Pular para o conteúdo

Blog do Vavá da Luz

PAPO D’SQUINA (com Pedro MarinhoO)

MESMO NO TCU, VITALZINHO INTERFERE NA INDICAÇÃO DE CARGOS POLÍTICOS NA PB

Pode até parecer brincadeira, mais o competente jornalista Cristiano Machado publicou no sue blog, que o ministro do TCU Vital do Rego Filho, estranhamente estaria interferindo nas indicações dos cargos federais na Paraíba, inclusive boicotando o nome de Almir Mineral, irmão do deputado Antonio Mineral, para a Secretária da Pesca no Estado, fato que criou tremendo mal estar na reunião do PMDB, com gritos e tapas na mesa, tendo um dos participantes esbravejado que o ministro queria tudo, mas as indicações são da competência da bancada do partido, o que obrigou o senador José Maranhão a colocar panos quentes para amenizar o clima de revolta. Fica difícil entender como um ministro de um tribunal de contas, que na verdade atua como um magistrado ficar se imiscuindo em indicações partidárias para cargos no Executivo, chegando as raias da promiscuidade, para quem tem a obrigação de dar sempre bons exemplos e amanha até apurar eventuais dolos e erros desses mesmos gestores. A se confirmar tal informação começa mal Vitalzinho, muito mal.

ALGUÉM JÁ VIU ALGUMA IMAGEM DO PREFEITO CARTAXO RECEBENDO POPULARES NO SEU GABINETE?

Os moradores do Bessa e Jardim Oceania vem desde o inicio da gestão do prefeito Luciano Cartaxo, lutando para que o mesmo construa o Parque Parahyba ou o passeio e ciclovia que iriam do Mag Shopping até o Iate Clube. Nesta semana como sempre, alguns moradores em vídeo nas redes sociais, reclamavam sobre essas obras com ênfase para o passeio do Bessa que seria uma intervenção relativamente barata, lamentando eles a falta de uma via para caminhada e lazer dos moradores daqueles dois importantes bairros. No vídeo uma moradora, reclama que ninguém sequer consegue falar com o nosso alcaide. É verdade e tal senhora tem toda razão, alguém porventura, já viu alguma foto do prefeito Luciano Cartaxo, recebendo pessoas do povo em seu gabinete? Nem verá, pois até mesmo os vereadores de sua base de apoio sofrem muito para marcar com uma simples audiência com o nosso alcaide, tanto que muitos vereadores ficam de tocaia e abordam o prefeito nos eventos públicos. Foi assim o jeito que encontraram para resolver as suas demandas. Pelo visto os moradores do Bessa e Jardim Oceania vão ter que fazer o mesmo.
PREFEITO REGINALDO PEREIRA TEM RECURSO NEGADO E AINDA LEVA UM PUXÃO DE ORELHA DE DESEMBARGADOR

Impedido pela Justiça por decisão da juíza Lílian Cananéa de fazer a Festa da Padroeira de Santa Rita, o prefeito Reginaldo Pereira inconformado foi buscar saída e recorreu a sentença, tendo o seu recurso sido apreciado pelo desembargador Leandro dos Santos, ao julgar e negar o recurso da prefeitura, ainda deu um puxão de orelhas na intenção da gestão municipal:”O verdadeiro gestor só deve fazer festas com parcerias da iniciativa privada, com custo zero para o município”. Em outro trecho da sentença, o magistrado diz: Negam-se as verdadeiras necessidades do cidadão para irresponsavelmente gastar com bandas e outras futilidades”. Reginaldo Pereira vai ter que tomar muito remédio para dormir, pois essas bandas de fora exigem 50% adiantado e no caso de cancelamento do evento, não devolvem o que foi adiantado e ainda vão buscar na Justiça a parte que deixou de ser paga. Só para dar um exemplo da roubada que Reginaldo entrou, a Banda Aviões de Forró cobra R$ 150 mil de cachê.
RICARDO COUTINHO E SUA PROJEÇÃO NACIONAL

O governador Ricardo Coutinho, se aproveitando do fato que dentre os governadores dos Estados nordestinos é o que tem tempo e estrada percorrida na política, vem marcando importantes espaços e se colocando sempre na vitrine. Nesta semana, o mesmo em nome dos governadores do Nordeste, em reunião no Senado Federal, em Brasília, convocada pelo presidente do Senado, Renan Calheiros se pronunciou e defendeu a criação de um Fundo Regional de Desenvolvimento para o Nordeste e criação do Ministério da Segurança Pública. Destacou ainda o aumento da concentração de receitas na União e apresentou sugestões para corrigir as distorções. Também ressaltou a importância do Congresso Nacional em contribuir com a revisão do pacto federativo.

