Pular para o conteúdo

Blog do Vavá da Luz

Primeiro Centro de Saúde do Trabalhador do Brasil vai ser inaugurado nesta quinta, em CG

No local, vão ser atendidos trabalhadores formais, informais, do serviço público ou privado, desempregados, aposentados e menores de idade em situação de trabalho ou estágio de Campina Grande e outros 60 municípios

Cerast fica na Avenida Dinamérica

Campina Grande vai ganhar, a partir desta quinta-feira (30), o primeiro Centro Regional de Reabilitação e Assistência em Saúde do Trabalhador (Cerast) do Brasil. O local fica na Avenida Dinamérica e vai realizar atendimento específico para a recuperação e tratamento da saúde dos trabalhadores.

O projeto é realizado através de parceria entre a Prefeitura Municipal de Campina Grande (PMCG) e o Ministério Público do Trabalho (MPT).

O Cerast vai oferecer atendimento aos pacientes de doenças relacionadas ao trabalho e tratamento de sequelas de acidentes de trabalho. O Centro terá equipes multidisciplinares com médicos, enfermeiros, auxiliares de enfermagem, psicólogos, fisioterapeutas, fonoaudiólogos e assistentes sociais.

“O Cerast vai funcionar ajudando a Rede de Serviços do SUS como uma retaguarda técnica, promovendo o atendimento paralelo ao trabalhador nos casos em que é necessário, retirando-o do SUS e dando atenção focada nos problemas médicos específicos do trabalhador e com uma equipe especializada nisto”, disse a secretária de Saúde de Campina Grande, Luzia Pinto.

O prédio tem consultórios, ginásio coberto, piscina térmica, área de convivência, laboratório de órtese e prótese, salas para terapia de grupo e espaços especializados para fisioterapia. O Centro de Reabilitação também conta com auditório para realizar oficinas e palestras educativas sobre cuidados com a saúde no trabalho.

No local, vão ser atendidos trabalhadores formais, informais, do serviço público ou privado, desempregados, aposentados e menores de idade em situação de trabalho ou estágio de Campina Grande e outros 60 municípios da região.

Os serviços começam a funcionar a partir da segunda-feira (4), recebendo pacientes encaminhados pelas unidades de saúde, das empresas, do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) e do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE).

Apenas no primeiro trimestre deste ano, Campina Grande registrou a notificação de 92 acidentes relacionados ao trabalho, além de um óbito. Do total, 45 foram graves, 46 por acidente com material biológico e um caso de Lesão por Esforço Repetitivo (LER).

 Portal Correio