Pular para o conteúdo

Blog do Vavá da Luz

Campanha contra poliomielite e sarampo segue até o dia 31

A campanha de vacinação contra a poliomielite e o sarampo continua até o dia 31 de dezembro. Por isso, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de João Pessoa convoca os pais e responsáveis para levarem as crianças menores de cinco anos aos postos de vacinação para serem imunizadas. A orientação é do Ministério da Saúde (MS), que estendeu o calendário para os estados e municípios que ainda não atingiram as metas de vacinação.

Na Capital, já foram vacinadas 42.140 crianças de 6 meses até 4 anos 11 meses e 29 dias contra poliomielite, o que representa 88,06% da população; e 31.686 crianças a partir de 1 ano a 4 anos 11 meses e 29 dias com a tríplice viral, que representa 75,08% da população infantil.

Chiara Dantas, coordenadora de imunização da SMS, reforça que a vacinação é uma forma de evitar o aparecimento de casos de paralisia infantil e, principalmente, do sarampo. “A forma mais eficaz da prevenção é a vacinação, só assim podemos evitar o surgimento da doença e as complicações provocadas por ela. Também precisamos ficar em alerta, pois o verão e as férias estão chegando e com eles a possibilidade de contágio aumenta,” afirma a coordenadora.

Os pais e responsáveis devem levar as crianças que ainda não foram imunizadas às Unidades de Saúde da Família (USFs) mais próximas de sua residência para que sejam administradas as doses das vacinas VOP (vacina oral contra pólio) que previne contra a paralisia infantil e a tríplice viral, que previne contra sarampo, rubéola e caxumba. Segundo dados da Vigilância Epidemiológica da SMS, em 2013, foram confirmados seis casos de sarampo no município. Já em 2014, nenhum caso foi confirmado até o momento.

A coordenadora de imunização da SMS lembra que as meninas entre 11 e 13 anos que ainda não tomaram a primeira ou segunda dose da vacina contra o HPV também devem ir as USFs para serem imunizadas. “A vacina contra o HPV é oferecida diariamente nas unidades de saúde, basta se dirigir à unidade portando o cartão de vacina”, orienta Chiara.

Campanha nacional – A campanha nacional teve início no dia 3 de novembro e terminou no dia 12 deste mês nos estados e municípios que atingiram a meta de vacinar 95% do público alvo. Até então, foram 11,2 milhões de crianças vacinadas contra poliomielite, atingindo 88,04% do público alvo, e 9,1 milhões contra sarampo, o que representa 82,9% de cobertura.

De acordo com o Ministério da Saúde, o estado do Espírito Santo foi o único que ultrapassou as metas das duas vacinas, com 96,57% das crianças vacinadas contra sarampo e 96,94% contra poliomielite, e o Ceará bateu a meta contra sarampo (108,6%). Os demais estados continuam vacinando.

Contraindicações – Não devem tomar a vacina crianças com febre, imunossupressão, alergia ao componente da vacina, alergia a proteína do leite, uso de corticoide em doses altas, quimioterapia ou que tenha realizado transplante de médula óssea.

Vacinação em dia – A população pode acompanhar no aplicativo ‘Vacinação em Dia’ (para smartphones e tablets) seu cartão de vacinação e manter a imunização atualizada. O objetivo da ferramenta é estar presente no cotidiano dos cidadãos por meio de dispositivo móvel, com informações necessárias para garantir a vacinação do cidadão e sua família.

O aplicativo está disponível para usuários do sistema android. Para fazer o download, o usuário pode acessar a página de aplicativos do Governo Federal (http://www.aplicativos.gov.br/aplicativos/vacinacao-em-dia-1) e clicar no link do android, sendo encaminhado para a loja virtual onde poderá fazer o download gratuito.

MaisPB com Secom-PMJP