Pular para o conteúdo

Blog do Vavá da Luz

BANCOS FECHADOS NESTA SEXTA FEIRA 28

Nesta sexta-feira, 28 de agosto, a diretoria do Sindicato dos Bancários da Paraíba promove uma série de atividades na sua sede, para homenagear a categoria profissional que tem um feriado estadual no Dia do Bancário. Torneio esportivo, sorteios, feijoada e shows com Capilé e Geraldinho Lins fazem parte da programação que terá início às 9h.

Ao comemorar a data, o Sindicato pretende homenagear bancárias e os bancários quem executam o serviço pesado para que o crédito chegue até a sociedade, através de empréstimos pessoais ou mediante o financiamento de programas do governo para alavancar o desenvolvimento e melhorar a vida do povo brasileiro e, ao mesmo tempo, sofrem com o volume da carga horária de trabalho para alcançar metas absurdas, ficando vulneráveis à prática do assédio moral e ao adoecimento físico e psíquico. Além disso, são constantemente ameaçados da perda de comissões e até de seus empregos. Perante estas situações, em defesa dos direitos da categoria, o Sindicato atua.

História Desde 1923, os bancários se desvincularam dos comerciários e criaram uma identidade própria como categoria profissional. Sempre na vanguarda, em busca de melhores condições de vida e de trabalho, mas na outra ponta do “cabo de guerra” com os banqueiros.

E foi desse embate histórico que surgiu o Dia do Bancário, em referência à assembleia dos funcionários do Banespa, no dia 28 de agosto de 1951, que culminou com uma greve vitoriosa de 69 dias.

A história também nos reservou o reconhecimento, a exemplo da Lei nº 8939/09, que instituiu o Dia do Bancário como feriado estadual na Paraíba. Programação

9h Torneio de Futebol Society, na Arena 28 de Agosto

12h Feijoada

14h Show com Capilé, no ginásio de Esportes

16h Sorteios: 01 notebook, 01 tablet e 03 celulares

16h15 Show com Geraldinho Lins

Ascom