Pular para o conteúdo

Blog do Vavá da Luz

Prêmio Waldemar Duarte aos melhores do turismo: Pedra do Ingá é destaque

pedra-do-inga

Gravuras rupestres da Pedra do Ingá (Foto: Thomas Bruno)

O sítio arqueológico Pedra do Ingá (situado no município de Ingá, Paraíba) é um dos mais destacados patrimônios arqueológicos do Brasil. Gente do mundo inteiro vem visitá-lo e inúmeros pesquisadores e revistas de todas as partes do globo já publicaram algo a respeito desse sítio arqueológico de gravuras rupestres. Hoje quem vai até o sítio é recebido por condutores de ecotrilhas da Pedra do Ingá, abnegados que se dedicam em preservar o sítio, as instalações turísticas e muitas das vezes, ao longo de anos, sem qualquer apoio dos poderes municipais.

thomas-alunos

Antônio Marcos, Dennis Mota e Thomas Bruno na Pedra do Ingá (Foto: TB)

Foi exatamente por estes esforços que Dennis Mota (membro da Sociedade Paraibana de Arqueologia) e Antônio Marcos foram escolhidos e serão homenageados com o Prêmio Waldemar Duarte 2016 que é o oscar do turismo paraibano, organizado pela Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo. Todos os anos são escolhidos 11 produtos turísticos de destaque e nesse contexto a Pedra do Ingá está inserida como um dos destinos mais concorridos e o prêmio vêm homenagear o belo trabalho desses defensores do patrimônio histórico. A escolha se deu na última segunda, dia 22, e os condutores de ecotrilhas da Pedra do Ingá tiveram votação unânime.

SociosdaAbrajet

Sócios da Abrajet em reunião (Foto: Messina Palmeira)

Recentemente o Governo do Estado promoveu uma reforma nas instalações do Museu de História Natural (que faz parte do complexo de visitação do sítio), inauguradas no dia 12 de julho, melhorias oriundas de reivindicações antigas dos condutores e também da Secretaria de Turismo de Ingá, cujo titular é o secretário Vavá da Luz, que esteve recebendo o Governador Ricardo Vieira Coutinho no momento da inauguração da reforma.

Para este ano, o troféu vai ser produzido pelo artista plástico J. Maciel e a  cerimônia para a entrega do prêmio será realizada no dia 16 de setembro no Sesc Cabo Branco, em João Pessoa. Além do troféu, teremos a entrega da comenda Willis Leal a três personalidades.

Confira os 11 homenageados do Troféu Waldemar Duarte 2016:

  1. Cachaçaria e Engenho Triunfo (Antônio Augusto e Maria Júlia);
  2. Caminhos do frio (Sérgerson Silvestre);
  3. Condutores de Ecotrilhas da Pedra do Ingá (Dennis Mota e Antônio Marcos);
  4. Consultores de Turismo do Sebrae (José Carlos Almeida e Mirian Rocha);
  5. Crocheteiras do Lajedo do Marinho (Sula Oliveira);
  6. Festival de Inverno de Campina Grande (Eneida Agra Maracajá);
  7. Fazendinha do Garden Hotel de Campina Grande (Washington Souza);
  8. Jardineira Flor da Trilha (Moises e Sandra Ramalho);
  9. Projeto de Turismo e Eventos de Campina Grande (Rosa Maria);
  10. Troféu Gonzagão (Ajalmar Maia e Rilávia Cardoso);
  11. Vila do Artesão (Erasmo Rafael).

Thomas BrunoThomas Bruno

1 comentário em “Prêmio Waldemar Duarte aos melhores do turismo: Pedra do Ingá é destaque”

Não é possível comentar.