Pular para o conteúdo

Blog do Vavá da Luz

PAPO D’SQUINA Com Pedro Marinho)


CIENTISTA POLÍTICO DIZ QUE RICARDO COUTINHO É HOJE A PRINCIPAL LIDERANÇA POLÍTICA DO ESTADO

O cientista político José Artigas de Godoi revelou para Ao site paraibaja que os tucanos, por estarem fora do poder estão muito enfraquecidos aqui no nosso Estado, dizendo ainda, que o governador Ricardo Coutinho (PSB), reeleito no ano passado, conseguiu ‘tomar’ o posto de principal liderança política da Paraíba, antes pertencente ao senador e ex-governador Cássio Cunha Lima (PSDB). Artigas disse que o tucano está fragilizado e que vem perdendo espaço para o grupo político do socialista, cuja legenda o PSB vem crescendo muito e já em contrapartida o PSDB vem definhando, muito longe, portanto do apogeu do partido nos Anos 90.

O FAROESTE CABOCLO NA CÂMARA DE CABEDELO, ENVOLVENDO O PREFEITO LETO E O DEPUTADO ANÍSIO MAIA

Na última quinta-feira à noite um verdadeiro sururu ocorreu na Câmara de Cabedelo, envolvendo o deputado Anísio Maia e, o prefeito Leto Viana e alguns assessores do prefeito. Tudo começou com a denúncia do deputado de que Leto Viana estaria pagando a poucos assessores cerca de R$ 1 milhão mensal, seriam 40 assessores recebendo R4 10 mil cada e 60 outros recebendo R$ 5 mil, enquanto os servidores concursados, como aqueles que trabalham na Guarda Municipal por exemplo, estão com os salários atrasados. O clima esquentou e o prefeito depois de acirrada discussão, partiu para o desforço físico, sendo contido pela turma do deixa disso. Anísio Maia que prometeu que irá voltar ao Parlamento da Cidade Portuária com as mesmas denúncias, teve que sair de lá escoltado, para assim evitar uma eventual agressão física. A propósito, esse faroeste caboclo vem sendo uma constante pelas bandas de Cabedelo, pois há poucos meses o vereador José Eudes, acusou o prefeito Leto Viana de ameaça de morte.

TRÓCOLLI JÚNIOR AFIRMA QUE SE GERVÁSIO MAIA SAIR DO PMDB ELE FARÁ O MESMO

Já ameaçando deixar a legenda do PMDB, o deputado Trocolli Junior lamentou o tratamento que vem sendo dado ao deputado Gervásio Maia. Para ele Trócolli, seria uma descortesia do PMDB ou de membros do partido alimentar qualquer tipo de briga entre os dois deputados Gervasio e Manoel Junior. Caso o compromisso de Gervásio assumir o diretório municipal da capital, não seja cumprido, o deputado não descartou a possibilidade de Gervásio Maia deixar a legenda e que se isso acontecer, já avisa antecipadamente ira junto em busca de outra legenda. “Nós temos um compromisso e um pacto de colaboração com Gervásio e se isso vier acontecer e tivermos uma ‘brecha jurídica’ nós iremos sim acompanhar o deputado Gervásio Maia”,

CARTAXO CADÊ O PROJETO MORADOURO?

O prefeito Cartaxo, no inicio do seu mandato, colocou naquele conjunto de prédios da Rua João Suassuna, uma grande placa da Prefeitura e colocou uns homens vestidos de macacão amarelo, convocou a imprensa e disse que iria finalmente iniciar o Projeto Moradouro, pois os problemas existentes já haviam sido resolvidos na Caixa Econômica Federal. Tempos depois, na calada da noite, retiraram a placa e nunca mais ninguém da Prefeitura de João Pessoa falou sobre tal assunto, ignorando a ansiedade de dezenas de famílias, que estavam inscritas para ocupação de alguns apartamentos que iriam ser construídos no terreno, preservando-se naturalmente, as belas fachadas. O velho guerreiro Chacrinha, já ensinava que ‘quem não se comunica se trumbica‘ e essa uma das características dessa atual gestão, ou seja, exatamente a falta de comunicação do prefeito e de todos os seus secretários e assessores com os munícipes. E esta minha informação, pode ser facilmente comprovada, pois nas redes sociais, o que se ver é reclamação das pessoas com relação a tal gestão e jamais algum assessor de Cartaxo interagiu para fornecer alguma explicação, ou mesmo se prontificar a resolver aquilo que se cobra. Difícil é entender que ele Cartaxo, diga com frequencia, que é homem do diálogo.

RONALDO BARBOSA FALA SOBRE O PLEITO DO ANO VINDOURO

Já informando que a aliança entre o PSB e PT foi apenas com relação a 2012 e apenas eleitoral e não administrativa, tanto que o PSB não indicou ninguém para ocupar cargos na Prefeitura, o presidente municipal do PSB, Ronaldo Barbosa, revelou, que quadros do partido que podem figurar como candidatos a prefeito de João Pessoa nas eleições de 2016. Barbosa fez questão de enfatizar os nomes de Hervázio Bezerra, da deputada estadual Estela Bezerra e do secretário do Governo do Estado João Azevedo, dizendo ele que são quadros do partido que podem disputar a eleição”. Na oportunidade, foi o mesmo indagado sobre o fato de Hervázio Bezerra não conseguir se eleger deputado com apenas os votos da Capital, tendo Ronaldo Barbosa, lembrado caso do prefeito de Recife, Geraldo Julius (PSB), que não era um político de destaque, mas acabou ganhando a eleição. Pois é, resta saber se tal história vai se repetir por aqui.

MENORES: NOSSOS SENADORES REPRESENTAM QUEM?

