Pular para o conteúdo

Blog do Vavá da Luz

PAPO D’SQUINA (com Pedro Marinho)

JOSÉ MARANHÃO OU RAIMUNDO LIRA PODERÃO SER MINISTRO DE TEMER

O mundo político vive repleto de conversas de bastidores, que muitas vezes não passam de simples boatos lançados ao vento, até mesmo por aqueles que têm interesse que a noticia se materialize, ou mesmo por outros que de alguma forma tirariam proveito no caso de confirmação de tais noticias. Ontem surgiram duas dessas notícias carentes de confirmações futura, ou seja, a primeira é que José Maranhão teria deixado a Comissão que trata do Impeachment da presidente Dilma Rousseff, em razão de ter sido sondado para ocupar um ministério num eventual governo Temer, abrindo assim vaga para  Nilda Gondim,  genitora do deputado Vital do Rego, ficando então na primeira suplência o advogado Rooseveltt Vita,  que em razão dos relevantes serviços prestados ao PMDB paraibano,  também  teria também vez no Senado, passando por lá um certo período. Outra noticia é que quem também poderia vir a se tornar ministro seria  o presidente dessa mesma Comissão, Senador Raimundo Lira, abrindo assim vaga para o ex-vereador Tavinho Santos, que hoje figura na primeira suplência e ocupa um cargo na gestão de Ricardo Coutinho.

 CIDA RAMOS DEVERÁ SER ANUNCIADA COMO CANDIDATA DO PSB PARA DISPUTAR A PREFEITURA DA CAPITAL  

A secretária Cida Ramos revelou que até a próxima semana, a sua candidatura será oficializada pelo Diretório Municipal do partido. Ela comentou que o PSB organiza uma grande festa com as presenças de Estela Bezerra, João Azevedo e o governador Ricardo Coutinho e outras figuras do Jardim Girassol. A socialista fez questão de ressaltar que o partido segue unido para a disputa e que todos os socialistas têm convicção que o momento é de união para que possam alcançar o objetivo que é a Prefeitura de João Pessoa, conquista  fundamental para a disputa de 2018, quando teremos duas vagas para o Senado e ainda os cargos de governador e vice-governador, afora os cargos minoritários. O fato é a vitória agora em outubro próximo, poderá ser muito importante para 1018, pois João Pessoa conta hoje com 16,47% de todo eleitorado do Paraíba, ou seja,  482.688 eleitores.

EFRAIM TAMBÉM DESEJA SER O CANDIDATO APOIADO PELO GOVERNADOR

Mesmo com a eventual indicação de Cida Ramos, não faltam candidatos desejando as bênçãos do governador Ricardo Coutinho para se lançar na disputa da Prefeitura da capital em outubro vindouro. Logo após a desistência de João Azevedo, o deputado federal Efraim Filho (DEM) já foi logo colocando o nome dele à disposição do grupo do governador Ricardo Coutinho (PSB) como opção para disputar a Prefeitura de João Pessoa. Efraim lembrou a fidelidade de sua legenda ao projeto de RC 2010. O fato, porém é que o grande trunfo de Efraim Filho é que com uma eventual vitória sua a Prefeitura, se abriria vaga na Câmara Federal para Edvaldo Rosas (PSB), primeiro suplente da coligação, o que na verdade é um velho sonho de Rosas e do próprio Governador Ricardo Coutinho.

LUCAS DE BRITO TAMBÉM DESEJA SER PREFEITO

Mas os pretendentes não param por ai. O vereador pessoense, Lucas de Brito, que já pertenceu aos Democratas e hoje atua no PSL, revelou que a base aliada do PSB precisa oferecer opções que possam substituir a pré-candidatura de João Azevedo. Ele disse que o PSL coloca o nome dele Lucas à disposição.  Ele mesmo sabendo que existem estudos para se lançar o nome de Cida Ramos, disse que o nome escolhido, precisa passar por uma avaliação sobre “rejeição, perspectiva de crescimento e símbolo de renovação”.. Lucas de Brito, apesar de jovem é um político bem preparado intelectualmente e um dos mais brilhantes vereadores de nossa capital.

