Pular para o conteúdo

Blog do Vavá da Luz

Ciúmes do parceiro, da família ou dos amigos: até que ponto isso é normal?

Quando falamos em ciúmes, pensamos no sentimento que um casal pode sentir, mas ele pode acontecer em qualquer tipo de relacionamento

Ele pode ser confundido com cuidado e preocupação. Quem ama sente, mas dizem que em excesso pode prejudicar um relacionamento.  O ciúmes geralmente é associado à relação de um casal, mas mãe, irmão e amigos também podem ser vítimas desse sentimento. 

“O ciúmes é um sentimento tão natural quanto qualquer outro que envolve as relações humanas”, define o psicólogo Roberto Debski. Essa situação é considerada normal e acontece quando convivemos e gostamos de alguém. “Isso significa insegurança quanto à relação delas com outras pessoas, se seremos preferidos, se preferem os outros, além de pensamentos relacionados”, diz Roberto. O problema é a intensidade de tudo isso, fazendo do outro uma vítima desse sentimento. 

O ciúmes não é normal apenas no relacionamento entre um homem e uma mulher
Getty Images

O ciúmes não é normal apenas no relacionamento entre um homem e uma mulher

É possível, por exemplo, que a pessoa não tenha ciúmes do marido ou namorado, mas não pode ver ninguém de aproximar da família ou dos melhores amigos. Esse cenário tem um sigificado, segundo o profissional. O ciúmes não aparece no relacionamento amoroso porque a pessoa vê uma dependência do outro e até desacredita de uma possível crise nessa relação. O mesmo não se repete nos amigos ou família.  

 

“Ou então, muito mais comum, se trata de um sinal que talvez esta pessoa realmente não se preocupe tanto assim com o relacionamento por faltar o principal, o afeto ou amor, a ponto de não se abalar com a possibilidade de rompimento desta relação”, completa o psicólogo.

Excesso de ciúmes

E quando o ciúmes passa dos limites? Isso acontece no momento que uma pessoa se sente muito insegura, ao ponto de precisar controlar e dominar o outro. “Ela tem dúvidas, medos e desconfianças frequentes, o que prejudica o relacionamento e põe em risco a continuidade da relação”, explica Roberto. Algumas pessoas têm medo de serem traídas, trocadas e às vezes isso acontece porque as atitudes dela sufocam a relação e podem levar a isso. 

Quando acontece o excesso, é conhecido como ciúmes patológico. “Ele tem prazer no controle, só que não sabe que uma relação verdadeira nada tem a ver com posse, mas sim com amor, troca, crescimento e solitude”, conta o especialista.

Quem é mais ciumento?

Há quem diga que as mulheres são mais ciumentas que os homens, mas segundo Roberto “cada caso é um caso”. O sexo feminino realmente transparece muito mais, mas o rapaz que se sente ameaçado é capaz de ser muito mais agressivo com o sentimento. “Cada pessoa tem suas particularidades que são relacionadas a sua própria personalidade e a modelos de relação que traz interiorizados e provém dos modelos de família e da sociedade”.

 

Segundo o psicólogo, as pessoas se comportam diferente em cada relação. “Por vezes são pouco ciumentas na relação com uma pessoa e em outra relação podem ser muito ciumentas e inseguras, e vários fatores influenciam cada contexto”.

Vítima do ciúmes

Segundo Roberto, o ciúmes afeta os dois lados de uma relação: quem é o alvo da insegurança e quem possui o sentimento. Quem sente, de acordo com o psicólogo, sofre e projeta a culpa no outro e tem medo de tudo que ela fantasie vire realidade. Se a situação te dominar e virar patológica, o indicado é procurar um especialista para que o que era um cuidado inicial não prejudique e até acabe com a relação.

Fonte: Delas – iG /vavadaluz