Pular para o conteúdo

Blog do Vavá da Luz

PAPO D’SQUINA (com Pedro Marinho)

RICARDO COUTINHO QUER AMPLIAR MAIS AINDA SUA BASE NA ASSEMBLEIA

Acomodação é uma palavra que não cabe no dicionário do governador Ricardo Coutinho (PSB). O mesmo em que pese a folgada maioria que dispõe hoje na Casa de Epitácio Pessoa, quer mais e continua trabalhando para ampliar a base que dá sustentação ao seu Governo. Segundo o secretário executivo de Comunicação do Governo do Estado, Célio Alves, o diálogo com os deputados da oposição para engrossarem as fileiras da bancada governista são constantes e permanentes. Disse ainda Célio: “O Governo dialoga permanentemente com aqueles deputados que queiram se integrar a base do governo e reforçar, portanto esse apoio político ao projeto transformador que está sendo implantado no Estado desde 2011.

COM UM MANDATO DE SEIS ANOS VALE A PENA PREFEITO RENUNCIAR PARA DISPUTAR O GOVERNO DO ESTADO

Por conta da reforma política ora em andamento no Congresso Nacional, algumas mudanças estão sendo sinalizadas, dentre elas o fim do voto proporcional, fim das coligações partidárias, que são verdadeiras negociatas para tempo de rádio e televisão e a coincidência de eleições a partir de 2022, ou seja, prefeito e vereadores teriam então um mandato de seis anos. Pergunta: conseguindo a reeleição em 2016, Luciano Cartaxo com apenas um ano e meio, iria renunciar a mais de quatro anos de mandato, podendo ele ainda jovem esperar para disputar o governo em 2022?
RICARDO COUTINHO DIZ QUE JÁ PAGOU AO PT O APOIO DE 2014

Ainda sobre o pleito de 2016, parece que as coisas não andam em céu de brigadeiro para Cartaxo, pois o governador Ricardo Coutinho, do PSB, declarou que não tem mais compromisso com o PT para 2016. Segundo o governador a parceria feita no pleito passado não vale para as próximas eleições. Seu grupo apoiou o irmão do prefeito para o Senado em troca do apoio à sua candidatura ao governo. “O jogo, portanto, está zerado”, disse Coutinho. Para bom entendedor o jogo encerrou com a abertura das urnas, pois não existe aliança para várias eleições seguidas e a deles já terminou faz tempo existindo hoje apenas uma relação cordial. A leitura que se faz então é que o PSB terá candidatura própria à prefeitura de João Pessoa, não se sabendo, entretanto quem será tal candidato, falam em Estela Bezerra que viria mais uma vez para a disputa.
EX-PRESIDENTE DO PTN COMPARA LUCIANO CARTAXO A TOINHO DO SOPÃO

Ex-presidente do PTN de João Pessoa, Djalvani da Fonseca , irmão do vereador Djanillson o Faca Cega tava com a corda toda e atacou o prefeito Luciano Cartaxo comparando o mesmo ao ex-deputado Toinho do Sopão que teve 50 mil votos e na eleição seguinte fracassou nas urnas, achando Djalvano que irá aocntecer o mesmo com Cartaxo. Disse Djavani: “Luciano amargava a derradeira posição de intenção de voto para as eleições de 2012. Para chegar ao poder, recebeu do grupo incalculada ajuda política e financeira para se eleger. O que se viu foi que logo após de eleito não honrou nada com aqueles que o ajudaram a levar ao poder. Hoje em dia muitos do que lá estão na administração municipal em nada participaram para o resultado que o levou a vitória”.Ao concluir ele lembrou Bruno Farias, Anselmo Castilho e o próprio vice-prefeito Nonato Bandeira, que estaria escanteado pelo gestor municipal.
PREFEITURA SOME COM AS PLACAS DO PARQUE PARAHYBA
Desde o inicio da gestão de Luciano Cartaxo, que o promotor de Justiçar Valério Bronzeado, sempre na companhia de outros dedicados moradores do Jardim Oceania e Bessa, luta junto a Prefeitura, para que seja cumprido o que foi discutido e aprovado na plenária da Prefeitura, realizada do mês de dezembro, no final da gestão de Luciano Agra, ou seja, a construção do Parque Parahyba, no entorno dos canais do Rio Jaguaribe, que corta aqueles populosos bairros. O parque seria para atender a demanda de nossa cidade, no quesito lazer, além das caminhadas e a pratica de variados esportes, a exemplo do que já acontece nas grandes cidades brasileiras. No caso de João Pessoa a situação se agrava muito, pois com o crescimento da cidade, a calçada de nossas praias, já não suporta mais tanta gente, divididas entre caminhantes, praticantes de skates, bicicletas, dentre outro.
PREFEITURA SOME COM AS PLACAS DO PARQUE PARAHYBA II

