Pular para o conteúdo

Blog do Vavá da Luz

PAPO D’SQUINA (com Pedro Marinho)

Papo d‘ Esquina



 ‘QUEM SAIU PELA PORTA DOS FUNDOS DO PALÁCIO NÃO TEM QUALQUER MORAL PARA TER O DIREITO DE DEFENDER A RENÚNCIA DE UM PRESIDENTE ELEITO DEMOCRATICAMENTE PELO POVO’.

O presidente estadual do Partido dos Trabalhadores (PT), Charliton Machado, respondeu, nesta quinta-feira, a fala do senador Cássio Cunha Lima (PSDB) que sugeriu que a presidenta Dilma Rousseff renunciasse ao cargo. Charliton Lembro que Cássio Cunha Lima não se conforma pelo fato de o PT ter ajudado na derrota dele Cássio quando disputou o governo do Estado no ano passado. Na visão do dirigente partidário, a forma como o senador deixou o cargo de governador deveria fazer com que ele ponderasse as suas falas. “Quem saiu pela porta dos fundos do Palácio da Redenção não tem qualquer moral para defender a renúncia de um presidente eleito democraticamente pelo povo”. Parece que pelo menos o presidente do PT paraibano Charliton copiou bem o recado dado pelo governador Ricardo Coutinho que na semana passada acusou os petistas de fazerem corpo mole na defesa da presidente Dilma Rousseff.

LUIZ COUTO E DAMIÃO FELICIANO VOTARAM NOVAMENTE CONTRA A REDUÇÃO DA MAIORIDADE PENAL E AGUINALDO RIBEIRO MAIS UMA VEZ FUGIU DO PLENÁRIO.
Utilizando uma manobra, o presidente da Câmara Federal Eduardo Cunha, logo na quarta-feira depois da derrota da PEC da redução da maioridade penal na terça, colocou um texto semelhante para apreciação e votação, tendo os deputados federais Damião Feliciano (PDT) e Luiz Couto (PT) mantido os votos contrários à redução da maioridade penal que aprovou parcialmente a proposta. Desta feita tivemos dois fujões, Aguinaldo Ribeiro (PP) que já tinha se ausentado da primeira votação na terça e Wellington Roberto (PR) ambos não compareceram à votação.A matéria teve 323 votos a favor, 155 contrários e 2 abstenções e ainda precisa ser apreciada em segundo turno para depois seguir ao Senado. Com relação especificamente ao deputado Luiz Couto o mesmo que anda cercado de policiais federais para a sua segurança, precisa sentir melhor os anseios das ruas, pois a mais nova pesquisa sobre o assunto feita pela CNT/MAD apontou que 92,7 %dos brasileiros desejam tal mudança e apenas 6,3% são contrários. Vai ver que é por conta dessa sua falta de afinidade, que a sua votação vem murchando a cada eleição, basta observar que em 2010, o dito cujo obteve 95 mil votos e já em 2014 conseguiu apenas 69 mil votos, sem perder de vista que o mesmo ainda contou com muita sorte, tendo em vista que o irmão do prefeito Luciano, Lucélio Cartaxo, que buscava uma vaga na Câmara Federal pelo PT, saiu da disputa e foi buscar um mandato de senador, tendo conseguido cerca de meio milhão de votos.

VEREADORA ELIZA ATACA DEPUTADOS QUE VOTARAM CONTRA REDUÇÃO DA MAIORIDADE PENAL: “TRAÍRAM O CIDADÃO PARAIBANO”

Ainda com relação à votação na terça-feira, a vereadora tucana Eliza Virginio demonstrou toda sua indignação com os deputados Luiz Couto, Damião Feliciano e o ausente Aguinaldo Ribeiro. Dos nossos deputados, dois votaram contra (Luiz Couto e Damião Feliciano) e um faltou a sessão (Aguinaldo Ribeiro). Disse Eliza que eles traíram o cidadão paraibano que trabalha e é vítima da violência praticada pelos menores infratores. A Paraíba sofreu um duro golpe com essa puxada de tapete de alguns dos seus representantes no Poder Legislativo. Na sua visão a conduta desses parlamentares serviu para como incentivo para a impunidade e práticas de violência nas ruas.Eliza fundamentou sua indignação alegando que em todas as pesquisas de opinião, cerca de 90% da população exigia a redução da maioridade penal.“Esses que foram contra a vontade da maioria precisam ser cobrados pela população quando um policial autuar um criminoso matando ou estuprando nas ruas e escutar dele que não pode prendê-lo porque ele é de menor”, afirmou.

