Pular para o conteúdo

Blog do Vavá da Luz

Ex-diretor da Petrobras diz que campanha de Gleisi recebeu R$ 1 milhão

Solicitação, afirmou o ex-diretor da Petrobrás, foi feita pelo doleiro Alberto Youssef

O ex-diretor de Abastecimento da Petrobrulo Roberto Costa afirmou na delação premiada ao Ministério Público Federal que, em 2010, o esquema de corrupção na estatal repassou 1 milhão de reais para a campanha ao Senado da petista Gleisi Hoffmann (PR). Em 2011, no início do governo da presidente Dilma Rousseff, ela se licenciou do mandato para assumir o cargo de ministra-chefe da Casa Civil, posto que ocupou até fevereiro deste ano. O ex-diretor da Petrobras disse que recebeu pedido para “ajudar na candidatura” de Gleisi. A solicitação, afirmou o ex-diretor da Petrobrás, foi feita pelo doleiro Alberto Youssef.

Costa e Youssef são alvo da Operação Lava Jato, deflagrada em março pela Polícia Federal para combater o que considera uma organização criminosa que se instalou na Petrobrás para promover corrupção e lavagem de dinheiro. O ex-diretor da estatal lembrou ainda que, em 2010, o marido de Gleisi, Paulo Bernardo, ocupava o cargo de ministro de Planejamento, Orçamento e Gestão do governo Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Neste ano, a petista concorreu ao governo do Paraná e terminou a disputa na terceira colocação, com 14,9% dos votos.

Em resposta, Gleisi afirmou que os repasses para sua campanha em 2010 foram todos declarados à Justiça Eleitoral. Por meio de sua assessoria de imprensa, a ex-ministra chefe da Casa Civil do governo Dilma Rousseff foi taxativa.]: “Todas as doações para minha campanha estão na prestação de contas fornecidas ao Tribunal Superior Eleitoral”. Ainda por meio de sua assessoria, Gleisi afirmou que “não conhece Alberto Youssef nem Paulo Roberto Costa”. O ministro Paulo Bernardo (Comunicações), também citado por Youssef na delação, negou qualquer possibilidade de ter ocorrido esse pedido e pagamento de propina na campanha de 2010 da senadora.

“Eu estive com esse Youssef uma única vez quando eu era deputado e membro da CPI do Banestado. Ele estava preso e foi depor, e pelo que me lembre ele se valeu do direito de ficar calado”, afirmou o ministro. “Chance zero disso ter acontecido, em hipótese alguma.” Bernardo garantiu que a senadora e sua mulher não conhece e nunca conheceu Youssef. “Nunca estive em outra ocasião com ele. Nunca falei com ele por telefone, ou e-mail. Não sei porque ele falaria em ajudar a campanha da Gleisi e precisa ver se é mesmo a campanha dela”, afirmou o ministro das Comunicações.

Veja

2 comentários em “Ex-diretor da Petrobras diz que campanha de Gleisi recebeu R$ 1 milhão”

  1. O PROPINO DUTO, parece mais a Casa da Moeda abrindo suas comportas derramando notas de CEM Reais. Lá, em Brasília distribuindo para outros Estados aonde tem Candidatos do PT, PP e PMDB. Todos juntos e misturados. Atirar com pólvora alheia até em Cabra Cega vale.

  2. Em 1957 Juscelino Kubitschek fez uma cidade,Brasilia e a estrada Belém Brasilia em 5 anos de governo.Com a tecnologia de hoje e em 12 anos o PT não consegue fazer um canal,Transposição.Será que o Aécio é o Juscelino do Século XXI ? Foi um grande governador de Minas Gerais e fez seu sucessor,Antonio Anastasia.Acho que está preparado para ser o Presidente de todos os brasileiros.

Não é possível comentar.