Pular para o conteúdo

Blog do Vavá da Luz

PAPO D’SQUINA ( com Pedro Marinho)

 

 FALTAM NOMES PARA DISPUTAR O GOVERNO DA PARAÍBA EM 2018
Nesta semana, um atento amigo da coluna, já ignorando o pleito que se aproxima que para ele não vai ter nenhum graça, em decorrência do processo de impeachment de Dilma Rousseff, que na sua visão irá desviar todo foco, ficando a eleição de outubro em plano secundário, alertou que faltam bons nomes no cenário nacional para 2018 e também aqui na Paraíba, comprovando que os políticos da nova geração até agora não emplacaram de forma maciça os seus nomes junto ao eleitorado. Na Paraíba sai Ricardo Coutinho para disputar uma das duas vagas do Senado e ficam por aqui para disputar o governo do Estado, dois políticos bem rodados e já com muita quilometragem na vida, são eles Cássio Cunha Lima, que já ocupou o governo em duas oportunidades e José Maranhão que governou a Paraíba por três mandatos e em 2018 estará com 85 anos de idade. Correndo por fora o atual prefeito Luciano Cartaxo já com quase três décadas na vida pública, porém ainda sem conseguir se fazer conhecido em todo Estado.
JOÃO AZEVEDO NÃO É MAIS O CANDIDATO DO PSB PARA A DISPUTA DA PREFEITURA
Desde a semana passada que corre a informação de que o pré-candidato do PSB a prefeito da capital, João Azevedo em razão de não conseguir pontuar bem nas pesquisas internas estaria para ser substituído por outro companheiro da sua legenda, tendo inclusive um portal de nossa cidade publicado um vídeo de uma pesquisadora indagando sobre João Azevedo, Estela Bezerra e a secretária Cida Ramos, comprovando assim que onde existia fumaça existia. Esta semana o governador Ricardo Coutinho indagando sobre tal assunto, não ratificou o nome de João Azevedo e saiu pela tangente, dizendo: “Vou andar cada canto da cidade, em cada rua pedindo voto para o candidato do partido”. Uma outra situação que chamou a atenção daqueles que militam na política é que Joao Azevedo há pelo menos dez dias deixou de fazer postagens nas redes sociais e o mais grave, sequer compareceu a festa de aniversário do Bairro de Mangabeira, um fato bem estranho, pois antes o mesmo estava participando de tudo, até mesmo de velório e missa de sétimo dia. Ontem o mesmo através de nota oficializou a sua desistência da disputa. Resta agora saber quem será o seu substituto.
FREI ANSTÁCIO É AGORA OFICIALMENTE DA BASE DO GOVERNO
O deputado Frei Anastácio (PT) sem a exigida gravata e usando uma camisa esportiva descumpriu o regimento interno da Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) e usou a tribuna do plenário José Mariz na manhã desta terça-feira (26). Ao utilizar a tribuna o mesmo teceu severas criticas ao deputado federal e líder do PP na Câmara Federal, Aguinaldo Ribeiro, e tachou o parlamentar de bandido, golpista entre outros adjetivos devido ao voto do ex-ministro favorável ao impeachment da presidenta Dilma (PT). Ao ainda se encontrava na tribuna foi convidado pelo presidente dos trabalhos o deputado Ricardo Barbosa a se retirar em virtude do traje inadequado. Pior mesmo é que depois de siar dali o dito cujo foi apoiar a baderna dos sem terra no centro da cidade, infernizando a vida de todo mundo.

VERDADEIRO SURURU NA CÂMARA DE JOAO PESSOA

Por falar em decoro, foi exatamente isso que faltou ontem na Câmara Municipal de João Pessoa, quando os vereadores quase se engalfinharam quando foram tratar do esclarecimento de denúncia feita pela Controladoria Geral da União, segundo a qual a Prefeitura teria desviado 10 milhões de reais das verbas federais enviadas a João Pessoa para a reforma do Parque Solon de Lucena. O clima esquentou com agressões verbais, tendo o vereador Professor Gabriel ainda empurrado o colega Raoni Mendes, sendo contidos pela turma do deixa disso, obrigando o presidente Duval Ferreira – que vem misteriosamente protelando a instalação da CPI que visa apurar tal denúncia – encerrar a sessão.

