Pular para o conteúdo

Blog do Vavá da Luz

PAPO D’SQUINA (com Pedro Marinho)

 

RAONI: GOSTARIA DE MORAR NA CIDADE DA PROPAGANDA DO PREFEITO CARTAXO

O vereador Raoni Mendes demonstra que está nas pontas dos cascos, para assumir o papel de líder da oposição na Câmara Municipal de João Pessoa. Esta semana cansado de ver na mídia a publicidade da Prefeitura da capital, fuzilou: ‘Gostaria de morar na cidade da propaganda do Prefeito Cartaxo. Poxa, na canela.

ODON BEZERRA VERSUS LUCIANO CARTAXO

Mesmo sendo petista de estrelinha o presidente da OAB-PB Odon Bezerra, que teve para deputado federal mais de 20 mil votos, parece que guardou alguma mágoa de nosso alcaide, pois permanentemente vive criticando o prefeito e sua gestão. Será que no último pleito o prefeito deixou de ajudar o companheiro Odon?

ADRIANO GALDINO DIZ QUE NÃO VAI CONFINAR DEPUTADOS

(O deputado Adriano Galdino (PSB), que é candidato a presidência da Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB)), negou, nesta segunda-feira (26), que irá confinar os deputados que apoiam suam candidatura, para evitar assédio da chapa adversária, como se especula nos bastidores da política paraibana. “Estão todos livres. Apesar de ser uma eleição difícil, confio nos meus aliados”, sustentou. Esse povo é tão confiável que no passado os deputados foram levados para uma propriedade na cidade de Natal, que nem telefone existia. Não seria o caso de na véspera oferecer um farto jantar aos mesmos bem longe daqui, onde os mesmos só regressassem na hora do voto?

GOVERNO CONTESTA NÚMEROS DA ONG QUE APONTA JOÃO PESSOA DENTRE AS MAIS VIOLENTAS DO MUNDO

A ONG mexicana ‘Consejo Ciudadano para La Seguridad Pública y Justicia Penal, com base não se sabe em que estudo cientifico ou metodologia, aponta João Pessoa como a 4º cidade mais violenta, com um indica de 79,41 assassinatos por grupo de 100 mil pessoas. Sobre essa estatística dessa ONG bem desconhecida por nós, o secretário de Comunicação Luiz Torres, foi enfático: ‘É preciso o mínimo de responsabilidade para não empunhar uma lista, exposta sob o filme de terror, com as cidades mais violentas do mundo, baseada em coletas aleatórias e, o pior, em projeções futuras. Isso é que é uma violência. Contra a verdade.”

RONALDINHO FALA SOBRE A SAÍDA DO TUCANO ROMERO RODRIGUES

O vice-prefeito de Campina Grande, Ronaldinho Cunha Lima Filho, naturalmente falando em nome do seu irmão o senador Cássio Cunha Lima, demonstrou insatisfação sobre a eventual saída de Romero Rodrigues do ninho tucano. Disse o vice-prefeito ‘Isso traz uma leitura preocupante. A Republica está contaminada com a política de que você precisa estar na base para fazer jus aos recursos assegurados em convênio’. Aqui neste espaço já fiz a mesma critica e até estranhei que o governante acredite numa adesão mal ajambrada como essa.

O DESCASO DO SENADOR RAIMUNDO LIRA

Raimundo Lira, garfado de nossa política pelos eleitores, acertou há quatro anos ser suplente da chapa do então candidato ao Senado Vital do Rego Filho. Por uma tremenda sorte no final do ano passado Vital do Rego deixou o Senado e foi nomeado ministro do TCU, caiando a vaga de senador no colo de Raimundo Lira, que entrou na disputa contando apenas com o próprio voto. Mais de um mês depois de diplomado e empossado no Senado Necas de pitibira de Lira com relação ao ovo paraibano, ou seja, o dito cujo não colocou os pés na nossa terra para agradecer a honraria e indagar quais as necessidades que precisa defender no Senado. Vai ver o Raimundo Lira imagina que não deve gentilezas aos eleitores e que foi escolhido primeiro suplente de Senador, em razão dos seus belos olhos. Em tempo: alegando que se encontrava usufruindo férias junto com a família, Raimundo Lira anunciou ontem deve estar na Paraíba na próxima quarta-feira (28) amanhã, para fortalecer os diálogos com a população e entidades administrativas do estado. Ainda bem, antes tarde do que nunca.

COM A CRISE DE ÁGUA NO SUDESTE POR QUE NÃO UTILIZAR ÀS ÁGUAS DO AGUÍFERO GUARANI, QUE DARIAM PARA ABASTECER O BRASIL POR 2.500 ANO?

O aguífero Guarani é o nome que, em 1996, o geólogo uruguaio Danilo Anton propôs para denominar um imenso aquífero que abrange partes dos territórios do Uruguai, Argentina, Paraguai e principalmente Brasil, ocupando 1 200 000 km². Na ocasião, ele chegou a ser considerado o maior do mundo, hoje considerado o segundo maior, capaz de abastecer a população brasileira durante 2 500 anos. A maior parte (70% ou 840 000 km²) da área ocupada pelo aqüífero, cerca de 1 200 000 km² , está no subsolo do centro-sudoeste do Brasil, ou seja, Mato Grosso do Sul (213 700 km²), Rio Grande do Sul (157 600 km²), São Paulo (155 800 km²), Paraná (131 300 km²),Goiás (55 000 km²), Minas Gerais, (51 300 km²).

COM A CRISE DE ÁGUA NO SUDESTE POR QUE NÃO UTILIZAR À ÁGUAS DO AGUÍFERO GUARANI QUE DARIAM PARA ABASTECER O BRASIL POR 2.500 ANO? II

Temos ainda Santa Catarina, (49 200 km²), Mato Grosso (26 400 km²). Em muitas áreas a água não é potável, mas é ótima para estâncias turísticas de águas minerais e termais. A água de melhor qualidade do Aquífero Guarani em geral está nos bordos das áreas de afloramento do aquífero e seus arredores. As maiores áreas com água de boa qualidade ficam em São Paulo, Rio Grande do Sul, Mato Grosso do Sul e Paraguai. Alguém pode até dizer ser muito difícil extrair tal água, alegação que cai por terra já que o Brasil hoje tem tecnologia para extrair petróleo em grande profundidade na terra e no mar e até mesmo no pré-sal e por que não teria meios para buscar água que é essencial a vida.

]

Esta coluna é publicada no http:/www.blogdopedromarinho.com e em quatro portais.