Pular para o conteúdo

Blog do Vavá da Luz

REPERCUTE NO PAÍS UMA BOA AÇÃO APLICADA EM DETENTOS DO RIO GRANDE DO NORTE POR DELEGADO DA PARAIBA

‘Castigo’ a detentos do RN por delegado da PB repercute no país

Walber Virgolino

Uma decisão punitiva aplicada pela Secretaria de Justiça e Cidadania do Rio Grande do Norte, que tem a frente o delegado paraibano, Walber Virgolino, chamou a atenção da mídia nacional.  O assunto foi repercutido no Portal Uol, um dos maiores gerenciadores de conteúdo da América Latina.

De acordo com a matéria, os detentos de um pavilhão 2 da Penitenciária Estadual de Parnamirim, na região metropolitana de Natal (RN), estão de “castigo” por indisciplina e não podem usar qualquer eletrodoméstico ou produto eletroeletrônico, antes tolerados  pela direção do local.

Foram retirados do pavilhão 210 ventiladores, 18 televisores e 18 equipamentos de som. Não há previsão para os equipamentos retornem às celas.

De acordo com Walber Virgolino, o mau comportamento dos detentos se deve as fugas e tentativas de fugas ocorridas nos últimos meses.

“Os equipamentos não são regulamentados pela lei. São tratados como ‘regalias’ que os internos de bom comportamento têm acesso e continuam a ter. Só em casos de indisciplina que as ‘regalias’ serão tiradas. Os familiares do interno podem pegar os equipamentos mediante comprovação”, disse Virgolino.

Segundo Virgolino, os presos terão de demonstrar bom comportamento diário para que a situação seja revista pela direção.

A penitenciária tem 564 presos que cumprem pena em regime fechado. O pavilhão 2, onde estão os presos indisciplinados, está com 210 internos. A capacidade máxima do presídio é de 288 vagas.

Walber Virgolino assumiu a pasta no RN no mês de maio deste ano após convite do governador Robinson Farias.

MaisPB com blogdovavadaluz

13 comentários em “REPERCUTE NO PAÍS UMA BOA AÇÃO APLICADA EM DETENTOS DO RIO GRANDE DO NORTE POR DELEGADO DA PARAIBA”

  1. Ter o direito a participar da cultura, do direito a acompanhar quesitos religiosos, entre outros temas sociais, não mais vistos como censura, época da ditadura militar, faz parte da tão famigerada ressocialização prisional, aceitos pelos direitos humanos e proibidos por alguns desenformados…

  2. Todo apenado sente saudade de seu lar, de sua vida, isso faz parte do ser humano, a liberdade, agora cabe ao Estado representante da sociedade, oferecer as mínimas condições de abrigo aos encarcerados, de forma estrutural e em sua gestão saber aonde está a problemática das fugas e sanar. não precisando cortar direitos como se fossem regalias, pois entende-se como regalias uma situação em que uns poucos são beneficiados e outros não, mas se todo o coletivo passa a ter o direito assim deixou de ser regalias… e quem autoriza, também não deveria ser punido?

  3. Eu não concordo com essa história, que cadeia seja indústria de reciclagem, cadeia existe pra punir e livrar a sociedade de conviver com os partos perdidos, mas é claro que a exceções:
    Um cidadão de bem, que de cabeça quente, matou alguém e etc…
    Quem é mau caráter não precisa entrar numa cadeia pra aprender a fazer o mal, ele pode ter sido criado com todo amor e educação, que mesmo assim, ele só quer buscar o outro caminho.
    O que o Brasil precisa é de leis duras e muitos presidios, com comida abrigo e trabalho, para os que estão aprontando hoje.
    Já pra nossas crianças, precisamos de escola de tempo integral e de qualidade.
    Cadeia não é Indústria de reciclagem!

    1. Procura se adequar a nova cultura social, cheia de direitos, pouca punição,
      é culpa de quem produz as leis; agora se houvesse pesquisa diretamente com a sociedade a conversa era outra…

  4. É verdade seu Azevedo, e esses que fazem as leis, não tão preoculpados com a sociedade, só querem é enriquecer a qualquer custo.
    Zé, cuidado com Pedro M…

  5. Pedro , depois que Temer assumiu, ficou sem graca. Nesta entrevista ele encerrou dizendo que caso os presos se comportassem faria ”vista grossa”. Alias, louvam tanto o delega que tou achando que no RN nao se explode caixa eletronico. Sera’?

    1. O que eu sempre defendo, é o respeito às pessoas, suas opiniões e ideologia.
      No mundo tem lugar pra todos:
      Eu sempre digo não ao preconceito, somos todos irmãos, independente de porte físico e opções sexuais, seja feliz!!!

Não é possível comentar.