O ESTADO FALHOU EM TUDO E AINDA DESEJA QUE ENFRENTEMOS A VIOLÊNCIA DAS RUAS

Muita gente romanticamente vem entrando na cantilena do governo e defendido que esses jovens que praticam toda sorte de crimes nas nossas ruas, são vitimas do sistema e agem assim tendo em vista que o Estado não lhes deu dignidade e, portanto, falta aos mesmos meios de obterem os respectivos espaços na nossa sociedade, numa argumentação bem fajuta, pois se valesse tal premissa todos aqueles que nascessem pobres inevitavelmente seriam bandidos. Nós brasileiros já pagamos escolas e faculdades para nossos filhos por não termos educação de qualidade na rede pública, pagamos planos de saúde pela falência da saúde pública, pagamos segurança pela falência da segurança que o Estado deveria oferecer a todos nós e agora pagar com as nossas vidas nas ruas, sob a alegação de que o Estado brasileiro falhou e por isso esses jovens não devem ser presos, ou seja, o trabalhador que se dane nas ruas, enfrentando a sanha desses jovens de índole criminosa, que matam, roubam, estupram, traficam e até queimam pessoas vivas, como aconteceu com a dentista em São Paulo. Uma hipocrisia dessas por parte do governo brasileiro é querer ofender mais uma vez a inteligência das pessoas. Uma hora a população vai reagir a tanto insulto e descaso.

NONATO BANDEIRA NÃO FOI CONVIDADO PARA A REUNIÃO DO PREFEITO CARTAXO E DOS SECRETÁRIOS
Um dia desses o prefeito Luciano Cartaxo e o seu vice Nonato Bandeira, ensaiaram uma aproximação e até andaram juntos inaugurando algumas obras. Pelo visto tal namoro durou pouco tempo, pois na última reunião do prefeito com todo seu secretariado o vice Nonato sequer foi convidado. Tal reunião ocorreu na Estação Cabo Branco próximo do gabinete do vice-prefeito, que se apurasse seus ouvidos poderia até escutar o que eles tratavam em tal reunião. Segundo Nonato, nem o prefeito, nem os assessores dele “lembraram” de convidá-lo para o encontro. Apesar do “esquecimento”, Nonato disse que não iria se preocupar com o fato, justificando que o gestor poderia está muito atribulado e por isso não se lembrou ou até mesmo não achou necessária a presença de um vice no encontro. Para piorar, Nonato ainda disse que ficou sabendo da reunião através da imprensa. Assim é dose e fica difícil segurar qualquer aliança.
A ABANDONADA QUADRA DE ESPORTES DE MANAÍRA
Por falar na Prefeitura de João Pessoa, no ano de 1985, o prefeito Oswaldo Trigueiro do Vale construiu a quadra de esporte de da Praia de Manaíra, tendo a mesma recebido o nome de Centro Esportivo Maximiano Franca Neto. Infelizmente mesmo sendo passagem obrigatória do prefeito Luciano Cartaxo, dos seus secretários e assessores, bem como de nossa população e principalmente dos turistas que vistam a nossa cidade, a quadra se encontra em péssimo estado de conservação, ou seja, sem pintura, com os bancos e piso quebrados. Com relação a sua denominação é totalmente ignorado por todos, pois a placa ainda da inauguração, pela falta total de manutenção, já não se consegue ler mais nada. Um local tão importante mereceria uma rápida intervenção, já que o custo é com certeza bem pequeno. Infelizmente a Prefeitura inexplicavelmente nada faz naquele importante espaço, onde no passado eram realizados torneios de vôlei, que atraiam jovens de toda a nossa cidade, se tornando naquela época um verdadeiro point da juventude, como se diz no linguajar utilizado nos dias de hoje.

GOVERNADOR RECEBE PRÊMIO E CONCEDE ENTREVISTA A RECORD NACIONAL
O governador Ricardo Coutinho (PSB) foi entrevistado pelo jornalista Heródoto Barbeiro, âncora do Jornal da Record News, na tarde desta quinta-feira (2), em São Paulo. O programa vai ao ar ontem em rede nacional, Na pauta da entrevista, as ações desempenhadas pelo gestor socialista à frente do Governo da Paraíba e o recebimento do prêmio “Selo de Mérito 2015”, pelo desempenho dos projetos “Cidade Madura” e casas com Energia Solar Fotovoltaica. O governador Ricardo Coutinho recebeu, nesta quinta-feira, na cidade de Campinas, , em São Paulo, o prêmio “Selo de Mérito 2015”, concedido ao Governo do Estado pela execução dos projetos Cidade Madura e Casas com Energia Solar Fotovoltaica. A entrega da premiação ocorreu durante a realização do 62º Fórum Nacional de Habitação de Interesse Social, que está acontecendo desde terça-feira (30).

