Pular para o conteúdo

Blog do Vavá da Luz

ONDE VAMOS PARAR ? (Prof. Marcos Bacalháo)

  

Você, sua família, todos os brasileiros pagamos a Dívida Pública de várias formas: pagamos diretamente por meio dos tributos embutidos em tudo o que consumimos ou recebemos. Pagamos também por meio dos serviços públicos que deixamos de receber em razão do corte de gastos da Saúde, Educação, Segurança, Transporte, Saneamento, Cultura, Assistência Social, etc.

 

Somos a 6ª Economia do Mundo, com imensas riquezas e potenciais. Por outro lado, somos um dos países mais injustos do mundo (3ª pior distribuição de renda segundo o índice de Gini) e, vergonhosamente, o 84º em atendimento aos direitos humanos (segundo o IDH medido pela ONU), pois milhões de brasileiros ainda vivem na miséria, passam fome, e mais da metade da população sequer tem acesso a Saneamento Básico.

 

O governo não divulga o montante dos juros nominais da dívida pública que estão sendo efetivamente pagos. Também não há transparência quanto ao montante da Dívida Mobiliária. O governo divulga a dívida “líquida”, conceito que é utilizado apenas no Brasil, pois não tem nenhum sentido lógico, a não ser esconder o montante da dívida sobre a qual são calculados os maiores juros do mundo que estamos pagando..

 

A maioria das jazidas do Pré-sal já foram leiloadas para empresas estrangeiras desde 2010, o que representa entrega de nosso patrimônio, dando continuidade às PRIVATIZAÇÕES. 

Grande propaganda foi feita sobre as “riquezas do pré-sal”, mas se não houver afiado acompanhamento cidadão, essas riquezas podem virar “lixo”. A sociedade precisa se mobilizar e acompanhar essas aplicações do Fundo Social e debater sobre o alarmante risco ambiental.

 

É para pagar dívida pública que o patrimônio público nacional, estadual e municipal tem sido continuamente privatizado por Collor, Fernando Henrique Cardoso, Lula e Dilma.

No Brasil, a crise da dívida já existe há muito tempo e os bancos são salvos diariamente à custa do povo, pois aplicam principalmente em títulos da dívida, ganhando as maiores taxas de juros do mundo.

 

Por que vem a crise? É porque algo está errado, que precisa ser resolvido para poder crescer. Crise serve para mostrar onde está o erro. Não tem como crescer sem crise, é como em um relacionamento. Estamos em recessão. O governo terá que tomar atitudes radicais como cortes de ministérios, de funcionários públicos, receber ajuda  externa. Aconteceu com a Europa no ano retrasado e passado, principalmente com a Grécia e Irlanda.