Pular para o conteúdo

Blog do Vavá da Luz

PAPO D’SQUINA (com Pedro Marinho)

“NÃO MATE SEU PAI DE VERGONHA, SENADOR CÁ SSIO CUNHA LIMA”

No seu prestigiado site apalvraonline, o jornalista Marcos Marinho repercutiu uma a carta de um médico denominado Jonas Duarte, que escreveu um longo texto no portal Brasil 247, censurando o comportamento do senador paraibano Cássio Cunha Lima, em razão de um projeto de lei de sua autoria que tenta acabar com o Programa ‘Mais médicos’ alegando que o mesmo serve apenas para financiar a “ditadura castrista”. Dentre outras coisas escreveu o médico: “Quero apenas lembrar o Senador Playboy que seu pai foi o primeiro governador eleito, Pós-Ditadura Militar, a visitar Cuba. Em 1991”, afirma o médico, lembrando que Ronaldo Cunha Lima, pai de Cássio, se tornou um dos principais defensores do intercâmbio entre Cuba e a América Latina e escreveu até poemas a respeito. No final o contrariado médico crava a seguinte frase: “Não mate o seu pai de vergonha, senador Cássio Cunha Lima”.

OS PRE-CANDIDATOS EM JOÃO PESSOA SANTA RITA E CABEDELO

Mesmo se falando quase diariamente que praticamente todas as prefeituras atravessam forte crise financeira com os prefeitos sempre com o pires na mão, inexplicavelmente cada vez aumenta mais o interesse dos políticos pelos cargos no executivo de modo em geral. No ano que vem teremos eleições municipais e aqui em João Pessoa vários pré-candidatos já se projetam para a disputa, enfrentando assim o prefeito Luciano Cartaxo que irá disputar a reeleição. Devem entrar na disputa Manoel Junior pelo PMDB, Ruy Carneiro pelo PSDB, Wilson Santiago pelo PTB-DEM e apoiada pelo governador Ricardo Coutinho Estela Bezerra. Realmente será um páreo duríssimo.

OS PRE-CANDIDATOS EM JOÃO PESSOA SANTA RITA E CABEDELO II

Na cidade de Santa Rita cujo prefeito Reginaldo Pereira foi afastado do cargo, sendo substituído pelo seu vice Netinho de Várzea Nova, cuja cidade passa por momentos dos mais difíceis, com pouco dinheiro e muitas necessidades em quase todas as áreas, Reginaldo vai tentar a reeleição, mas terá q que enfrenta o ex-prefeito Marcus Odilon o próprio Netinho que ficou no cargo de prefeito por cerca de nove meses e pelo visto gostou.

OS PRE-CANDIDATOS EM JOÃO PESSOA SANTA RITA E CABEDELO III

Outra cidade problemática, cuja ma situação colocou para correr o prefeito Luceninha que renunciou dando vez ao seu vice Leto Viana que assumiu o cargo e vai para reeleição, que não será tão fácil como foi para ele até agora, cujo mandato caiu no seu colo. Em Cabedelo nomes fortes devem entrar na disputa, já se falando nos nomes de Trocolli Junior pelo PMDB, Lucélio Cartaxo do PT e Ricardo Barbosa que sairia como candidato do PBS, contando com o apoio do governador Ricardo Coutinho. Vai ser uma briga de foice.

LUCIANO CARTAXO E O DESCASO COM A BARREIRA DO CABO BRANCO

Por falar em Luciano Cartaxo vai terminar o mandato e a enrolação não permite que o mesmo aja com celeridade para conter a erosão do importante acidente geográfico que é a barreira do Cabo Branco, que vem sofrendo um desgaste muito grande nos últimos anos, tendo do problema passado por Ricardo Coutinho, Luciano Agra e agora Cartaxo que já entra no terceiro ano de gestão e necas de pitibiriba.. O mesmo decretou estado de emergência para aquela área há pelo menos 90 dias e até agora nada de agir no local. Será que ele tá aguardando que venha tudo abaixo?