 O JOGO SUJO DA EMPRESA DE TELEFONIA  OI

Uma amiga da coluna, que pediu para não ser identificada, ficou desempregada e por conta disso acumulou diversas dividas,  inclusive junto aos seus cartões de crédito e passou a ser  importunada por essas empresas de cobranças, todos os dias, inclusive fins de semana e no período noturno num verdadeiro abuso de tais empresas, que ferem frontalmente a lei, que não permite que se pratique cobranças nesse horários e dias. O fato é que tal senhora novamente no mercado de trabalho vem paulatinamente colocando em dias as suas dividas, mas em razão das inoportunas e insistentes cobranças, que poderiam lhe prejudicar no seu novo trabalho, resolveu trocar o chip do seu aparelho telefônico e para sua surpresa, eis que em apenas uma semana, uma empresa de cobrança ligou para a mesma, ou seja, já dispondo do novo numero dessa denunciante.

O JOGO SUJO DA EMPRESA DE TELEFONIA  OI

Ora, essa OI já anda bem enrolada com a Justiça e com os Procons pelo Brasil afora e pode agora ser denunciada na Justiça, em razão de  passar para outras empresas, os nomes e telefones dos seus clientes, cujas informações podem perfeitamente caírem inclusive em mãos perigosas. Será que não já passou da hora de se dar um freio grande nessa empresa OI, cujo dono é um estrangeiro que imagina que pode fazer tudo que quiser aqui no nosso país. Com a palavra as autoridades, inclusive o deputado João Gonçalves, que preside uma CPI contra as empresas de telefonia e poderia acrescentar ao seu relatório, mais esse grave abuso cometido por tais empresas, a cessão irregular dos dados dos seus clientes.   

 CHEFE DA AGU APRESENTA RELATÓRIO DESFAVORAVEL SOBRE AS OBRAS DA LAGOA

O chefe da Controladoria Geral da União (CGU), Gabriel Aragão Wright, diante da justificativa da Prefeitura da capital de que a Caixa Econômica Federal não teria encontrado irregularidades nas obras da Lagoa, explicou que o peso entre o ofício da Caixa e o relatório da CGU referentes a obra de revitalização do Parque Solon de Lucena (Lagoa) são consideravelmente diferentes.. O chefe da CGU revelou que os critérios utilizados são diferentes. “A Caixa Econômica Federal, ao fazer fiscalizações, ela o faz muito mais dentro dos contratos de repasse para ver o andamento da obra, as fases em que a obra está sendo executada, isso, inclusive, está no próprio manual da Caixa Econômica Federal. Então, ela verifica as fases que estão sendo realizadas. Muitas vezes, inclusive está no manual (da Caixa), se utilizam de exames visuais. Já a Controladoria Geral da União utiliza critérios técnicos para a auditoria de programas”, esclareceu. Disse ainda Gabriel que a CGU jamais trabalharia com ‘achologia’, já que o seu relatório tem embasamentos concretos, inclusive, nesse ponto específico tivemos o auxílio do Exército Brasileiro. Fica cada dia mais difícil a Prefeitura explicar onde forma parar os 10 milhões e as 200 mil toneladas de entulhos que diz ter retirado da Lagoa. 

O ABUSO DO CARREFOUR

Há anos que a Empresa Carrefour localizada na Rodovia Pedro Gondim ou estrada de Cabedelo – como querem alguns – vem abusando da paciência das pessoas e ferindo a legislação de trânsito, sem que nenhuma providencia seja tomada pelas autoridades competentes. O fato é que eles diariamente permitem que uma frota de carretas que vão descarregar no seu depósito na rua lateral, NA Rua Leocádio Ribeiro Coutinho, permaneçam quase o dia inteiro tomando uma pista inteira das duas existentes e assim prejudicando o fluxo dos veículos, piorando o problema quando um dos motoristas dessas  carretas, resolve entrar de ré implicando em sucessivas manobras e a paralização total do trânsito por alguns minutos naquela área.  Ora, odo mundo sane que o Carrefour tem um terreno enorme onde fica o seu posto de combustível e tais carretas poderiam ficar ali estacionadas, até a hora de entrarem no depósito, cuja entrada poderia ser feita, bastaria se abrir um grande portão internamente, sem a necessidade de se ocupar a estreita via lateral e que já tem um grande movimento de veículos. Com a palavra a Semob,  cujos guardas andam bem sumidos .

