Pular para o conteúdo

Blog do Vavá da Luz

PAPO D’SQUINA (com Pedro Marinho)

Papo d‘ Esquina


 O PARQUE PARAHYBA, AS SUAS NECESSIDADES E O POUCO CASO DO PREFEITO

Há Quase um mês depois de concluir a primeira etapa do Parque Parahyba, um espaço com 150 mil metros quadrados, o governador Ricardo Coutinho, entregou a obra para uso e lazer da nossa população, que de imediato adotou aquela área para caminhada, praticas esportivas, passeios de bicicletas, skates, mães passeando com carrinhos de bebes e também para passeio dos cães com os seus donos. O fato poderia ser bem interessante, mas por conta do descaso da Prefeitura da capital, vem acontecendo exatamente o contrário, aquele equipamento se tornou um problema. Sempre alegando os mais diversos motivos, os secretários municipais não querem fazer nada pelo parque, que sofre com falta de lixeiras – as poucas existentes, foram colocadas pelos moradores – e estas sempre cheias já que os carros da Emlur passam ali diariamente e simplesmente ignoram, como se aquele espaço não existisse no mapa da cidade.

O PARQUE PARAHYBA, AS SUAS NECESSIDADES E O POUCO CASO DO PREFEITO II

Falta ainda limpeza dos canais, pois as águas estagnadas com lixo e muita vegetação aquática, simplesmente não seguem pelo canal em direção ao mar. Falta de pessoas habilitadas s para fazer plantio de mudas, já que o espaço se encontra muito carente de verde e a vegetação ajudaria a atrair a fauna, pássaros e animais como sagüins e outros. Outro fato que tem trazido muita preocupação aos frequentadores diz respeito ao comércio ilegal de lanches e outros. Os vendedores ocupam as calçadas e alguns deles com os seus carros, as vagas nos estacionamentos que seriam apenas para os freqüentadores, chegando alguns desses vendedores a ocupar uma vaga com o carro a outra colocar pedras para que ninguém estacione e ele possa ali colocar cadeiras e mesas. Outra reclamação freqüente é a falta de guardas municipais, que têm como obrigação principal por lei, cuidar do patrimônio público e até hoje não apareceu nenhum deles numa área que é freqüentada diariamente por centenas de pessoas.

O PARQUE PARAHYBA, AS SUAS NECESSIDADES E O POUCO CASO DO PREFEITO III

Este aprendiz de digitador imagina que se trata de pensamento mesquinho e visão caolha do senhor Luciano Cartaxo, certamente chateado em razão de o Governador Ricardo Coutinho ter feito uma obra que era da sua competência e responsabilidade e agora em represália o mesmo e os seus secretários, estão ignorando o parque que hoje é um orgulho para a nossa cidade. Não tem jeito, se as coisas continuarem assim com o Prefeito Cartaxo fazendo pouco caso e deixando de cumprir as suas obrigações, só restará a Associação dos moradores do Bessa, ingressar na Justiça com uma ação de obrigação de fazer, o que convenhamos seria bem desconfortável e até desmoralizante para o gestor municipal.

DEPOIS DE CONVERSAR COM O PREFEITO VEREADORA RAÍSSA SE DIZ SATISFEITA

Após desabafo na imprensa sobre a falta de atenção que o prefeito Luciano Cartaxo (PSD) dá a sua base aliada, a vereadora Raissa Lacerda (PSD) foi recebida por ele e recebeu a garantia de que os salários de servidores comissionados que estão atrasados desde janeiro, serão pagos este mês. “Conversei com o prefeito e disse que a única coisa de quero é que as pessoas que estão trabalhando recebam de forma digna, porque chegam contas para elas. Ficou firmado o compromisso, que aguardassem até o dia de 31, que essas pessoas iriam receber”. Na verdade logo depois Luciano Cartaxo já foi acusado pela imprensa de que na eleição teria contratado em caráter excepcional vinte mil pessoas e logo depois da eleição sem dó ou piedade exonerou a todos, ou seja, em tese só queria mesmo os votos dos pobres cotados. Agora a acusação é que não vem pagando nem mesmo aos poucos que continuam a trabalhar. Assim é dose.

