Pular para o conteúdo

Blog do Vavá da Luz

PAPO D’SQUINA (com Pedro Marinho)

 AVENIDA EM TAMBIÁ DEVE VOLTAR A TER O NOME DA PRINCESA ISABEL
Solitariamente aqui neste espaço fiz severas criticas a Câmara de Vereadores de João Pessoa, em razão da inexplicável mudança realizada na Rua Princesa Isabel, em Tambiá, quando por iniciativa do vereador Durval Ferreira, de forma leviana e sem nenhum respeito a memória da cidade, foi modificado parte do nome da citada via, que recebeu o nome Doutor Leonardo Lívio Ângelo Paulino, um falecido servidor do TER. Hoje tomei conhecimento que al. A 2ª Promotoria do Meio Ambiente e Patrimônio Social de João Pessoa concedeu um prazo de 10 dias para que a Câmara de Vereadores e a Prefeitura da Capital para apresentarem, por escrito e mediante documentos, as medidas eventualmente tomadas para sanarem a irregularidade ou ilegalidade verificada na alteração da denominação da Avenida Princesa Isabel para Avenida Dr. Leonardo Lívio Ângelo Paulino. Durante a audiência, o procurador da Câmara informou que a modificação do nome da Avenida Princesa Isabel ocorreu apenas no trecho compreendido entre as Avenidas Monsenhor Walfredo Leal e a Getúlio Vargas e que a alteração se deu por projeto de lei do vereador e presidente da Câmara, Durval Ferreira, e que a iniciativa contou com uma consulta realizada junto a alguns moradores da Avenida Princesa Isabel e ao Tribunal Regional Eleitoral, bem como no pleito formulado por familiares do homenageado.
AVENIDA EM TAMBIÁ DEVE VOLTAR A TER O NOME DA PRINCESA ISABEL

Dia desses um amigo jornalista me indagava, para que servem os vereadores, afora esse repetido chavão, de que os mesmos fiscalizam o gestor e aprovam leis? Naquela ocasião, antes que eu respondesse a sua indagação, ele o colega foi logo dizendo: ‘Para nada’. Hoje posso dizer que aquele colega estava redondamente enganado, os vereadores servem sim, para fazer barbaridades como esta, que agora a Justiça em boa hora repara. O senhor Durval Ferreira precisa aprender a respeitar as leis e principalmente a memória de nossa cidade. Aliás, seria bom também algum m tipo de penalidade para o dito cujo, pois apenas retornar o nome da Princesa Isabel é muito pouco e vai sair barato para ele Durval e todos os outros vereadores que aprovaram tal excrecência. Quanto a homenagem ao senhor Leonardo Lívio Ângelo Paulino, que seu nome, como qualquer um outro, passe a figurar numa rua ainda sem nome, num dos novos conjuntos residenciais de nossa cidade.

PROJETO ACORDO CULTURAL REALIZA PINTURAS DE PÉDIOS HISTÓRICOS

O Projeto “Acordo Cultural” vem realizando uma excelente ação de cidadania no largo de São Pedro Frei Gonçalves e Praça Antenor Navarro em comemoração a preservação com revitalização de pinturas de fachadas de casarões do centro histórico da capital paraibana.A coordenadora do Projeto “Acordo Cultural “ Cassandra Figueiredo destacou a importância da ação não apenas em pintar, mas sobretudo a importância da parceira pública privado (PPP) com responsabilidade social em preservar o centro histórico. Digna de todos os aplausos tal inciativa, mas seria muito bom que não se limitasse apenas aquele espaço da Praça João Suassuna, ou seja que tal trabalho se estendesse a outros prédios antigos, principalmente aquele belo conjunto arquitetônico na descida do Ponto de Cem Reis para o comércio, onde num dos imóveis citados, funciona há décadas o Caldo de Cana Querubim. Aqueles prédios todos iguais, foram construídos em 1910, portanto, há mais de um século e se fossem pintados cada uma com uma cor diferente, ficariam belíssimos.

SERVIDORES DA PREFEITURA DE JOÃO PESSOA RECLAMAM QUE NÃO ESTÃO SENDO REPASSADOS OS RECURSOS DA PMAQ

Lançado em 2011, com 95% de adesão dos municípios brasileiros o Programa Nacional de Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica (PMAQ) tem como objetivo incentivar os gestores e as equipes a melhorar a qualidade dos serviços de saúde oferecidos aos cidadãos do território. Para isso, propõe um conjunto de estratégias de qualificação, acompanhamento e avaliação do trabalho das equipes de saúde e elevando o repasse de recursos do incentivo federal para os municípios participantes que atingirem melhora no padrão de qualidade no atendimento.