 

JUIZ MANDA NOTIFICAR DURVAL FERREIRA SOBRE CPI DA LAGOA

Por falar na Lagoa, o juiz da 1ª Vara da Fazenda Pública da Capital decidiu chamar o feito à ordem e determinar ao Chefe da Central de Mandados que notificasse pessoalmente o oficial de justiça encarregado de citar o presidente da Câmara, Durval Ferreira, da ação movida por vereadores, para que instale a Comissão Parlamentar de Inquérito encarregada de investigar denúncia de desvio de dinheiro federal no lixo da Lagoa do Parque Solon de lucena. O juiz, no ofício encaminhado ao chefe da Central de Mandados, foi direto e contundente: “notifique pessoalmente o oficial responsável pelo mandado de notificação da autoridade coatora, o Sr. Durval Ferreira da Silva Filho, expedido nestes autos com urgência, no dia 05/04/2016, para que o devolva devidamente cumprido no prazo de 24 horas, sob pena de apuração de responsabilidade”.

PRESIDENTE DO PT DIZ QUE CANDIDATURA DO CHARLINTON É PARA VALER, MAS ADMITE CONVERSAR COM SOCIALISTAS
A presidente estadual do PT, Giucélia Figueiredo desmentiu a possibilidade de que seja retirada a candidatura de Charlinton Machado que segundo ela está mantida. Disse ainda, que não foi procurada pelos socialistas para discutir uma aliança. No entanto, afirmou a presidente que caso seja procurada, a proposta do PSB será levada para avaliação pela executiva do PT em João Pessoa. Ela afirmou que o interesse maior da legenda é manter a candidatura de Charlinton Machado e arrematou: ‘Entendo que a decisão de ter candidatura própria do PT consiste numa avaliação da conjuntura que estamos passando enquanto partido e da necessidade de termos a candidatura própria para defender nosso partido, nosso legado e nos colocarmos como alternativa de governo para cuidar de João Pessoa”.

FILHO DE EX-VEREADOR PODERÁ ASSUMIR COMO DEPUTADO FEDERAL

 
O funcionário de carreira do Detran-PB, Elvis (PMDB), filho do ex-vereador de João Pessoa Evilaço de Andrade (mais conhecido como ‘homem dos remédios’), deve assumir uma cadeira de deputado federal em Brasília. Isso deve ocorrer caso algum dos três titulares de mandato peemedebistas (Hugo Motta, Veneziano ou Manoel Jr.) se afaste para assumir algum cargo no governo Temer. Morando atualmente em João Pessoa, Elvis obteve 2.111 votos nas eleições de 2014, ficando na 2ª suplência entre os mais votados da legenda peemedebista. O fato é que o primeiro suplente, André Amaral, enfrenta alguns impedimentos de ordem jurídica, sendo assim vetado para assumir uma cadeira na Câmara dos Deputados.

