Pular para o conteúdo

Blog do Vavá da Luz

Tornado no oeste de Santa Catarina deixa dois mortos e 120 feridos

Tornado no oeste de Santa Catarina deixa dois mortos e 120 feridos

 O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) confirmou na manhã desta terça-feira que um tornado atingiu a cidade de Xanxerê, no Oeste de Santa Catarina, no fim da tarde desta segunda-feira. Duas pessoas morreram e 120 pessoas ficaram feridas – três em estado grave, que estão internados em hospitais de cidades vizinhas. Segundo informações do governo do estado, o tornado atingiu 500 casas em sete bairros do município.

Estima-se que o tornado, na escala de classificação que vai de zero a cinco, tenha sido de nível dois e durou três minutos. Os ventos podem ter ultrapassado a velocidade de 200 km/h às 15 horas, horário do fenômeno. O tornado é uma coluna giratória e violenta de ar entre a nuvem e o solo. Segundo o Inmet, é a mais destrutiva de todas as tempestades na escala de classificação dos fenômenos atmosféricos.

Um dos mortos é o motorista Alcimar Sutil, 33, que ficou abraçado ao filho tentando protegê-los dos escombros. Antes, ele conseguiu retirar a mulher e a filha de 3 meses da casa, que desabou. O filho de 4 anos está internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) de um hospital em Chapecó. A mulher também está hospitalizada. A outra vítima, segundo a Polícia Militar, é Deonir Conin, de 31 anos, que trabalhava em uma obra no momento do tornado.

De acordo com o Corpo de Bombeiros de Santa Catarina, 20 pessoas foram encaminhadas aos hospitais da região, com ferimentos que vão de cortes a amputações.

Dois coordenadores regionais da Defesa Civil de Santa Catarina trabalham em Xanxerê para realizar um levantamento do número de afetados, desabrigados e ou desalojados. Durante o temporal isolado, cinco torres de energia, que suportariam ventos de até 200 km/h, foram arrancadas do solo e 200 mil casas estão sem energia elétrica.

Segundo o coordenador regional de Xanxerê, Luciano Peri, várias pessoas foram levadas com ferimentos para unidades de saúde do município. Um ginásio de esportes desabou. O município, que tem 47.679 habitantes, ainda sofre com problemas no abastecimento de água e sinal de telefonia. Os sistemas devem ser restabelecidos ainda nesta terça-feira. As famílias que tiveram as casas destruídas passaram a noite em abrigos da cidade.

Redação