SE DEPENDER DE CARTAXO A FALÉSIA DO CABO BRANCO VAI RUIR TOTALMENTE

Por falar em Luciano Cartaxo, ele durante todo seu primeiro mandato, assistiu de camarote a erosão consumindo a falésia do Cabo Branco e passou todo aquele tempo se fazendo de desentendido, dizendo que estava fazendo estudos e buscava verbas para adotar as providencias cabíveis. Ledo engano. O fato é que na sua gestão por duas ou três vezes ocorreram queda de boa parte daquela barreira, principalmente ali próximo ao farol que sempre foi uma atração turística. Agora já no segundo mandato eis que agora a secretária de Planejamento Daniella Bandeira explica que a prefeitura, em agosto de 2016, tentou realizar, em uma única licitação, contratar empresa especializada para realizar o Estudo de Impacto Ambiental (EIA-RIMA) que ainda está pendente, bem como empresa para executar a obra da primeira etapa. Porém, o Tribunal de Contas do Estado (TCE) teria pedido a extinção desta licitação compacta para que fossem feitas licitações separadas para cada procedimento. O fato é que só daqui a três meses será feito a licitação para se fazer ainda o estudo de impacto ambiental e a obra, a obra pelo visto vai para as calendas gregas.

HOJE – LANÇAMENTO DE CD “QUIOSQUE DA POESIA V

NESTE SÁBADO, 25/03, ÀS 14H, NO QUIOSQUE DO ARRUDA – PRAIA DO BESSA-Direção Musical de Bebé de Natércio, – Gravado no Estúdio Som Du Mato.“Uma super coletânea de compositores, poetas e intérpretes que carregam poesia na veia e o nordeste no sangue”.Estão presentes nesta seleção, os cantores e compositores:- MÚSICAS:1- SE FOSSE BOM – Taymara( Comp. Melchior Machado);2- ENGENHO OLHO D’ÁGUA- Adilson Medeiros(Comp. Adilson Medeiros, Marcelo Piancó e Ricardo Ataíde); 3-3- JUAZEIRO FORTE – Manoel Carlos(Comp. Manoel Carlos);4- AMOR É ASSIM – Bira Delgado(Comp. Bira Delgado)5- ESSE DILEMA – Léo Brasil(Comp. Léo Brasil);6- MULHER DE INFERNIA- César Amaral(Comp. César Amaral e Antônio Amaral);7- PASSARADA- Roberto Araújo(Comp. Roberto Araújo);8- AÇUDE VELHO – Adilson Medeiros(Adilson Medeiros e Ricardo Ataíde);9- BELA MORENA- Int. Cicinho Medeiros(Comp. Bebé de Natércio e Marcos Maia);10- LÁPIS DE COR- Int. Chico Luís(Comp. Nanado Alves);11- BEM DO MEU LADO – Int. Saulo Lacerda(Comp. Ilmar Cavalcante e Nelson Nunes);12- VOU TRABALHAR – Melchior Machado(Int. e autor);13- POTE DE BONDADE – Roberto Cajá(Autores Roberto Cajá e Nelson Nunes);14- TARDES DE AUGUSTO- Adilson Medeiros(Comp. Adilson Medeiros e Marcelo Piancó);15- PENSANDO QUE É PORTA – Roberto Cajá(Comp. Roberto Cajá, Nelson Nunes e Damião Lima);16- DE AVESSOS – Meire Lima(Comp.Bebé de Natércio).

FINALMENTE NA SEGUNDA-FEIRA O ENCONTRO DO PMDB

O membro da executiva estadual do PMDB e ‘braço direito‘ do presidente, senador José Maranhão, Antonio de Sousa, confirmou a reunião do partido para a próxima segunda-feira (27), falou da situação do senador Raimundo Lira e destacou que o PMDB quer ter candidatura própria para 2018. A reunião foi confirmada nesta sexta-feira (24), para a próxima segunda (27). Na mesma nota o tesoureiro de forma confusa, diz que em 2018 deverá ser mantida a alianças de 2016, ou seja, nas entrelinhas fica claro que Loção Cartaxo estaria descartado para o Governo do Estado, já que o PMDB teria candidato, pelo menos foi esta a leitura feita por este ignaro digitador..