RICARDO COUTINHO E SUA PROJEÇÃO NACIONAL II

Ainda no seu discurso Ricardo Coutinho afirmou que existe uma “concentração perversa” de receitas no país e que a proposta dos governadores do Nordeste é que o Congresso Nacional trabalhe ao lado do Executivo para que num prazo mediano de pelo menos dez anos possa fazer a entrada dessas contribuições na partilha das receitas. E defendeu a criação do Fundo de Desenvolvimento para o Nordeste, destacando que não é possível que a região cresça 26% acima da média nacional, responda por 30% da população e só fique com 13% do PIB nacional. “Nesse ritmo, demoraríamos 37 anos para chegar a uma situação igual a do Sul do País”, afirmou. Por conta das usas posições e pelo destaque que vem alcançando na mídia nacional, já se fala no nome de Ricardo Coutinho como candidato do PSB a presidência da República em 2018 ou no caso de uma aliança dos socialistas com outra legenda, que o seu nome entre como vice na chapa a ser formada.

PARA QUE FORAM CRIADAS AS CPIs DA TELEFONIA, DOS PARDAIS E DO TELEMARKETING?

Para evitar que fosse instalada a CPI do Projeto Empreender que visava para apurar possíveis abusos no período eleitoral, aliados do governador Ricardo Coutinho, sabendo que só podem tramitar ao mesmo tempo três CPIs, correram e registraram na Secretaria geral três CPIs todas sem qualquer base, ou seja, a da Telefonia, dos pardais e da telemarketing, frustrando assim a oposição que em minoria necessita desesperadamente de um palanque para assim perturbar a gestão de RC. Mesmo sabendo quais são os propósitos dos deputados da base do governo, fica difícil acreditar que o nosso Parlamento se ocupe de três comissões como essas, investigando temas que fogem inteiramente da competência do Legislativo estadual. .
COMO A ASSEMBLEIA PODERÁ FUNCIONAR NO CENTRO E NO ALTIPLANO?

Por falar em Assembleia, inexplicavelmente em momento de grave crise econômica, o presidente daquela Casa de Leis, Adriano Galdino, insiste na construção de um novo prédio do legislativo estadual, no bairro do Altiplano, em João Pessoa. A obra está estimada em R$ 60 milhões e deve ser executada a partir de uma parceria público-privada, no mesmo terreno em que o Governo do Estado pretende construir o novo Centro Administrativo. Segundo o presidente alguns setores da Casa de Epitácio Pessoa serão transferidos para a nova estrutura e outros mantidos na Praça dos Três Poderes, no centro da Capital. “O Plenário Antônio Mariz, por exemplo, será um dos espaços que devem ser transferidos para a nova estrutura da ALPB”. Pois é, não cabe na cabeça de ninguém que alguns setores do Legislativo funcionem no centro da cidade e outro no longínquo Altiplano do Cabo Branco. Não seria mais fácil conseguir e reformar o antigo prédio do Ipase ali próximo e colocar lá alguns setores da Assembleia? Sei lá, vai saber quais os interesses que rondam uma construção desse porte.
POR FALTA DE PROVIDÊNCIAS A FACÇÃO CRIMINOSA ‘ALKAIDA’ CAUSA MAIS TERROR NA GRANDE JOÃO PESSOA

Quando surgiram as facções criminosas ‘Alkaida e Estados Unidos o secretário da Segurança Claudio Lima, negava a minimizava a importância desses dois grupamentos de criminosos, ou seja, esqueceu o velho ditado que cobra se mata no ninho e por conta de tal descaso esses grupos foram conquistando novos adeptos, na maioria rapazes e moças pobres da periferia e carentes de cultura e da educação das mais básicas. O fato é que estão ai diariamente aterrorizando a todos e se tornaram tão temidos que até mesmo o PCC que a exemplo do que fez em outros estados do Nordeste, pensou em se instalar aqui, mas recuou por conta de tais facções criminosas. Ontem indivíduos dessa organização invadiram uma escola em Santa Rita, bateram no vigia e depois de amarrá-lo praticamente destruíram boa parte dos bens da escola, levando dali computadores e outros objetos.