SERVIDORES DA PREFEITURA DE JOÃO PESSOA RECLAMAM QUE NÃO ESTÃO SENDO REPASSADOS OS RECURSOS DA PMAQ II

Pelo menos aqui em João Pessoa as normas estabelecidas pelo PMAQ não vêm sendo seguidas e respeitadas, pois vários servidores da área da saúde da nossa Prefeitura nos procuraram, para denunciar que desde janeiro, a Prefeitura não repassou um único centavo da verba enviada mensalmente, mesmo tendo já recebido o mês de outubro, conforme informações do próprio órgão repassador, tendo os servidores prejudicados e também o blog, um áudio, em que uma atendente da PMAQ, confirma o repasse do que eles denominam de competência dez, que se refere ao mês de outubro. Os servidores da área da saúde da Prefeitura da capital, revoltados, reclamam que apesar do recebimento, a Prefeitura da capital, não estaria repassando os recursos oriundos da PMAQ, cuja verba é distribuída 60% para manutenção dos equipamentos e 40 para servir de gratificações para os servidores da área.
QUEM SE DIZ HONESTO SE TIVESSE OPORTUNIDADE RESISTIRIA AOS MILHÕES DAS PROPINAS?

Nós escutamos a toda hora, severas e justas criticas a classe política em razão dos sucessivos escândalos em que se envolvem, escapando desse lodaçal muito poucos deles. Os críticos são exatamente aqueles eleitores que a cada dois anos vão as urnas e votam – diria eu – de forma absolutamente irresponsável e descomprometida, muitos em razão de favores pessoais e outros – pasmem – até por acharem aqueles candidato com imagem bonita, sem jamais se preocuparem em levantar a vida pregressa daqueles que buscam os votos. Ora, ora, ora os políticos que roubam e recebem propina, foram colocados nos respectivos mandatos pelo povo, muitos – quem sabe – até mesmo em razão de identidade de condutas, entre ele o eleitor e aquele votado e eleito. O danado é que esses mesmo eleitores ficam depois pregando honestidade e malhando para valer aqueles que são flagrados na pratica do roubo e do recebimento de gordas propinas. Esse negócio de roubar ou se corromper é bem complexo e gera muita discussão, pois a gente sequer tem certeza da honestidade daqueles que criticam os desonestos, pois o cara na sua vida jamais teve oportunidade de ocupar algum cargo importante e, portanto soa meio sem convicção o mesmo viver gritando aos quatro cantos que é honesto. Será que se tal pessoa viesse a ser nomeado para algum cargo estratégico, resistiria aos milhões das propinas?
TODAS SÃO IGUAIS PERANTE A LEI, MENOS RENAN CALHEIROS.

Na segunda e na terça-feira procurado insistentemente pelo oficial de Justiça para tomar conhecimento da liminar determinando o seu afastamento da presidência do Senado, Renan Calheiros não só se recusou a receber a notificação, como resolveu não atender a liminar, ou seja, permaneceu à frente do Senado Federal, informando que iria esperar a quarta-feira quando os ministros do Supremo iriam decidir o seu caso. Confesso que a recusa do Senador Renan e também da Mesa Diretora do Senado em aceitar a liminar me soou bem estranha. Agora depois da votação, chego a conclusão que Renan ao se rebelar na terça-feira, o fez certamente combinado com gente graúda do STF, pois se não fosse assim, o mesmo não atreveria a tanto. Infelizmente constatamos que todos são iguais perante a lei….Com exceção de Renan Calheiros. Em tempo: Fontes ligadas ao STF garantem que participaram da armação pró-Renan políticos do PSDB, PMDB e PT, e até o Palácio do Planalto.