DILMA A GERENTONA

Para empurrar Dilma Rousseff de goela abaixo junto ao eleitorado, o então presidente Lula, mesmo conhecendo as condições precárias da Petrobras, gritava aos quatro cantos, que ela Dilma, que era a dirigente maior Petrobras era uma ‘Gerentona’. Como tenho gente minha que trabalha na Petrobras, sempre soube dos desmandos da Senhora Dilma Rousseff à frente da Petrobras e sua conhecida incompetência para gerir qualquer coisa, tanto que no passado, no Estado de Minas Gerais, mais precisamente em Belo Horizonte, a mesma montou duas lojas populares, daquelas que vendem ao preço de R$ 1,99 e pasmem, conseguiu a proeza de falir as duas. Como Lula tenta sempre tenta bancar o engraçadinho, quando ele apresentou a dita cuja como ‘Gerentona‘ eu de cara já percebi a maldade do apelido, ele ali insinuava outro atributo dela e claro não tendo nada a ver, com eventual competência da mesma. Não sei se me fiz entender, ou me enrolei na explicação como ela Dilma costuma fazer.

AMADOR RIBEIRO NETO RECEBEU HOMENAGEM DA CMJP NESTA QUINTA-FEIRA

A Câmara Municipal de João Pessoa homenageia com o Título de Cidadão Pessoense o professor doutor da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), poeta e crítico literário Amador Ribeiro Neto. A solenidade é uma propositura do vereador Lucas de Brito (PSL) e aconteceu nesta quinta-feira (23), às 15h, no plenário da Casa.Amador Ribeiro Neto é natural de Caconde, interior do estado de São Paulo. Em 1991, radicou-se em João Pessoa, cidade que elegeu para trabalhar e viver. Graduou-se em Letras, é Mestre em Teoria da Literatura e Literatura Comparada pela Universidade de São Paulo (USP), além de Doutor em Comunicação e Semiótica pela PUC-SP. Como professor do curso de Letras da UFPB, leciona Literatura Brasileira, Teoria da Literatura e Literatura Comparada.“A Casa de Napoleão Laureano irá prestar esta justa homenagem ao Professor Doutor Amador Ribeiro Neto pelos relevantes serviços culturais e literários prestados à sociedade pessoense”, justificou Lucas de Brito. Como professor, poeta e crítico literário, Amador é grande entusiasta da produção artística paraibana, em suas múltiplas manifestações, do teatro ao cinema, passando pela música popular e pelas artes plásticas, em especial a literatura local.É autor das obras “Lirismo com siso: notas sobre poesia brasileira contemporânea”, “Poetas da Paraíba” – publicação digital do site Zunái -, “Epifania da poesia: ensaios sobre haicais de Saulo Mendonça”, entre outras. Atualmente prepara o novo volume de “Ensaios críticas sobre a poesia paraibana contemporânea”, livro que abordará a nova geração de poetas do Estado.
SE LULA VOLTASSE A PRESIDÊNCIA DA REPUBLIC, CONTARIA COM O APOIO DE QUAIS PARTIDOS?

No caso de Lula ser candidato, caso ainda esteja elegível, claro ele vai buscar alguém de Minas ou São Paulo como vice. Restaria saber apenas, se num aborto da natureza, Lula se elegesse como atuaria junto ao legislativo, iria ter na sua base de apoio o PMDB, que acusa todo tempo de legenda golpista e que tirou Dilma da presidência, ou seus arquirivais PSDB e Democratas? Sem essas três maiores agremiações partidárias, o governante ficaria refém dos pequenos partidos e de eventuais parlamentares avulsos, que apoiaram a gestão, mas sempre na base da velha prática é dando que se recebe. Teria claro, como fiéis aliados, os parlamentares do PT nas duas Casas Legislativa, mas dizem os entendidos, que em razão do desgaste sofrido nos últimos anos pelo PT, a bancada existente seria bem reduzida em 2018, por exemplo, dos dez senadores petistas, seis deles estarão buscando a reeleição e tudo leva crer que nenhum conseguirá tal intento, ficaria então o PT com quatro senadores apenas. Sem uma reforma política seria com uma base frágil assim, nem Lula e nem ninguém governaria o Brasil. É sempre bom lembrar Fernando Collor e mais recentemente Dilma Rousseff.

