Desde 2011, quando houve a última grande enchente em Ingá, que a região enfrenta o maior período de seca da história recente. Há praticamente 7 anos que não chove regularmente, resultando no esvaziamento total dos pequenos e médios açudes na zona rural dos municípios, bem como alcançando ao menor nível do maior reservatório hídrico da região, a Barragem de Acauã, localizado no município de Itatuba, que abastece boa parte dos municípios e distritos circunvizinhos, inclusive Ingá.

As populações destas cidades têm sofrido com a irregularidade no abastecimento d’água por parte da CAGEPA, que por falta de condições hídricas e técnicas não tem seguido o cronograma do racionamento em execução. As previsões infelizmente não são boas quanto à capacidade de Acauã em continuar com o fornecimento de água tratada, devido ao cada vez mais baixo nível do reservatório.

Diante desta lamentável situação, para prevenir-se de um total colapso no fornecimento de água, o prefeito Manoel da Lenha se antecipa ao problema e determinou à Secretaria de Infraestrutura que neste início de gestão priorize ações que minimizem o sofrimento da população com relação à crise hídrica. O secretário Martizalém estabeleceu uma força tarefa de emergência visando instalação de diversas caixas d’água em pontos estratégicos da cidade e distritos.

“Nossa principal preocupação neste início de segundo mandato, é socorrer o povo que vem sofrendo com a falta de água na zona rural e agora na zona urbana.” Justificou o prefeito Lenha.

Segundo o secretário Dem, nesta primeira etapa, serão atendidos com as providencias caixas d’águas os bairros do Tijolo Cru, Boa Vista, Antônio Ananias, Emboca, Estação, Cazuzinha e distrito de Chã dos Pereiras. Seja com água de poços já existentes ou abastecidos por carro-pipa. Outras localidades deverão ser alcançada aos poucos.

A medida é preventiva e providencial para minimizar os efeitos da longa estiagem que assola o nordeste brasileiro, em especial a região semiárida. 

ASCOM/VAVADALUZ