MARCELA XAVIER SITÔNIO LUCENA FALA DA CRISE QUE VIVEMOS E A FALTA DE AUTO CRITICA DOS PETISTAS

Ainda guardo na memória um dos poucos momentos emocionantes da política brasileira. Eles, de fato, tocaram minha alma, fizeram ressurgir a esperança e eu vislumbrei um futuro melhor para o meu país. Um deles foi ver a moçada de cara pintada nas ruas, exigindo eleições diretas. Era chegada a hora de passar nossa história a limpo, acabar com uma ditadura que trucidou tantas vidas. O outro foi quando João Pessoa “vermelhou”, com a chegada de Lula, então candidato a presidente da República. Estava no palanque a contemplar aquela multidão a ouvir e sonhar que ali seria a virada, porque existia uma liderança se propondo a fazer a diferença. O que aconteceu? Houve avanços sociais sim, mudaram o jogo, velhas raposas saíram de cena para dar a vez aos novos. Inegavelmente, o Partido dos Trabalhadores cumpriu um papel fundamental para que pudéssemos ser livres das amarras de um regime ditatorial. Ao chegar ao poder, deixaram por inexperiência de ser governo ou por complacência, que velhas praticas continuassem corrompendo os ideias de mudanças. Quando a crise chegou, ao invés de uma auto crítica, aqueles que sempre defenderam o diálogo com a sociedade, adotaram um discurso maniqueísta e prepotente . Quem está do lado do governo são os coerentes e quem critica são todos uns porcos chauvinistas. Só o tempo poderá reparar os equívocos. Não vejo diferença entre o fanatismo religioso, do político, os dois são abomináveis porque cega a razão.

 

LEILA ARAUJO FALA DOS EXCESSOS DE EDUARDO CUNHA

Leila Araujo sempre se manifesta nas redes sociais abordando os mais diversos temas e o faz com uma competência de fazer inveja – no bom sentido é claro – Desta feita Leila com sua escrita fácil se reporta a conduta do presidente da Câmara Federal Eduardo Cunha, que perdeu a PEC da redução da idade penal na terça e já na quarta-feira de surpresa, colocou para votação uma matéria semelhante, que as duras penas conseguiu aprovar. Leila Araujo a seguir a partir de agora: ‘Manobra? Golpe? Manipulação? As mesmas estratégias que possibilitaram o Cunha a fazer da forma que lhe convém nessa medida que eu aprovo, amanhã poderá ser usada para aprovar algo que eu discordo. Todo esse poder na mão de uma pessoa é algo perigoso! Mas manipulação do poder para interesses próprios não é nenhuma novidade e nem exclusividade de Cunha.

LEILA ARAUJO FALA DOS EXCESSOS DE EDUARDO CUNHA II

Continua Leila: ‘Temos vários outros exemplos de manipulação como as urnas eletrônicas, a blindagem do Lula e da Dilma nos escândalos de corrupção, a picaretagem cretina que fez os “condenados” Dirceu e Genoino estarem há tempos em casa, a indicação do Collor para investigar corrupção na CBF, a indicação do Toffoli para julgar a Lava-jato, o uso ilegal do correio para campanha política suja do PT, mentiras e maquiagens para enganar o povo, etc …Portanto, em terra de porcos onde TODOS jogam sujo, vale tudo! Logo, para uma sociedade que está há tempos perdendo de goleada para a impunidade, vale comemorar a redução da maioridade penal da mesma forma que os argentinos comemoraram o gol de mão do Maradona, pois depois que o juiz apita o que vale é o resultado. ’ Parabéns Leila pela excelente opinião. Muito poder na mão de alguém é sempre muito perigoso. Hitler começou assim de simples cabo do Exército e depois com um discurso fácil e muito poder de persuasão, tentou dominar o mundo matando milhões de pessoas.

 

AMÉRICO GOMES DE ALMEIDA – REDUÇÃO DA MAIORIDADE E PROPAGANDA ENGANOSA
Ainda sobre o controvertido tema da maioridade penal, é sempre bom ouvir a opinião de Américo Gomes de Almeida, que também como Leila Araujo, é uma pessoa antenada que não foge de defender as suas idéias, mesmo que essa não agrade alguns e ele Américo sempre se posiciona com muita competência nas redes sociais. Américo Gomes de Almeida e a sua opinião: ‘Conversando ontem com um magistrado da mais alta qualificação ele ponderava sobre a resistência à aprovação da medida. O governo não quer gastar com novas estruturas para abrigar os menores. Com o PT é assim. Orçamento curto, minha propina primeiro. Mas medidas simples podem resolver o problema. Há dois anos os presos da Maria da Penha ficavam juntos com os demais apenados. Mas no Roger construíram um pavilhão exclusivo para acusados de ofensa as mulheres e o problema foi resolvido. O mesmo pode ser feito com relação aos menores. Pavilhões nos estabelecimentos já construídos para receber exclusivamente os menores.
Daudeth Bandeira e José de Souza Dantas, do livro: Invenções e descobertas em estilo cordel:

“A nossa ESCRITA surgiu com mais de um paralelo, há quase nove mil anos, perto do Rio Amarelo, um povo contava as rugas dos cascos das tartarugas, criou-se esse invento belo.”

Esta coluna é publicada no http:www.blogdopedromarinho e em quatro portais