INAUGURADA A VILA OLÍMPICA PARAHYBA
Com a presença de muitas personalidades políticas e do mundo esportivo, o governador Ricardo Coutinho inaugurou a bela reforma que fez no antigo DEDE, que estava em péssima situação há muitos anos. Realmente quem esteve ali saiu encantado com tudo que viu, pois foi realizada uma reforma total em toda estrutura que deixou a Vila Olímpica em condições de receber qualquer evento nacional ou mesmo internacional. Parabéns apo governador Ricardo Coutinho, pois a pratica de nosso estado é abandonar as obras já existentes e tentar fazer outra para dizer que foi idealizada por aquela gestão. Raramente um gestor faz o que foi feito no Ronaldão, Espaço Cultural e agora no DEDE, tantos que estavam todos se encontravam em estado deplorável, principalmente o Espaço Cultural José Lins do Rego.

ASSEMBLEIA JÁ CONTA COM QUATRO SUPLENTES NO EXERCÍCIO DO MANDATO

Mesmo com apenas quatro três meses dessa legislatura, que teve início em janeiro, quatro parlamentares já se licenciaram estando hoje no exercício do mandato quatro suplentes, ou seja, aumenta consideravelmente a despesa com a folha, pois recebem os licenciados e os respectivos, suplentes. Com relação a Lindolfo Pires que assumiu a representação do governo em Brasília entrou no seu lugar Hervázio Bezerra, sendo o licenciado obrigado a optar entre um salário e outro. No caso de Anísio Maia é perfeitamente compreensível, pois o mesmo foi vitima de grave acidente automobilístico e irá se submeter a uma cirurgia. Outro que também passou por cirurgia foi José Aldemir, entrando no seu lugar Charles Camaraense e por fim Ricardo Marcelo que mesmo tendo disputado à reeleição a presidente da Casa de Epitácio Pessoa, após sofrer derrota, alegou que iria tratar da saúde e de problemas particulares, entrando na sua vaga Julys Roberto.

LUCAS DE BRITO QUER SUGERIR IDEIAS PARA MUDAR OS PARTIDOS POLÍTICOS

O Vereador Lucas de Brito apresentou na Câmara Municipal de João Pessoa, requerimento de sua autoria sugerindo ao Congresso Nacional a inclusão do tema relativo à democratização dos partidos nos debates da Reforma Política. Diz Lucas de Brito que partidos políticos são hoje considerados essenciais à democracia brasileira, mas permanecem imunes a regras democráticas e republicanas no que diz respeito aos seus funcionamentos internos, de forma que os seus respectivos presidentes podem: (a) ser reeleitos indefinidamente; (b) favorecer parentes candidatos a cargos proporcionais; (c) gerir, com discricionariedade absoluta, os recurso s públicos do Fundo Partidário e o tempo de propaganda eleitoral na rádio e na televisão. Essa realidade precisa mudar. É preciso democratizar os partidos políticos.

DOM ALDO PAGOTTO DEFENDE A REDUÇÃO DA MAIORIDADE PENAL

O Arcebispo da Paraíba, Dom Aldo Pagotto diferente que pensa o padre de deputado Luiz Couto, defende a redução da maioridade penal. Na visão de Dom Aldo, a idéia de uma rapaz de 14 anos é um menor não passa de uma filosofia que distorce a realidade, ma qual esse rapaz já é conhecedor da vida suficiente o suficiente para tomada de decisões proativas. Dom Aldo ainda disse que mesmo a Igreja Católica não seja favorável à redução da maioridade ele não poderia ficar em cima do muro e entende que a legislação penal deve alcançar o que eles chamou de cavalões de 14, 15 e 16 anos. Dom Aldo só não concorda que esses menores fiquem nos mesmos presídios dos adultos e defende que se crie estruturas de reinserção social e acompanhamento o que não pode é continuar com a impunidade reinante.

DEPUTADO ANÍSIO MAIA NÃO ACREDITA NA QUEBRA DA ALIANÇA DE PSB COM O PT

O deputado estadual, Anísio Maia, ao ser questionado sobre a saída do vereador do PSB Renato Martins da base do prefeito Luciano Cartaxo, tratou de colocar panos quentes no assunto dizendo não acreditar em rompimento do Partido dos Trabalhadores (PT) com o Partido Socialista Brasileiro (PSB), na Paraíba. Na visão do deputado petista, a aliança entre os dois partidos está bastante firme. Segundo Anísio, essa especulação de racha não passa de “fofoca”. O parlamentar ao final explicou que as divergências existem em qualquer legenda e citou como exemplo o caso do PMDB em cenário nacional. “O PMDB é o principal aliado do PT, mas tem tomado atitudes que não agradam a presidenta Dilma Rousseff”.