A ALAGAÇÃO NA RUA LEOCÁDIO RIBEIRO COUTINHO

Por falar na Rua Leocádio Ribeiro Coutinho no sentido contrário a garagem do Carrefour,  nas proximidades do o Depósito dos Correios, basta chover que o trecho fica todo alagado, parecendo um verdadeiro rio, certamente por falta de galerias fluviais ou se elas existem,  por falta de uma boa limpeza, pois a tendência é estragar todo o asfalto da via, bem como o calçamento que vem sendo colocado nas ruas que cortam a citada via, que mesmo antes de serem inaugurados podem se estragar com o volume de água parada. Difícil ao certo é saber se a responsabilidade é da Prefeitura, no que diz respeito à limpeza das galerias, ou da Cagepa, pois se for dessa última, a questão é bem grave,  pois o pavimento que vem sendo colocado nas ruas ali, próximas vem sendo feito pela Suplan e ai ficará definitivamente comprovado um  verdadeiro desencontro entre a Suplan e a Cagepa, ou seja, uma constrói e a outra destrói. O dolorido é que tal festa acontece com o suado dinheiro de nós pobres contribuintes e demonstra a incapacidade dos entes público.

NA REFORMA DA PRAÇA 1817, DESNECESSARIAMENTE PREFEITURA SACRIFICOU MAIS UMA ÁRVORE.

Depois de quase dois anos após a demolição da Praça 1817, bem como  de um prédio que abrigava os engraxates,  a Prefeitura finalmente resolveu fazer a reforma daquele local,  na verdade apenas uma reforma cosmética que se limitou a calçada e uma escadaria com seis degraus, para acesso ao plano superior do local  e o plantio de mudas,  numa despesa total de quase R$ 100 mil. O ponto negativo é que os buracos existentes ali nas proximidades permaneceram todos abertos e foi utilizado a velha prática desta gestão, sacrificar arvores.

 

Na parte superior existia uma árvore que pelo seu formato, já que o tronco cresceu torto estava impedindo a passagem dos pedestres pela estreita calçada, porém exatamente pelo seu desenho, por ser uma árvore bem diferente, poderia ter sido retirada e replanta na Lagoa ou mesmo na Praça da Independência, mas os insensíveis técnicos da Prefeitura preferiram arranca-la e corta-la em pedaços, se juntando assim a centenas de outras árvores sacrificadas na atual gestão. Mas o pior dessa intervenção é que os engraxates que forma retirados do local, se instalaram nos poucos bancos existentes no Largo do Ponto de Cem Réis, num quadro horroroso para aqueles que frequentam ali e principalmente para os turistas que nos visitam.  Essa gestão vai como o cantiga da perua  vai de mal a pior. 

FIM DA GESTÃO E NADA DO PROJETO MORADOURO

No início do seu mandato, Cartaxo convocou a imprensa e fez esse Carnaval ai, colocou placa e operários. Tempos depois na calada da noite a placa sumiu. Dia desses ao se aproximar a eleição novamente o mesmo prometeu que os trabalhos iriam ser iniciados, ou seja, restaurar a fachada desses prédios históricos e no seu inteiro construir apartamentos populares. Como seu mandato se encerra brevemente e tal intervenção definitivamente não sairá do papel, a tendência é que tais prédios desmoronem de vez e que percamos mais da nossa já bem corroída história. O fato é que nosso Centro Histórico jamais foi tão desprezado como na atual gestão. o exemplo mais gritante disso é o abandono em que se encontra a Rua da Republica, uma das dez ruas mais antigas de nossa capital. Quem quiser constatar é só passar por aquela importante via.

SCHOPENHAUER E A IMPRENSA – VIRGOLINO DE ALENCAR

 

Na crítica, às vezes até ácida, que costumamos fazer à mídia (EU MESMO, HOJE, JÁ A INTITULEI DE MÍDIA MERDA!), pela ligação que ela apresenta com o poder, devemos ressalvar que seus erros não nos devem levar ao desejo de amordaçá-la, derrocá-la de nossas vidas. Schopenhauer, filósofo alemão, afirmou, já no século XIX(In “A Arte de Escrever – Tradução de Pedro Sussekind): “….que desgraça seria para o saber humano se não houvesse escrita e imprensa!”. Assim, combatamos a má imprensa, mas controlemos a ânsia de extinção do sistema midiático. Censura institucionalizada, sob o domínio e controle do Estado, jamais! Deixemos ao leitor, ao cidadão, a tarefa de separar o joio do trigo.

 

http.www.blogdopedromarinho é publicado em quatro portais

3 comentários em “PAPO D’SQUINA (com Pedro Marinho)”

Não é possível comentar.