INVASÃO NA PRAÇA BEM-HUR NO BESSA

Um cidadão ainda na gestão de Cícero Lucena colocou um fiteiro na Praça Ben Hur que fica defronte ao Super Box Brasil. Naquela época por conta da falta de fiscalização o mesmo foi ampliando aquele seu negocio e com o passar dos anos passou a residir ali e já tinha até garagem no imóvel. Na gestão de Ricardo Coutinho, retirado dali foi se acomodar num logradouro público próximo a creche existente ali nas proximidades. Tempos depois desobedecendo voltou para a Praça Coronel Bem Hur e colocou ali um veiculo Kombi para consertos de sapatos e em poucos meses já estava novamente ampliando o espaço, quando então alertado por esta coluna, fiscais da Prefeitura de João pessoa estiveram naquele local e mandaram que ele retirasse todos os acréscimos, ficando apenas a Kombi e se ele voltasse a insistir em ampliar aquele espaço seria retirado dali. Esses tempos o mesmo arrumou um banner da época da campanha de Luciano Cartaxo e colocou bem visível na Kombi e voltou a ampliar o espaço colocando um filho seu com um carrinho de lanches, imaginando que assim não mais será incomodado pelos fiscais da Prefeitura. Quem o conhece, diz que a insistência de permanecer ali a todo custo é imaginado que quando a Prefeitura finalmente reformar aquele logradouro, ele será contemplado com uma lanchonete edificada pela Prefeitura.

A SOFRÍVEL REFORMA DA PRAÇA 1917

Por falar em reforma de praça, Aa Praça 1817, depois de quase dois anos de destruição realizada por operários da própria Prefeitura, finalmente passou por uma reforma a um custo de R$ 90 mil. A esperada reforma se limitou a colocação daquelas pastilhas em toda calçada, pinturas dos canteiros e o plantio de algumas mudas no canteiro que divide a parte alta e baixa do terreno e uma escada com cinco degraus. Longe de ser uma reforma digna de um logradouro na capital, pois ficou parecendo àquelas intervenções feitas em cidades bem pobres do interior do Estado.

 
LUCAS PEDE A IMEDIATA INSTALAÇÃO DO CONSELHO DE ÉTICA

Um dia depois do Vereador Lucas de Brito (PSL) apresentar oficialmente um pedido urgente, o presidente da Câmara Municipal de João Pessoa CMJP), o Vereador Durval Ferreira (PP), determinou a instauração do Conselho de Ética da Casa. O objetivo do Conselho é evitar excessos no comportamento dos parlamentares.O requerimento do Vereador Lucas de Brito foi protocolado pouco depois da reunião tumultuada da Comissão de Políticas Públicas, realizada ontem (25), no Plenário da CMJP. “Os vereadores são humanos e, nessa condição, não estão imunes de cometer excessos. Precisamos colocar em funcionamento mecanismos institucionais que contribuam para inibir e conter esses excessos”, afirmou Lucas.Durante a Sessão Ordinária desta terça-feira, Durval Ferreira pediu para que os líderes das bancadas de situação e oposição indicassem os nomes dos vereadores que irão compor o Conselho de Ética da CMJP.
O Código de Ética e Decoro da Câmara Municipal de João Pessoa foi aprovado há 12 anos, mas até hoje não saiu do papel. A CMJP foi uma das primeiras casas legislativas do Brasil a aprovar seu próprio Código de Ética.
LEILA ARAUJO FALA DAQUELES QUE XINGAM E ESCRACHAM DOS QUE DIVERGEM

Que cultura de respeito e vida em grupo legaremos para as gerações que chegam, quando identificamos como liberdade de expressão os arroubos fascistas daqueles que acham que tem direito de xingar e escrachar os que divergem , especialmente nos espaços públicos e quando as reações de defesa vem em forma de cusparada? Tá na hora de parar. Se fosse no maternal, a falta de recreio e a mediação da professora ajudaria.
ALBERGIO GOMES MEDEIROS FALA DA CANTILENA DE DILMA ROUSSEFF

Minha nossa, mas a mulher sapiens continua cada vez mais exasperada. Mesma cantilena hoje, em mais um comício na entrega de “minha casa minha vida”. Ainda bem que em junho não veremos nem ouviremos essa anta mais. A votação para aprovação do relator hoje deu o tom do que será em breves dias, e da influência petralha, cada vez mais isolada. Só PT, PC do B. Hoje mesmo só tiveram 5 votinhos. Bye bye …Dá nos nervos. Tem razão meu caro Albergio, até parece um disco arranhado, cuja repetição ninguém aguenta mais.


http.www.blogdopedromarinho é publicado em quatro portais