Pular para o conteúdo

Blog do Vavá da Luz

UMA VAQUINHA PARA O BODE VÉI : Lula pede 500 mil reais em vaquinha na web para se livrar de “caçada judicial”

Daniel Ferreira/Metrópoles

O comitê organizado por apoiadores do ex-presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva está pedindo desde a quarta-feira (7/12), um valor de R$ 500 mil pela internet para ajudar na mobilização em defesa do petista. A arrecadação faz parte da campanha “Um Brasil Justo pra Todos e pra Lula”, lançada no dia 10 de novembro reunindo políticos, artistas e intelectuais para denunciar o que Lula chama de “caçada judicial” contra ele e a “criminalização” do PT.

O grupo está pedindo dinheiro através do site Catarse, plataforma online de financiamento coletivo. O valor, afirma a organização, serve para patrocinar eventos, materiais de divulgação, ações internacionais, administração e custos do crowdfunding.

Do total de recursos, 40% serão destinados para bancar custos de comunicação em site, redes sociais, rádio, televisão e internet, afirma o grupo. Até a publicação desta matéria, o ex-presidente já angariou R$ 14,4 mil.

Como recompensa, a plataforma oferece desde a citação do colaborador no site da campanha e vídeo de agradecimento até exemplares de livros que defendem o ex-presidente, conforme o valor da doação. O site destaca que só serão aceitas doações de pessoas físicas e que podem ser feitas até o dia 24 de dezembro.

Organização
Entre os organizadores da campanha, estão a presidente da União Brasileira dos Estudantes (UNE), Carina Vitral, o ex-coordenador da Equipe de Discursos da Presidência no governo Lula Carlos Tibúrcio, a ex-ministra da Secretaria de Políticas para as Mulheres no governo Dilma Eleonora Menicucci, o jornalista Fernando Morais, o coordenador nacional do Movimento dos Trabalhadores Sem Teto (MTST), Guilherme Boulos, o coordenador nacional do Movimento Sem-Terra (MST), João Pedro Stédile, e o presidente da Central Única dos Trabalhadores (CUT), Vagner Freitas.

Os organizadores citam que os objetivos da campanha são resistir à “onda de retrocessos em todos os níveis que toma conta do País”, contribuir para discussões que levem à antecipação das eleições diretas de 2018 e ajudar a romper o “cerco jurídico-midiático” que prejudica o petista.

A ‘vaquinha’ está sendo divulgada nas redes sociais oficiais de Lula, que nas últimas semanas tem investido em eventos pelo país para atacar a força-tarefa da Lava Jato, a qual diz que é formada por “moleques” que envergonham o Ministério Público, e criticar o juiz Sérgio Moro, falando que o magistrado está aceitando denúncia “sem provas” contra ele.

Créditos: Metrópoles/VAVADALUZ

4 comentários em “UMA VAQUINHA PARA O BODE VÉI : Lula pede 500 mil reais em vaquinha na web para se livrar de “caçada judicial””

  1. Ainda fico sem acreditar que pessoas ofereçam doações para esse tipo de coisa. Tanto abrigos, casas de apoio, necessitando urgente de uma doação para não fechar e muitos não estendem as mãos para ajudar.

  2. Cadê os amigos ricos de Lula? É vergonhoso e desrespeitoso a forma como Lula se finge de vítima, é querer subestimar a inteligência do povo brasileiro. Só falta ele pedir encarecidamente a ajuda dos mais carentes que recebem o bolsa família. Isto é uma vergonha, como diz Boris Casoy.

Não é possível comentar.