DEPUTADO DO RIO GRANDE DO NORTE GOSTARIA DE TER RICARDO COUTINHO GOVERNANDO AQUELE ESTADO

O deputado estadual pelo Rio Grande do Norte, Kelps Lima (SD), em vídeo publicado pela imprensa se mostrou indignado com as declarações do governador de seu Estado, Robinson Faria (PSD), de que se o servidor público que queira ter o 13º salário, terá que fazer um empréstimo pessoal, algo que os paraibanos já vivenciaram, na gestão de Cássio Cunha Lima (PSDB) O governador do Rio Grande do Norte se encontra tão aflito que atpé tentou juto ao Tribunal de Justiça daquele Estado um repasse na ordem de R$ 100 milhões e quando tudo já estava acertado com o presidente do Tribunal eis que a Associação dos Magistrados ingressou com uma representação junto ao Conselho Nacional de Justiça, que proibiu o repasse do valor para os cofres do Estado. Nesta semana o deputado, Kelps fez um comparativo do que acontece no Rio Grande do Norte, e na Paraíba, enfatizando o mesmo que aqui a realidade é outra. Ele citou que o governador Ricardo Coutinho (PSB) já havia anunciado data de pagamento para a segunda parcela do 13º aos servidores paraibanos, estando os salários estão em dia. E ainda arrematou que seria bom se Ricardo governasse por pelo menos seis meses o Rio Grande do Norte.
O GORILA E A ÁGUIA QUE ENFEITAM A PORTA DA PBTUR

O sempre antenado escritor Palmari Lucena nas redes sociais demonstrou toda sua indignação com um quiosque colocado na calçada da PBTUR, bem como um horroroso boneco de uma gorila e uma águia americana. Além de lamentar a poluição visual, Palmari contesta a privatização da calçada daquele órgão, já que fere o Código de Posturas de João Pessoa. Diz o nosso escritor, que a instalação do gorila e da águia por um empresário é inaceitável, esteticamente e legalmente.ao final Palmari ainda indaga: A propósito, cadê o alvará da PMJP? A privatização do espaço público contraria regras municipais e subestima procedimentos no que diz respeito a parcerias com o setor privado. Tem razão meu caro Palmari, fiquei com vontade de chorar, ao ver aqueles bonecos e fiquei a imaginar como se gastava mal o nosso suado dinheiro, ou seja, sem o devido respeito e zelo. Dias depois você mesmo esclareceu que se tratava de um empresário que pretende montar no nosso estado um parque e que aquele quiosque e a figuras eram apenas marketing. Tudo bem, graças a Deus é uma poluição visual temporária, já que se trata da publicidade de um parque. O que não ficou claro é como a PB-TUR aluga um espaço que não lhe pertence que é o passeio publico, ou seja, pertence aos pedestres.

AS DESASTROSAS GESTÕES PETISTAS – ALBERGIO GOMES MEDEIROS

O Brasil está passando por um momento bem perigoso, talvez dos mais limítrofes desde a saída dos militares. Todos os poderes de costas para maior parte da população, e travando um embate silencioso entre si; enquanto o país definha, não tivesse bastado todos os terríveis malefícios que os quase 14 anos das desastrosas administrações “lulopetistas”. As cercanias da Assembleia Legislativa carioca em pleno e franco campo de batalha nessa manhã, entre a população – que até dia desses se refestelava com Copa do Mundo, Olimpíadas, vantagens salariais, aumentos e o “diacho a quatro” que a ilusória e frugal administração estadual, encantada pelo “lulopetismo” -, e a polícia militar.Enquanto isso o crime organizado, cada vez mais fortemente armado, assiste de camarote. Momento delicadíssimo.

GOVERNADOR PIMENTEL NA PAUTA – CARLOS HENRIQUE ANGELO
Apesar de Renan ter furado a pauta, Fernando Pimentel continua agendado para amanhã no STF. Ele decretou hoje estado de calamidade financeira em Minas Gerais. Justamente o estado que foi deixado absolutamente no azul por Antônio Anastasia. Curioso é que os professores mineiros e seus sindicatos se engajaram com todas as forças pela eleição de Pimentel e Dilma. Pessoas que residem em Rondônia chegaram a receber ligações telefônicas de parentes professores de MG pedindo voto para Dilma. O que vão pensar sobre sua atuação agora, que podem ficar sem pagamento e até sem o 13º? Pois é, Carlos Henrique, sei bem que ai em Rondônia existem milhares de mineiros e que com certeza votaram em Dilma Rousseff a pedido dos parentes que se engajaram naquele Estado a favor de Fernando Pimentel, para hoje chegar a um Estado lamentável desse. Esse povo do PT por anda passa é como furacão arrasa tudo. No Rio Grande do Sul foi assim também, os gaúchos estão até hoje pagando a mesma conta.
Esta coluna é publicada no http:www.blogdopedromarinho.com e em quatro portais

1 comentário em “PAPO D’SQUINA (com Pedro Marinho)”

Não é possível comentar.