Pular para o conteúdo

Blog do Vavá da Luz

PROJETO RIO MAMANGUAPE-FASE II IMPLANTA MAIS 8 PROJETOS PRODUTOS DE REFLORESTAMENTO NO SEMIÁRIDO DA PB

 

MUDAS

 

Uma ação importante do Projeto Rio Mamanguape-Fase II, que há mais de 10 anos vem desenvolvendo ações de preservação do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos no semiárido paraibano, tem sido os Projetos Produtivos de Reflorestamento que tem ajudado a recuperar as áreas degradadas na região.

Com o objetivo principal de conscientizar os produtores sobre a necessidade de conservação dos recursos naturais, mais 8 ações de reflorestamento começaram a ser executadas neste mês.

O trabalho começou com a doação de 8 mil mudas nativas, exóticas e frutíferas em áreas estratégicas da região de abrangência do Projeto, que atualmente trabalha com 8 municípios.

A meta é fazer com que essas vegetações ajudem a aumentar a proteção e vazão das nascentes e mananciais hídricos que existem na zona rural, melhorando a política de preservação dos recursos naturais, com o aumento da oferta de água e revertendo a degradação ambiental, preservando também a biodiversidade do patrimônio genético da flora e da fauna, buscando um equilíbrio biológico duradouro, essencial a uma melhor qualidade de vida de toda a comunidade.

Os novos Projetos Produtivos estão sendo implantados em três cidades: Alagoa Nova (1), Areial (6) e Montadas (1), que juntos compreendem uma área de quase 10 hectares.

Para concretizar o plano, além de garantir as plantas, o Projeto também financia toda a estrutura de isolamento da área, com cercas e estacas e ainda garante uma ajuda de custo para os agricultores realizarem o plantio das mudas. “Os agricultores que estão sendo beneficiados foram escolhidos a partir das necessidades expostas pelos agricultores em reuniões promovidas pelo Projeto. Antes de executar o trabalho, foi realizado um diagnóstico socioambiental onde ficou constatada a real necessidade das famílias envolvidas” comentou o engenheiro agrônomo Diego Andrade, que atua na Coopacne – Cooperativa de Projetos, Assistência Técnica e Capacitação do Nordeste LTDA., que é responsável pela execução do Projeto Rio Mamanguape – Fase II, ação patrocinada pela Petrobras, através do Programa Petrobras Socioambiental.

 

Sobre o Projeto Rio Mamanguape – Fase II: O Projeto, patrocinado pelo Programa Petrobrás Socioambiental, tem como objetivo geral trabalhar a conservação e preservação das nascentes do Rio Mamanguape, estimulando o desenvolvimento sustentável de sua área de abrangência, tendo como eixo o uso e o manejo racional dos recursos hídricos e qualidade de vida da população ribeirinha. A ação, que em 2015 completa 10 anos, tem atuação nas regiões do Agreste e Brejo do estado da Paraíba e atualmente atende oito municípios: Lagoa Seca, Alagoa Nova, Areial, Matinhas, Esperança, São Sebastião de Lagoa de Roça, Montadas e Pocinhos.

MONTADAS/PB ABRE OFICIALMENTE PROGRAMAÇÃO DA II SEMANA DA ÁGUA NESTA QUARTA-FEIRA

 

A cidade de Montadas, no Agreste do estado, abre oficialmente hoje a programação da 2ª Semana da Água do Projeto Rio Mamanguape – Fase II. A atividade acontece até a próxima sexta-feira e promete mobilizar educadores e alunos da rede pública de ensino com ações voltadas a Educação Ambiental e Preservação do Meio Ambiente, com foco no uso racional dos Recursos Hídricos e ainda promovendo debates sobre a escassez de água na região.

A programação de abertura está programada para ter início às 14h, na Câmara Municipal de Vereadores (Casa de Manoel Fernandes da Silva), localizada no Centro da cidade. Na ocasião, o Projeto Rio Mamanguape – Fase II irá promover uma apresentação das ações realizadas nestes 10 anos de atuação na região do semiárido paraibano. Para completar a solenidade de abertura, também acontecerão várias apresentações culturais.

Durante os três dias, também serão realizados ações educativas e exposições de artes, todas fruto dos trabalhos desenvolvidos nas unidades de ensino através das capacitações promovidas pelo Projeto Rio Mamanguape.

Nas escolas do município, técnicos da Coopacne (Cooperativa de Projetos, Assistência Técnica e Capacitação do Nordeste LTDA.), educadores e profissionais de saúde estarão realizando palestras e atividades educativas voltadas a Educação Ambiental, com foco no manejo e na preservação dos Recursos Hídricos.

O encerramento da 2ª Semana da Água em Montadas acontece na manhã da próxima sexta (4), na Escola Municipal de Ensino Infantil e Fundamental Helena José Porto, com a culminância de todas as ações realizadas e a apresentação dos trabalhos pedagógicos produzidos durante o primeiro semestre deste ano. No momento, também acontecerá a premiação das melhores atividades desenvolvidas durante o ano.

 

COOPACNE

PROJETO RIO MAMANGUAPE – FASE II

Assessoria de Imprensa e Comunicação

Jornalista Responsável: Márcio Rangel F. da Silva (DRT-3694/PB)

Twitter: @marciorangelcg

Facebook: www.facebook.com/marciorangelcg

Email: [email protected]

Contatos telefônicos: (083) 99154-8142 / 99654-4641 / 98757-2752