TREVO QUANDO CONCLUÍDO, SERÁ DENOMINADO TREVO DAS MANGABEIRAS

O trevo do Residencial Tarcisio Burity, conhecido popularmente por ‘Mangabeira’, que se encontra em construção, não receberá o nome de nenhum vulto de nossa historia, pois é desejo do governador Ricardo Coutinho é fazer uma homenagem aos moradores daquele grandioso bairro. A idéia de RC é homenagear os muitos braços que fizeram e fazem a historia daquele núcleo residência, razão pela qual o trevo será denominado de ‘Trevo das Mangabeiras’.

GILVAN FREIRE FALA DO PRECÁRIO ATENDIMENTO DA JUSTIÇA PARAIBANA
O ex-deputado e advogado Gilvan Freire é bastante conhecido pelos seus abalizados escritos nas redes sociais, tendo o mesmo hoje uma legião de leitores que participam ativamente dando opiniões em tudo que Gilvan escreve com tanta maestria. Gilvan Freire a partir desde ponto: ‘Em estado pré-falimentar, precisando de 65 novos juízes para tanger processo que se amontoam há anos, numa crise sem precedentes na história do Judiciário da Paraíba, o TJPB abrirá concurso para 15 juízes apenas. Havia previsão na administração passada de que fossem preenchidas as vagas faltantes, para que os jurisdicionados não tivessem mais de pagar os monumentais prejuízos que sofrem há tempos com os descasos de um Poder que não consegue se impor na defesa de seus deveres perante a sociedade e não consegue agir soberanamente na manutenção de sua autonomia financeira. É um absurdo o que está havendo”.Realmente irretocável a opinião do sempre antenado e preocupado Gilvan Freire.

O MAU ATENDIMENTO DA UNIMED

Um cidadão amigo da coluna necessitou ontem se dirigir a unidade da Unimed, que fica próxima a Pr aça Pedro Gondim para solicitar autorização de um simples exame urológico, pois não conseguiu autorização no consultório do seu medico, tendo então de ir até o intercambio, já que a seu plano é original é do estado de Rondônia.O mesmo chegou ali exatamente as 8:53 e mesmo sendo idoso tal fato foi ignorado e ele recebeu uma senha escrita M1, ou seja, mesmo em tal horário, a pessoa encarregada de tal setor não tinha recebido absolutamente ninguém, tendo o usuário ficado ali esperando até 9:30 quando então resolveu abordar a recepcionista exigindo dessa uma senha de preferencial, já não tinha cabimento ficar ali indefinidamente para uma simples autorização o que lhe foi concedido, sendo que cerca de 10 minutos depois quando o mesmo se encontrava com as duas senhas, eis que chamaram a senha M1 e para a sua surpresa foi atendido por um senhor com farda da Unimed que ele já tinha visto passar por ali nos corredores por diversas vezes e que mesmo assim não conseguiu a dita autorização e então mandou que ele o reclamante voltasse ao balcão e solicitasse uma nova senha para ser atendido pelas moças ali nas mesas.

O MAU ATENDIMENTO DA UNIMED II

Por sorte o mesmo já tinha em mãos uma segunda senha, pois caso contrário iria só naquele instante já perto das 10 horas solicitar nova senha e iria esperar ali por muito mais tempo, pois seria o último a ser atendido numa sala repleta de pessoas. Quando a Unimed tirou o intercambio de sua sede principal, colocando tal serviço em novo endereço, todo mundo imaginou que o serviço iria ficar muito bom, mas continua muito ruim o atendimento aos seus usuários, tanto que durante a permanência lá deste nosso contrariado leitor,que perdurou até as 10h:10m, ou seja uma espera de 1h7m, várias pessoas em voz alta reclamavam do atendimento, tendo inclusive uma senhora cansada com a espera, ameaçado chamar a imprensa. Em tempo: Antes que alguém pense que se tratava de um exame complexo e caro, convém registrar que todo esse problema foi gerado pela Unimed Rondônia, que autorizou um exame de ultra-sonografia de abdômen total e até agora não autorizou um simples exame de fluxometria, que nada mais é do que o sujeito no próprio consultório médico, urinar dentro de um recipiente de plástico, para se medir o fluxo urinário (volume de urina que passa pela uretra em uma unidade de tempo), ou seja, deve ser mais barato do que um exame de urina. Vá entender essas empresas.
Esta coluna é publicada no http:www.blogdopedromarInho e em quatro portais.