POR FALTA DE PROVIDÊNCIAS A FACÇÃO CRIMINOSA ‘ALKAIDA’ CAUSA MAIS TERROR NA GRANDE JOÃO PESSOA II

Antes de sair ainda escreveram nas paredes as iniciais da Alkaida. Quem conhece minimamente a área da segurança pública, sabe que na verdade falta vontade de resolver o grave problema, ou seja, qual a dificuldade de se infiltrar policiais nesses locais, para que os mesmos em prazo determinado apresentem relatórios, apontando quem é quem nessas estruturas criminosas e os crimes cometidos. De posse de tais informações as autoridades da segurança pública, Ministério Público e Poder Judiciário, se reuniriam para uma ação conjunta, ou seja, iniciando com a decretação da prisão preventiva de todos por formação de quadrilha, posse de drogas, armamentos e outros crimes. Vai ver que tais providencias não são adotadas, pois o secretário importado do Estado de Pernambuco, sequer sabe o nome da rua onde se localiza o prédio de sua secretaria.

GIUCÉLIA FIGUEIREDO APOIA MANIFESTO NACIONAL CONTRA AJUSTE FISCAL
Giucélia Figueiredo apesar de ser militante histórica do PT e vice-presidente da legenda, não abre mão da sua coerência e sempre se manifesta com muita coragem, muitas vezes desagradando até mesmo os companheiros petistas. Dia desses, a mesma assinou e publicou uma resolução da tendência Articulação de Esquerda que criticava os deputados petistas que votaram a favor das MPs 664 e 665 que – segundo ela, retiravam direitos daqueles que vivem de salário, que recebem seguro-defeso ou pensão. Esta semana Giucélia deu mais uma demonstração de sua altivez, sendo uma das primeiras e a única paraibana a assinar “Manifesto pela Mudança na Política Econômica e Contra o Ajuste Fiscal”, um documento formulado pelos movimentos sociais e personalidades nacionais de diversas áreas. Giucélia atualmente é presidente do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia da Paraíba (Crea-PB). Giucélia sabe das coisas e é bem coerente.

MAIS UM EX-ASSESSOR DE NEY SUASSUNA ENVOLVIDO EM ESCÂNDALO

Nesta semana, policiais federais fizeram prisões e buscas em MG e no RJ num desses dois estados, foi cumprido um dos mandatos na residência de Henry Hoyer de Carvalho. Ele é ex-assessor do ex-senador Ney Suassuna e é apontado como uma das pessoas que recebeu dinheiro do doleiro Alberto Youssef por intermédio do policial federal afastado Jayme Oliveira Filho. O policial disse que entregou dinheiro “duas ou três vezes” na casa de Carvalho, no Rio de Janeiro. O danado é que Ney quando se encontrava como Ministro da Previdência, teve outro assessor que o mesmo levou do Senado, envolvido no chamado Escândalo dos Sanguessugas. Poxa, Ney Suassuna é mesmo sem sorte que diz respeito aos seus assessores.

IVALDO GOMES FALA DO BOICOTE AO SHOPPING INTERMARES

Ivaldo Gomes que é respeitado professor de yoga, passeia bem em outros campos do nosso cotidiano e sem rodeios sempre se manifesta nas redes sociais. Desta feita ela fala da verdadeira novela que se tornou a construção do Shopping Intermares: ‘O engraçado, para não dizer trágico, é que o dono do Manaíra Shopping e Mangabeira Shopping, tão decantado empresário capitalista não quer concorrência contra ele. Ou seja, na prática ele quer que socialisticamente a gente só compre nos shoppings dele. Por quê? Concorrência é salutar meu caro. Até pra mostrar ao povo da Paraíba o que é realmente um SHOPPING e não aquele amontoado de puxadinhos em que se transformou o Manaíra Shopping.’

