Pular para o conteúdo

Blog do Vavá da Luz

UM MERGULHO NA HISTORIA DE INGÁ EM FOTOS E PEQUENOS TRECHOS

  • por
Turma de Formandos em datilografia de 1936

Garbosamente e com muito orgulho estes jovens em 1936 concluíam o seu curso de datilografia, podemos ver Dona Aurora da Luz Garcia de colar, Dona Silá de seu Manoel Tambor e dona Bastinha de seu Osvaldo Veríssimo, o Maestro Severino entre outros(as)

Aqui é uma foto histórica/politica onde temos o Sr Manoel Araujo, o Dep. Waldir dos Santos Lima, Sr Manoel Tambor, Eurides Garcia, José Claudino da Silva o Zé Grande, e José Bernardo.

Em 1948 o click magico de alguém fotografou a saída de fieis de uma missa dominical. Observem a indumentaria, a vestimenta da época, quanta elegância, os detalhes da Igreja que ainda não tinha o Cristo, o Coro lá em cima com as Beatas observando o movimento da rua. Uma verdadeira relíquia fotográfica.

Acima vemos o Casal Manoel Travassos da Luz (Nezin) e Francisca Amaral da Luz com sua três princesas, as filhas Alcides, Aurora e Maria e o caçula Antonio Amaral da Luz o Pitota.

Aurora da Luz, ainda não tinha o Garcia nos idos de 30, vejam a elegancia da vestimenta e o detalhe da casa ao fundo que pertencia ao Sr Antonio da Silva e hoje mora a família do saudoso Valdivo Morais.

QUEM NÃO TEM DINHEIRO CONTA HISTORIA

Os anos eram 50/60, o Ingá ainda vivia da agricultura, o algodão ainda prosperava, o milho e feijão era abundante e em se plantando, tudo dava, como disse a carta de Pero Vaz.

Na famosa Rua Aberta, onde fica a Igreja de São Sebastião, era comemorado seu dia com muitas orações e muita festa. O Transito que não tinha, era interrompido e Parques e Pavilhões se erguiam para a alegria e diversão do povo.

O parque de Valdo conhecido como Val do Parque, era a febre, o melhor, o mais frequentado, além do tratamento especial do proprietário que sempre foi uma pessoa extremamente carismática, tinha musica de qualidade na sua DIFUSORA, onde os casais apaixonados trocavam juras oferecendo músicas uns aos outros numa verdadeira demonstração de puro amor.

Certa noite, um oferenda chamou a atenção dos frequentadores da festa, uma jovem por nome de Jardelina oferecia seguidamente canções para o seu amor da seguinte forma:

ATENÇÃO, ATENÇÃO O.X., ADONDE VOCÊ ESTIVER ESCUTE ESSA CANÇÃO QUE JARDE LHE OFERECE COM MUITO AMOR E CARINHO.

Cidade pequena, todo mundo se conhece e Jardelina foi fácil, o problema tava em saber quem era O.X. esse encantador de mocinhas donzelas de Ingá.

E Haja mensagens e musicas para O.X. , tome-lhes Silvinho, WaldiK, Nelson Gonçalves, Angela Mariae por aí vai.

Inté que Jardelina foi procurada pelo pároco local que sem ser em confissionário, pediu para que ela matasse a curiosidade do povo e revelasse quem era seu brande amor, o O.X.

  • Oxente seu Padre ! – Disse admirada a Jardelina- Todo mundo conhece Ontoin Xofer aqui no Ingá.

 

Nota do editor : Desde que fundei este Blog que peço aos amados leitores que nos mande fotos e historias passdas para que possamos resgatar a memoria do nosso bravo e heróico povo

9 comentários em “UM MERGULHO NA HISTORIA DE INGÁ EM FOTOS E PEQUENOS TRECHOS”

  1. Muito boa matéria caro vavá sempre que temos contos da nossa história de ingá é muito linda meus parabéns sempre que der coloque grandes mate rias como essa Parabéns muito lindo o passado de ingá

Não é possível comentar.