EFRAIM FESTEJA LIBERAÇAO DO FGTS

O líder do Democratas na Câmara, Efraim Filho (PB), comemorou a liberação de R$ 21,344 milhões das contas inativas do FGTS na Paraíba. “Esse é um dinheiro que é injetado na economia, na vida real das pessoas, servindo para pagar dívidas, fazer investimentos, pagar a escola dos filhos, a conta da farmácia e colocar o pão na mesa”, comentou o líder.No total, 23.261 trabalhadores foram agraciados com o dinheiro do FGTS até agora na Paraíba. Os saques de recursos do fundo estão autorizados desde o dia 10 de março e o mês de liberação depende da data de nascimento dos trabalhadores. Ao comentar a injeção de recursos na economia, Efraim falou que os governos anteriores ficavam com esse dinheiro do trabalhador para cobrir as contas do próprio governo, mas desta vez foi diferente. “Agora este dinheiro do FGTS conseguiu chegar na ponta, no cidadão que precisa de soluções para enfrentar os problemas do seu dia a dia”, disse ele.

PINÇADOS DAS REDES SOCIAIS
BANDALHEIRA E PROMISCUIDADE NA NOSSA POLÍTICA JOÃO ALBERTO BORGES
Até quando Deus Pai todo poderoso, haverá de perdurar nos umbrais dos Três Poderes da União, tanto palavrório, tanta verborragia, tanta patifaria, tantas falcatruas, embustes, roubalheira praticada por escroques palacianos dispostos a reverter os verdadeiros conceitos Democráticos em bandalheira e promiscuidade, como meio ferir e insultar o Direito de cidadania do povo brasileiro. Quanta hipocrisia! Quanta venalidade! Quanto demérito para tamanha farsa envolvida no manto da investidura no Poder. Fora seus gatunos, para que possa mais uma vez, fluir os conceitos das garantias individuais, preconizados na Declaração Universal dos Direitos e Deveres do Homem e do Cidadão.
VIVA A TERCEIRIZAÇÃO – ALBERGIO GOMES MEDEIROS

Enfim o país, com essa aprovação da irrestrita terceirização, dá um grande passo para entrar na pós-modernidade, e integrar-se ao competitivo “mercado de trabalho” reinante nos países de primeiro mundo. A medida, que já vem atrasada, redundará, sem dúvida, na geração de mais empregos. Que venha a flexibilização da bolorenta legislação celetista, assim como das esparsas, que são milhares. Menos “paternidade”, reserva de mercados e mais empregos!
LEGISFEROCIDADE! – VIRGOLINO DE ALENCAR

No Brasil, há verdadeiros ferozes legisladores, tomados de uma legisferocidade. Se não bastasse nossa Constituição Federal ser uma Carta que, mais do que estabelecer princípios para uma nação, representa um verdadeiro regulamento estatutário, temos ainda Leis Complementares, Leis Delegadas, Decretos, Medidas Provisórias, Estatutos, Portarias, Instruções Normativas, Pareceres Normativos e até Ordens de Serviços Normativas. Na minha vida funcional, vi autoridades baixar Ordem de Serviços contendo matéria legislativa, ou seja, impondo procedimentos exclusivos de Leis.Quando o Poder quer atingir um objetivo vinculado a seus desígnios, os atos adquirem eficácia, na força.Quando isto não acontece, quando não interessa aos poderosos, nós temos o Instituto da Leis que não pegam.Viram letras mortas.Só que a falta de sua aplicação pode causar mortes.
Esta coluna é publicada em no blogdopedromarinho.com e em três portais

 

2 comentários em “PAPO D’SQUINA (com Pedro Marinho)”

  1. O sr. Luciano Cartaxo pode outorgar o título de pior Prefeito da cidade de João Pessoa das últimas gestões. Devido a intransigência, radicalismo, egoísmo diferentemente do grande gestor que é o governador o sr Luciano conseguiu com sua péssima administração lograr sua reeleição. As poucas obras de evidência do Prefeito são marcadas por falhas estruturais do acabado inacabado, donde a imperfeição predomina. Não sendo extensivo cito apenas duas obras estruturantes tais como: o Parque Solon de Lucena e essa obra da Beira Rio, tanto o acesso ao Altiplano que se fosse baixar o nível diria ser uma cagada de Vaca como a ciclovia que fechou todos acessos de retorno praia centro e vice versa da avenida como que só circulasse bicicletas. Paro por aqui pois ao comentar erroneamente dirigindo, acabei de cair e danificar o carro em HUM dos mil buracos da nossa rede de ruas e avenidas abandonadas pelo prefeito e reclamadas pelo IPTU que talvez ele mesmo o propio entre na justiça por não ser aplicado devidamente. Abraços e fui

  2. Hoje vemos que a melhor maneira de governar uma cidade, é ignorando o trabalho e abadonando qualquer obra de um adversário político.

Não é possível comentar.