Pular para o conteúdo

Blog do Vavá da Luz

WhatsApp: a febre das mensagens! (MARCOS SOUTO MAIOR

 

                 Iniciado em 2009, há bem pouco tempo, um comunicador instantâneo e sem qualquer burocracia, invadiu grupos de pessoas que passaram a, abertamente, utilizar o programa chamado WhatsApp Messeger, que vem a ser um aplicativo multiplataforma, disponibilizado para iPhone, BlackBerry, Android, Windows Phone e Nokia,  que permite a troca de mensagens, simplesmente através do telefone celular, com possibilidade da formação de grupos. Algo que ninguém tinha imaginado com a rapidez de um raio, falando, gravando e ouvindo o que, instantaneamente, fosse desejado e guardado!

                De início, fiquei desconfiando como poderia ser grátis uma conversa no ar, entre pessoas ou grupos, apenas utilizando seu próprio número telefônico como identificação e fácil de operar, contudo, com auxílio de meus filhos, logo, logo, acessei, devagarzinho, a entrada universal nesse mundo, para descobrir lindas imagens, arquivos condensados e vídeos inimagináveis. Umas ferramentas foram lançadas em minhas mãos, com intermináveis listas de emojis variados com links e atalhos capacitados para enviar fotos e vídeos para quem quiser e, sem qualquer tipo de restrição pessoal, exceto o número telefônico de contato dos correspondentes.

Certo dia, um amigo que passava por nuvens tenebrosas em família, estava suportando aos trancos e barrancos, um verdadeiro inferno astral onde tudo não dá mais certo, em casamento de muitos anos. Afora os contendores, todos torciam por um reencontro de amor, mas a esposa, Amélia, mantinha muita desconfiança das saídas de Sílvio para um jogo de futebol society. Ela não gostava das companhias do marido e achava um exagero ele participar, duas vezes na semana, jogando na quarta à noite o futebol de salão e, no sábado à tarde, num campinho de grama num colégio, que emendava pelo sereno noturno em barzinho à beira-mar, com mesa arrumada e animada com bebidas e tira-gostos apetitosos.

Certa vez, Sílvio saiu apressado e levou as chuteiras para esquecer os tênis na bagagem que sempre levava na quarta-feira, e, quando chegou de volta em casa, o barulho foi grande quando dissera que o juiz do jogo lhe cedera um par de sapatos para quebrar o galho do espertinho, naquela oportunidade. Houve discussão e terminou ficando o dito pelo não dito…

Por sugestão de um pastor evangélico, amigos e familiares fizeram uma mesa redonda a fim de que algumas evidências fossem dissipadas terminando por marcarem para o fatídico sábado, quando o casal sairia para um jantar com música, no mais famoso restaurante da cidade, onde os chiques se deleitam nos momentos aconchegantes de muito bom gosto. Algumas chamadas para o celular de Sílvio, não atendidas por ele, deixaram Amélia um tanto quando amarga na vida, abandonando a degustação do bom vinho português, Pó de Poeira 2010, no vermelho rubi intenso, concentrado e suculento com aroma de groselha e framboesa, enquanto o maridão encheu outra taça de satisfação. Chegando em casa, as roupas dependuradas nos cabides, o celular do noivo caiu nas mãos da desiludida mulher e, acabou o sigilo de todas ligações, vídeos e mensagens de abalar qualquer relacionamento. O WhatsApp é ferramenta importante do século XXI construindo ou destruindo, amizades e amores!

(*) Advogado e desembargador aposentado