Mas parece que esse importante e inadiável pleito jamais será atendido, pela atual gestão, pois a Sedurb – não se sabe por ordem de quem, aproveitando que estava retirando alguns outdoor de particulares sumiu com as placas do Parque Parahyba que há anos, estavam há anos espalhadas pela área reservada do parque que inclusive é de preservação permanente, conforme indicavam tais placas. Dizem que o sumiço de tais placas foi para evitar maiores constrangimento a sua excelência o prefeito Luciano Cartaxo, que além de não iniciar a construção do Parque Municipal Parahyba, permitiu por falta absoluta de fiscalização, que o entorno de tais canais se tornasse verdadeiras lixeiras, servindo até mesmo para as construtoras depositarem os seus entulhos. Com a retirada das placas que de certa forma inibiam tais vândalos e sugismundo a importante área faz degradar de vez; Pergunta: Não seria o caso da Curadoria do Meio Ambiente, exigir que tais placas – certamente abandonadas nos depósitos da Sedurb – retornassem para os locais de onde indevidamente foram retiradas?
A CLONAGEM E A FALSIDADE DE LUCIANO CARTAXO

Repercutiram muito as declarações do secretário de Turismo e Esportes da cidade de Ingá, Walter Mario da Luz, mais conhecido, como poeta e blogueiro, Vavá da Luz. O mesmo gravou entrevista com o Jornalista Wellington Farias, no seu programa ‘Dedim de Prosa’ na TV Assembleia, e em terminado momento tascou: ‘Luciano Cartaxo é tão falso que já nasceu clonado, numa referencia ao fato de ele ser gêmeo de Lucelio.’ Vavá da Luz sempre manteve com o falecido prefeito Luciano Agra, uma amizade muito sincera, que começou ainda na infância de ambos, naquela bela cidade do nosso Estado. A razão da critica se deu em razão de Cartaxo, tão logo ocorreu o falecimento de Agra, sem nenhuma consideração e sem qualquer aviso prévio, exonerou as poucas pessoas indicadas por Agra, para cargos tão pequenos, que não traziam maiores custos para a nossa edilidade. Na visão de Vavá tais exonerações tão logo ocorreu a morte de Agra foi uma verdadeira falsidade do nosso alcaide.
CHARLITON QUER QUE O GOVERNO TOME OS CARGOS CEDIDOS PARA ALGUNS DEPUTADOS PARAIBANOS

O presidente do PT na Paraíba, Charliton Machado tem acompanhado tudo que rola em Brasília e se mostrou bem chateado com o que tem observado com relação a conduta de alguns aliados, dizendo ele que não se pode ser governo e se comportar como oposição. “Na hora de defender tem que ser governo”, diz. Sobre a divisão de cargos federais na Paraíba, Charliton acredita que o governo federal deva rever algumas situações, já que alguns deputados estão votando contra o governo no Congresso ou mesmo seus partidos já se declararam oposição a Dilma. Sua critica maior foi com relação ao Deputado Damião Feliciano e Benjamim Maranhão que mesmo sendo da base da presidente Dilma tem ambos votado reiteradas vezes contra os projetos do governo. Pois é Charliton, assim fica difícil.
A PREMIADA CANTORA LUCY ALVES

Conhecida e respeitada hoje nacionalmente paraibana a cantora Lucy Alves, vem comemorando a conquista do prêmio ‘Press Awards 2015, pelo melhor show em turnê em 2014. A mesma recebeu o melhor na cidade de Ft. Lauderdale, na Flórida nos Estados Unidos. A jovem cantora ganhou de cantores consagrados brasileiros e que excursionaram pelo EUA sem, entretanto fazer o mesmo sucesso da nossa conterrânea. Por falar em conterrânea como ninguém é profeta em sua terra, a premiação de Lucy quase passou despercebida pela mídia local.
APÓS DUAS LICENÇAS DE 6 MESES, PREFEITA DE JUAZEIRINHO RENUNCIA
O eleitor se mata de trabalhar, briga, levanta faixa e bandeira, participa das caminhadas, enfrenta longas filhas para chegar a urna e agora após duas licenças de seis meses cada uma, ou seja, quase todo mandato, ver a prefeita Carleusa Marques (PTB) do município de Juazeirinho renunciar ao mandato, abrindo vaga para o vice-prefeito, JoniIlton Fernandes (PSB), que assume definitivamente o comando de juazeirinho até 31 de dezembro de 2016. O documento oficial onde Carleusa renuncia já está em mãos do presidente da câmara de vereadores, Admilson de Pituta (PSD). Como Luceninha de Santa Rita abriu o precedente e a coisa vai se tornando moda, seria bom o TRE com a ajuda da Polícia Federal começar a investigar essas estranhas e inexplicáveis renuncias.
EM TEMPOS DE CRISE O TJ NA TOTALMENTE NA CONTRAMÃO, QUER AUMENTAR EM 20% OS VALORES COBRADOS PELOS CARTÓRIOS

