denúncias sobre outras empresas que atuem da mesma maneira, poderão ser encaminhadas à ddf diretamente, através do registro de ocorrência ou através do disque denúncia da polícia civil – tel. 197 (sigilo garantido).

Com informações da Assessoria

Imagens divulgadas pela DDF

Redação