Pular para o conteúdo

Blog do Vavá da Luz

Papo d‘ Esquina (com Pedro Marinho)

pedro

 

 JORNALISTAS ESCOLHEM OS 10 MELHORES ORADORESPARAIBANOS

Sob a coordenação do Portal Clickpb.com.br os jornalistas paraibanos escolheram os dez melhores oradores paraibanos de todos os tempos. A seguir os nomes dos escolhidos que podem despertar inclusive muita discussão, já que a nossa Paraíba é um celeirode grandes oradores: Osmar de Aquino, Vital do Rego, Alcides Carneiro, Ronaldo Cunha Lima, Tarcísio Burity, João Agripino, Raimundo Asfora, José Américo, Odilon Ribeiro Coutinho, Marcondes Gadelha

LUCÉLIO CARTAXO PODE SER CANDIDATO A PREFEITO DE CABEDELO
Lucelio Cartaxo é cotadíssimo para ocupar um cargo no primeiro escalão do novo governode Ricardo Coutinho, tendo em vistaa grande votação que obteve no último pleito, cujo total ultrapassou mais de meio milhão de votos. E é exatamente com esse cacife, que nem bem terminou a eleição para governador e as especulações políticas sobre o pleito municipal, de 2016, já começaram na Paraíba. Desta vez, as informações são sobre um possível interesse pela postulação do executivo Lucélio Cartaxo (PT), ex-candidato a senador, em concorrer a Prefeitura do município de Cabedelo, na Grande João Pessoa.O interesse teria partido de integrantes de associações de pescadores e de portuários de Cabedelo. Segundo informações de bastidores, eles estariam articulando um movimento para convencer o petista, irmão do prefeito da Capital, Luciano Cartaxo (PT), para lançar a sua pré-candidatura. Cartaxo foi bem votado na cidade de Cabedelo em decorrência dos benefícios que levou aos moradores da Cidade Portuária, quando ocupou a direção da CBTU. Considerando a péssima qualidade dos prefeitos que passaram por Cabedelo Lucelio pode ser uma boa opção.

MORRE AOS 96 ANOS CABRAL BATISTA, EX-PRESIDENTE DA CÂMARA MUNICIPAL DE JOÃO PESSOA
Natural de Natal (RN), Cabral Batista esteve à frente da CMJP por oito vezes e também era ex–vice-prefeito de João Pessoa. O ex-presidente da Câmara Municipal de João Pessoa, João Cabral Batista, morreu nesta sexta-feira (29), aos 96 anos, vítima de pneumonia. Ele também estava fazendo tratamento para enfrentar um AVC. Natural de Natal (RN), Cabral Batista esteve à frente da CMJP por oito vezes e também era ex-vice-prefeito de João Pessoa. Além da vida política, Batista foi funcionário da Imprensa Oficial de Natal e ao se mudar para a Paraíba, em 1936, trabalhou nos jornais A União, O Norte e Correio da Paraíba. Primeiro vereador do PC do B em João Pessoa, Cabral Batista morreu aos 96 anos. Seu primeiro mandato legislativo foi na década de 50. Cabral foi velado na Câmara Municipal de João Pessoa.
HERVÁZIO REVELA CONVERSAS PARA AMPLIAR BASE GOVERNISTA NA ALE
Em entrevista a Rádio Correio FM, o suplente de deputado Hervázio Bezerra (PSDB), adiantou que vem conversando com os deputados que já integravam a base do governo e que mudaram de opinião e de lado, para Hervazio não custa nada reconquistar tais apoios. O governador Ricardo Coutinho (PSB), não pretende iniciar o seu segundo governo a partir de janeiro de 2015, com minoria na Assembleia Legislativa. E para isso, o socialista está buscando o apoio de outros deputados que na legislatura passada integraram a oposição.
MARANHÃO NÃO VAI PUNIR INFIÉIS DO PMDB
Esta semana o novo deputado Veneziano Vital do Rego defendeu através da imprensa a punição para os peemedebistas que fugiram a orientação do partido e apoiaram outras candidatas, tendo Veneziano classificado os mesmos como traidores, já que ficaram com candidaturas não indicadas pelos dirigentes da legenda. De bate pronto o senador José Maranhão, presidente do PMDB na Paraíba, com base do que ouviu do vice-presidente Michel Temer, disse durante entrevista ao programa Tambaú Debate, da Nova Tambaú FM que as lideranças que desobedeceram à orientação partidária nestas eleições não terão prejuízo algum, ou seja, fica o dito pelo não dito.
LOURDINHA LUNA FALA SOBRE A CÂMARA FEDERAL

