Pular para o conteúdo

Blog do Vavá da Luz

O TEMPO NÃO É INGRATO (Prof. Marcos Bacalháo)

                            marcos

 

           
Quanto mais o tempo passa, fico mais amargo, menos flexível, mais exigente, pé no chão… O tempo deixa a gente meio chato. Deixa a gente racional a ponto de analisar os prós e contras até de levantar pra pegar um copo d’água. Quando menos percebe, você está fazendo isso.

 

Tempo é um negócio grato. O tempo passa e eu me sinto mais confiante, mais certo de mim. Dúvidas bobas que eu tinha antes, questões internas, inseguranças externas… tudo isso é parte do passado. Posso me olhar no espelho e enxergar até o fundo da minha própria alma. Me sinto pleno, suficiente, sã, claro, conciso.

Não olho mais para o lado e me preocupo se as coisas acontecerão como eu planejei, pois agora sei que não devemos planejar mais do que o primeiro passo.

Não me apaixono dizendo que encontrei o amor da minha vida, porque sei que a vida é longa o suficiente pra encontrar muitos amores. Não me comparo com os outros, não me diminuo e não me exalto, pois sei que cada pessoa tem seus próprios valores, suas qualidades, defeitos e tudo que compõe uma pessoa maravilhosa a alguns olhos e comum a outros.

Não desisti dos meus sonhos, agora apenas enxergo-os de forma mais completa, com o antes e o depois, as consequências e tudo aquilo que minha bagagem me ensinou a esperar. Não é que eu me prepare para o pior. Só aprendi que idealizar detalhes é esquecer-se do básico e necessário.

 

Todos que dizem que o tempo é ingrato ainda não compreenderam a magnitude de ser, de olhar para a frente e caminhar sabendo para onde se vai, como e por qual motivo. Quem diz que o tempo é ingrato não sabe sentar-se de frente para qualquer paisagem que seja e admirar seu todo em partes. Admirar o céu em suas nuvens, a avenida em seus prédios e pessoas, o parque em suas árvores e folhas, o mar em suas ondas e reflexos. 

 

O tempo é um negócio grato, que nos torna melhores, maiores; mas que faz isso para nós mesmos.

                                                                       Ingá, novembro de 2014

1 comentário em “O TEMPO NÃO É INGRATO (Prof. Marcos Bacalháo)”

  1. muito claro e verdadeiro, pensamento forte e impactante……. bom para reflitir, pois o tempo nao para……….

Não é possível comentar.