IVALDO GOMES FALA DO BOICOTE AO SHOPPING INTERMARES II
E continua Ivaldo Gomes: ‘Um prédio horroroso, cheio de falhas na construção e com um acabamento medíocre. Eu evito o máximo possível de ir lá. Até porque eu não confio na obra que está erguida ali. Tenho medo de ser tragado por um grande acidente. Quer comprovar o que eu estou dizendo, dê uma andada pelo lado interno do Manaíra Shopping. Naqueles lugares que só anda o pessoal da manutenção. Contaram-me que é caso para preocupação e muita. Só não se preocupa as autoridades que deveriam fiscalizar toda aquela obra. Que começou errado e vem errado desde o início. Que o diga o Rio Jaguaribe. Que venha o novo Shopping de João Pessoa. 70 milhões em impostos 4 mil empregos’.

LOURDINHA LUNA FALA DOS ANOS 30 E DA CIDADE DE PRINCESA ISABEL

Caro amigo Pedro Marinho: o jornalista Victor do Espírito Santo foi a Princesa, a mando do seu jornal (Zeamérico não se lembrava qual era) fazer uma entrevista com José Pereira. Surpreso com o apogeu dos revoltosos, em armas, munição, alimentos, remédios e meios de divertimento (baile todas as noites para a turma que não estava em combate). Foi a Piancó e registrou a miséria sob todos os aspectos das forças legalistas. Voltou ao Recife e foi convencido a vir a capital e contar ao Presidente o que vira nos dois contingentes. Foi nessa hora que João Pessoa disse: “Meu desejo é que essa guerra termine, seja prá qual lado penda a vitória…” Dizia José Américo que o Presidente o recebeu em sua residência e a visita foi documentada. Eu é que fiz essa ilação: será que foi Antônio Pessoa que o estimulou a revelar ao maior interessado o que documentou no Sertão e o jornalista aceitou e veio. São conjeturas que podem ter um cunho de verdade.

LOURDINHA LUNA FALA DA GRATIFICAÇÃO DE PERICULOSIDADE PARA OS POLICIAIS

Esta semana depois de ler que o senador Cássio tinha apresentado uma PEC criando uma gratificação de insalubridade para os policiais brasileiros, Lourdinha Luna se manifestou nas redes sociais criticando o senador paraibano. Lourdinha a partir deste ponto: ‘Por que o pensamento dos políticos muda tão de repente. No governo de Cássio, na Paraíba, a policia morria de fome. Acampava na Praça João Pessoa, em frente ao Palácio, reivindicando aumento, e o governador evitava despachar no Palácio da Redenção, para assim ficar longe deles, que pelo cansaço desistiam da greve. Agora, que, nenhuma administração tem condições de dar um R$ centavo de aumento, o senador fala em adicional de periculosidade.’ Lourdinha, pior que todo mundo sabe que qualquer iniciativa que envolva gastos é de iniciativa exclusiva do Poder Executivo. Mesmo que o parlamentar pudesse legislar sobre tal matéria, considerando o que vem pregando a equipe econômica do Governo que cada dia aperta mais as despesas, tal PEC neste momento seria de todo inoportuna, sem falar que o tucano Cássio jamais teria sucesso nessa empreitada junto à gestora petista. Pode-se dizer que tal PEC realmente é para inglês ver, ou não, pois vai morrer no nascedouro, pois o mesmo já consegui o que queria grande visibilidade na mídia.
PENSAMENTO

Do livro Invenções e descobertas em estilo cordel de Daudeth Bandeira e José de Souza Dantas:

‘Pilão é um instrumento primitivo e africano, tem mais de duzentos séculos, ninguém sabe qual é o ano que ele foi inventado pra ser tão utilizado hoje pelo gero humano.’

Esta coluna é publicada no blogdopedromarinho.com e em quatro portais.