Lourdinha Luna escritora e pesquisadora, sempre se posiciona nos mais diversostemas, seja através da imprensa, ou pelas redes sociais. O trecho a seguir da mesma foi tirado do Facebook e divido com vocês: ‘A Câmara aprovou dia 28.10 o projeto que cancela o decreto do governo que instituiu a Política Nacional de Participação Social. O projeto ainda será votado no Senado, mas a perspectiva é que siga a Câmara, na rejeição..Estavam previstos um Conselho permanente; Comissões temáticas; Conferências nacionais periódicas; Ouvidoria pública federal; Mesas de diálogo; Fóruns inter conselhos; Audiências e consultas públicas, ,Ambiente virtual de participação social. A intenção era permitir que as entidades criadas influenciassem as políticas e os programas de governo e consolidassem a participação como um método de controle de gestão. .O decreto sustado criava um sistema chefiado pela Secretaria-Geral da Presidência da República. Era conferido a Gilberto Carvalho o poder de indicar os integrantes das instâncias e a forma de sua ingerência. A proposta não agradou ao Congresso, por tirar-lhe a autoridade de votar as proposições que se transformariam em leis,. As casas Legislativas são sustentáculos da democracia. Suprimida essa prerrogativa do Congresso, estamos num ditadura….Esse é o sonho do PT.’ Pois é tenho a honra de contar com Lourdinha como colaboradora do blog que leva o meu nome.
PREFEITURA VAI TER QUE DISPONIBILIZAR CUIDADORES PARA CRIANÇAS COM DEFICIÊNCIAS

O diligente vereador Lucas de Brito nos avisa, que graças ao seu empenho, obteve uma bela vitória, ou seja, o mesmo recebeu ofício do Ministério Público da Paraíba noticiando o ajuizamento de uma Ação Civil Pública (ACP) para obrigar a Prefeitura de João Pessoa a disponibilizar, de imediato, mediante contratação por excepcional interesse público, cuidadores e psicopedagogos para as crianças com deficiência que estudam nas escolas públicas da Capital. Trata-se de reivindicação trabalhada na Audiência Pública que a Câmara realizou em setembro, para discutir políticas públicas para as pessoas com deficiência. A ACP também objetiva forçar a Prefeitura a realizar, dentro dos próximos quatro meses, concurso público para a contratação definitiva desses profissionais. Será o primeiro na história do Município. Lucas aproveitou para informar que a luta continua, mas é muito bom começar a colher os frutos do trabalho. Aproveitou ainda para felicitar a Promotora Ana Raquel Brito Lira Beltrão pela sensibilidade com a causa.
RODRIGO MARINHO – NÃO VAMOS DESISTIR DO BRASIL, NÃO VAMOS NOS DISPERSAR

O meu filho Rodrigo Marinho, que é servidor público, vice-presidente do seu órgão de classe e também formado em Direito, sempre que possível incomodado com tudo que nos cerca, emite as suas opiniões nas redes sociais, Rodrigo a partir deste ponto: ‘É! Depois das eleições, a verdade, que já tinha conhecimento, começa aparecer para aqueles que defendiam a sua excelência Dilma Roussef, quando a mesma dizia que não tinha inflação, e que estava tudo sob controle. Na mesma semana o Bacen sobe o juros! É autorizado o aumento de energia e da gasolina. E o governo tá só começando, e o pior, nem começou e já está lançando Lula para 2018, o partido, depois do susto das eleições, precisa oxigenar a militância de que existe um Lula no fim do túnel. Só Deus para nos salvar. Não vamos desistir do Brasil. Não vamos nos dispersar.’

 

JOÃO PESSOA E SUAS JANELAS QUEBRADAS

Desde o início da sua gestão, talvez na tentativa de fazer uma gestão mais popular, o prefeito Luciano Cartaxo tem relaxado muito no quesito de preservar as nossas calçadas no centro da cidade. Na gestão de Cícero Lucena por conta do total descaso, a cidade se transformou num verdadeiro mercado persa, pois em pleno Ponto de Cem Réis se vendia peixe, bode e queijos, que eram cortados em coima dos poucos bancos existentes. Tal situação foi resolvida na gestão de Ricardo Coutinho e mantida na gestão de Luciano Agra, mas agora por conta da inexplicável tolerância as pessoas já têm dificuldade de caminhar no Viaduto da Miguel Couto, Duque de Caxias e Ponto de Cem Réis. Se a fiscalização da Sedurb não agir rápido, depois será muito tarde para resolver a invasão de ambulante.

Esta coluna é publicada no http:/www.blogdopedromarinho.com e em quatro portais