Quando as pessoas já chiam muito pelos exorbitantes preços praticados pelos nossos cartórios, numa terra de baixo poder aquisitivo, eis que o Tribunal de Justiça da Paraíba (TJPB envia para a Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) o projeto de lei de nº 173/2015), que reajusta de 3% para 20% os valores cobrados aos cartórios extrajudiciais do Estado. Caso seja aprovado pelos deputados, o percentual vai adicionar R$ 15 milhões à receita do Tribunal.O projeto de lei prevê uma alteração no art. 3º da Lei Estadual n° 6.688/1998 do Fundo Especial do Poder Judiciário, reajustando o valor de 3% para 20% do total sobre os serviços dos cartórios extrajudiciais, exceto em relação aos serviços de registro civil de pessoas naturais, o chamado registro de nascimento. Os nossos parlamentares, que em tese representam os anseios das pessoas, bem que poderiam rejeitar esse verdadeiro absurdo contra o bolso do nosso povo.
VEREADORES ENTREGAM RELATÓRIO DA REFORMA POLÍTICA À BANCADA FEDERAL‏

As Câmaras Municipais de João Pessoa (CMJP) e Campina Grande realizaram, na manhã desta segunda-feira (18), uma sessão especial conjunta para formalizar a entrega do relatório da Comissão Especial de Estudos sobre a Reforma Política para a bancada paraibana no Congresso Nacional.O evento, organizado pelo vereador-relator Lucas de Brito (DEM), contou com a presença dos deputados federais Pedro Cunha Lima (PSDB), Rômulo Gouveia (PSD) e Wilson Filho (PTB); além da deputada estadual Estela Bezerra (PSB). Os vereadores campineses Napoleão Maracajá (PTdoB) e Aragão Júnior (PSDB) também participaram da sessão presidida pelo vereador Benilton Lucena (PT).Para Lucas de Brito, “Este é o coroamento de um 
trabalho de dois meses que a Câmara Municipal desenvolveu procurando contribuir para que a reforma política aprovada no Congresso atenda minimamente as expectativas da população brasileira”, avalia. Entre as sugestões elencadas no relatório constam o aperfeiçoamento do sistema eleitoral, o fim do mandato estendido para senadores, e a retirada das empresas privadas do financiamento de campanhas eleitorais. Lucas ainda sugere a adoção do modelo espanhol do voto distrital com os distritos de média magnitude, em vez dos modelos “distritão” ou distrital puro.A sessão especial contou ainda com a presença dos vereadores Marco Antônio (PPS), que é vice-presidente da Comissão Especial, Bira Pereira (PT), Fuba (PT), João dos Santos (PR), Santino (PTdoB), Renato Martins (PSB), Raoni Mendes (PDT), e Bosquinho (DEM); além de representantes de partidos políticos.
ALBERGIO GOMES MEDEIROS COMENTA SOBRE A GESTÃO DE LUCIANO CARTAXO

Sempre utilizando as redes sociais Albergio Gomes Medeiros não pensa duas vezes quando precisa expor os seus pontos de vista. Desta feira Albergio diz da sua estranheza com a publicidade municipal que segundo ele não bate com a realidade das ruas. Albergio Medeiros a partir deste ponto: ‘A cada pronunciamento do atual Prefeito de João Pessoa; fico a imaginar que estou morando em uma cidade diferente da que ele administra. Com exceção dos imóveis que são edificados e entregues; embora não os veja; mas dou credibilidade ao dito por conhecer a competente e diligente secretária Socorro Gadelha; no mais vejo placas e verdadeiras “obras” como a Lagoa e a Beira Rio que não evoluem. É tanto “trabalho” que não conseguimos sequer uma substituição de uma única lâmpada queimada; em algum poste de iluminação pública; em menos de 10 meses. Sei de um local que em breves dias completará 2 meses e não se consegue a substituição de uma simples lâmpada; embora o apelo seja reiterado a cada dois ou três dias.’
PENSAMENTO

Do livro Invenções e descobertas em estilo cordel de Daudeth Bandeira e José de Souza Dantas:

A NAVALHA foi criada há mais de trinta mil anos, pelos gregos e chineses, egípcios e indianos….para remoção de pelos e de fios de cabelo de animais e humanos.

Esta coluna é publicada no blogdopedromarinho.com e em quatro portais.