Pular para o conteúdo

Blog do Vavá da Luz

ELE PRENDE TODO MUNDO, INTÉ ELE JA FOI PRESO : ‘Japonês da Lava Jato’ que virou piada na internet já foi preso pela própria PF

Agente Newton Ishii, chefe do Núcleo de Operações da Polícia Federal de Curitiba (PR), foi preso em flagrante em 2003

Agente da PF, Newton Ishii está em todas prisões da Operação Lava Jato
Reprodução/Facebook

Agente da PF, Newton Ishii está em todas prisões da Operação Lava Jato

Baixo, de cabelos brancos e sempre de óculos escuros, Newton Ishii é figura garantida nas ações da Operação Lava Jato. Chefe do Núcleo de Operações da Polícia Federal em Curitiba, o agente Newton Ishii esteve presente em importantes prisões, como a do ex-ministro da Casa Civil José Dirceu, do empresário Marcelo Odebrecht, do ex-tesoureiro do PT João Vaccari Neto, e do pecuarista José Carlos Bumlai.

Alvo de piadas recentes nas redes sociais e visto como alguém que faz valer a lei, Newton Ishii foi preso com outros cinco agentes pela própria Polícia Federal em 2003, durante a Operação Sucuri, no Paraná, suspeito de integrar uma organização criminosa acusada de contrabandear grande quantidade de mercadorias para o Paraguai. À época, o Tribunal Regional Federal (TRF) negou o pedido de habeas corpus dos policiais federais presos.

Segundo o Ministério Público Federal (MPF), os denunciados deixavam de fiscalizar táxis e vans conduzidos por outros integrantes da quadrilha, responsáveis pelo transporte das mercadorias do Paraguai para o Brasil.

De acordo com o blog Expresso, da revista Época, Ishii responde a processos criminal e civil, além de uma sindicância. Ele foi reintegrado pela Polícia Federal com confiança da direção.

Nesta semana, a prisão do senador Delcídio do Amaral (PT-MS) revelou um áudio em que o parlamentar teria supostamente citado o agente da PF como “o japonês bonzinho” que vende informações para revistas.

Piadas

A presença constante nas prisões da Lava Jato deu certo reconhecimento a Newton Ishii e alguns perfis nas redes sociais o citam em brincadeiras, como o do comediante Sérgio Mallandro, que traz uma montagem com fotos do policial e a mensagem. “Se esse japonês tocar a campainha da sua casa às 6h da manhã não abra porque você tá f**ido. Rá!!”, disse o humorista.

Este é um dos gifs que têm circulado nas redes e feito grande sucesso.