Pelo visto os senadores brasileiros podem representar todo mundo, até mesmo seres de outros planetas, mas definitivamente não dão a menor bolas para o povo que os colocou ali no Senado – que muitos dizem ser melhor do que o céu, já que sequer é preciso morrer. A imprensa noticiou que o Senado derrubará a proposta de emenda constitucional (PEC) aprovada pela Câmara que reduz a maioridade penal de 18 para 16 anos se mantidas as posições manifestadas ao G1 entre sexta-feira (21) e esta quarta (26) pelos 81 senadores. O levantamento indicou que mais da metade dos senadores (45) são contrários à PEC, aprovada em dois turnos na Câmara. Para uma alteração na Constituição ser aprovada, são necessários os votos favoráveis de três quintos do plenário – ou seja, 49 dos 81 senadores.

MENORES: NOSSOS SENADORES REPRESENTAM QUEM? II

Dessa forma, a proposta poderia ter, no máximo, 32 votos contrários. No levantamento, 27 dos 81 senadores ouvidos se declararam favoráveis ao texto aprovado pela Câmara. Nove preferiram não declarar posição. Ora, diz a nossa Carta Magna, que todo poder emana do povo e em seu nome será exercido. Perguntinha: Se em diversas pesquisas realizadas nos últimos tempos mais de 90% da população brasileira, revela claramente que deseja a redução da idade penal, como explicar que os senadores queiram ignorar o desejo do povo e ficar do lado do governo, que foge de tal assunto como o diabo foge da cruz, pois com tantos menores envolvidos na marginalidade, teme as inevitáveis despesas que virão. Cabe agora ao eleitorado brasileiro, cobrar desses senadores coerência e alinhamento com o que pensa o povo, que não agüenta mais ser vitima da sanha criminosa desses menores.

NOVA CPMF, NINGUÉM MERECE

Para pagar a conta da corrupção e da incompetência o governo central vem pavimentando junto aos governadores a volta da CPMF, prometendo que desta feita, a bela arrecadação de 80 bilhões ao ano, será dividida com Estados e Municípios brasileiros. Governadores Luiz Pezão, Geraldo Alckmin e Fernando Pimentel, já vêm por outro lado contactando os parlamentares dos seus estados para votarem a favor dessa verdadeira bomba a ser jogada no colo do povo brasileiro. Ora, ora, ora, com certeza essa responsabilidade não é nossa, mas se a intenção é buscar mais dinheiro, taxar as grandes fortunas, conforme prever a nossa Carta Magna, cuja regulamentação se espera há quase três décadas. Além de distribuir milhões das emendas para os parlamentares, podendo chegar tal liberação próximo a 4 bilhões, mantém ainda 39 ministérios com milhares de cargos comissionados. O problema na verdade é que fica mais fácil atingir a raia miúda, pois falta coragem para enfrentar a nossa elite financeira – ai se inclui boa parte dos políticos – a maioria nascida em verdadeiros berços de ouro. Nós do andar de baixo, sempre pagamos a conta, mesmo não participando do banquete e sequer pegando as sobras que caem. Em tempo: É sempre bom lembrar o que disse o Economista Ermínio Fraga (responsável pela criação do Real), quando do fim do CPMF ainda no Governo Lula: “a contribuição é extorsiva e anti-democrática”.

AMÉRICO GOMES DE ALMEIDA FALA SOBRE O QUINTO CONSTITUCIONAL

Juiz julga, promotor fiscaliza e advogado representa o cidadão. Abaixo o “quinto constitucional”. Pela EC com fim de abolir a indicação de juízes para os tribunais por parte do executivo, uma “intromissão pérfida” de poder sempre perverso com desculpa de participação da sociedade.Que a magistratura se encarregue de eleger seus componentes de acordo com a competência de seus membros. A OAB deveria ser a primeira e propor este fim em lugar de permitir anseios de advogados a ocupar tais postos. Este egocentrismo precisa ter fim. Ou que faça concurso quem não estiver satisfeito com a advocacia.

JOÃO PESSOA ONTEM E HOJE – LOURDINHA LUNA

Este aprendiz de digitador, tem publicado sob o título ‘João Pessoa das antigas’, fotos da nossa capital no passado e no presente, razão pela qual a escritora e pesquisadora Lourdinha Luna enviou o texto a seguir: ‘Pedro: Você é indispensável na vida pública paraibana no presente, no futuro e também no passado. O quanto você faz bem as gerações atuais, que não conheceram nossa capital, como um aglomerado de pessoas, simples. Ao tempo da imagem acima, que me parece da década de 20 a capital só possuía 17 automóveis. O governo do Estado só dispunha de um carro. A correspondência era feita à mão porque as máquinas de escrever eram poucas. Se não fosse a corrupção que irrita, entristece e revolta, nos vivíamos no paraíso com tanta tecnologia a nossa favor. Concorda, Pedro?Sou saudosista dos tempos idos e olha que não está tão longe assim. Carinhosamente.’

Daudeth Bandeira e José de Souza Dantas, do livro: Invenções e descobertas em estilo cordel:

“ALICATE foi criado na forja de Hefaisto, deus mitológico ferreiro, todo mundo sabe disto, de seres super-humanos, de três a quatro mil anos, da era antes de Cristo.”

Esta coluna é publicada no http:www.blogdopedromarinho e em quatro portais

1 comentário em “PAPO D’SQUINA Com Pedro Marinho)”

  1. A questão é que estão sendo cogitados novos meios de arrecadar verba. Tenho certeza que seria uma coisa temporária, até estabilizar a economia novamente. Da mesma forma que o imposto foi extinto uma vez poderia ser de novo depois de algum tempo. Temos q entender que o país passa por uma recessão enorme, e que medidas adotadas vão impactar de alguma forma.

Não é possível comentar.