Pular para o conteúdo

Blog do Vavá da Luz

Água, óleo e mais: 6 formas de incluir o coco na dieta e ser mais saudável

Coco traz uma série de benefícios e, segundo nutricionista, pode ser uma alternativa saudável para diversos produtos do dia-a-dia

Água de coco combina com sol e praia. De quebra, o óleo de coco pode ajudar a dar aquela hidratada no cabelo que sofre com os efeitos do verão. E o fruto pode ainda virar outros produtos que vão deixar sua alimentação muito mais saudável. 

Qual o café da manhã ideal para quem quer emagrecer? Nutricionistas respondem

Coco traz uma série de benefícios e pode substituir produtos do dia-a-dia
Getty Images

Coco traz uma série de benefícios e pode substituir produtos do dia-a-dia

A nutricionista Letícia Amaral, do Oba Hortifruti, sugere usar derivados de coco como alternativa para a manteiga e a farinha do dia-a-dia, por exemplo.

O fruto, segundo a profissional, traz uma série de benefícios para a saúde. Além de ser rico em vitaminas e minerais, contém compostos que atuam na prevenção de doenças cardíacas, tumores no intestino e ainda reforçam a imunidade. Também tem ação antibacteriana, antiviral e anti-inflamatória. 

Veja 5 maneiras de incluir o coco em sua rotina – e as sugestões combinam com verão, mas valem para o ano inteiro: 

Água de coco

Conhecido como isotônico natural, ajuda a repor sais mineirais perdidos nas atividades físicas. Também ajuda a reduzir colesterol alto e pressão arterial. 

Óleo de coco

Esse é o queridinho em diversos assuntos. Vale para hidratar o cabelo e também na alimentação. É um alimento funcional, rico em gorduras boas, e ajuda até a emagrecer, contribuindo para a queima de gordura. 

Leite de coco

É mais uma fonte de gorduras boas e não está disponível apenas naquela versão em garrafinha, ótima para receitas de doces e manjar. Há no mercado também versões para beber que substitui o leite animal para aqueles que seguem uma alimentação vegana ou têm alergia ou intolerância à lactose. Também é rico em cálcio. 

 

Farinha de coco

Ótima para o bom funcionamento do sistema digestivo, além de ajudar a diminuir o colesterol. Pode ser usada no lugar da farinha branca no preparo de pães e bolos.

Manteiga de coco

Resultado da polpa do fruto. A manteiga, assim como o óleo, é fonte de gordura boas. Também contém uma ótima quantidade de fibras,  o que ajuda o funcionamento do intestino. O produto é consistente e, segundo Letícia Amaral, pode ser usada no lugar da tradicional manteiga do dia-a-dia por quem busca uma alimentação mais natural e saudável. 

Açúcar de coco

E já que estamos falando em substituições saudáveis, aposte no açúcar de coco no lugar da versão branca e refinada para adoçar sucos e receitas. Ele é feito da seiva das flores do fruto e é semelhante ao mascavo. 

Fonte: Delas – iG /vavadaluz

1 comentário em “Água, óleo e mais: 6 formas de incluir o coco na dieta e ser mais saudável”

Não é possível comentar.