Pular para o conteúdo

Blog do Vavá da Luz

A DIGNIDADE HUMANA (Prof. Marcos Bacalháo)

               marcos baclhao

                        (Devemos tomar muito cuidado, para não colocarmos em risco

                        nossa dignidade, pois dignidade perdida será cem vezes mais

                        difícil de se recuperar que o tempo que levamos para construí-la.)

                                                           (Ivan Teorilang)

                       

Como diz o Antigo Testamento  ao mencionar que o homem foi feito a imagem e semelhança de Deus. Ao meu ver, a dignidade é a consciência do próprio valor; honra; modo de proceder que inspire respeito, distinção; e  amor próprio.

 

            A dignidade é uma qualidade inerente aos seres humanos enquanto entes morais: na medida em que exercem de forma autônoma a sua razão prática, os seres humanos constroem distintas personalidades humanas, cada uma delas absolutamente individual e insubstituível.    
Vivemos num mundo onde há enorme contingente de pessoas e óbvia carência de fraternidade. O mundo cresceu a multidão aumentou os problemas dos homens também, a tecnologia evoluiu, e tornou-se mais eficaz e busca ser o seu próprio fim.

 

O princípio da dignidade da pessoa humana constitui o critério unificador de todos os direitos fundamentais, o qual todos os direitos do homem se reportam, em maior ou menor grau. Porém uma das dúvidas que cercam a utilização desse princípio em casos concretos, é sobre o seu caráter ser absoluto ou não.

 

Em tempos que decorrem, seria de esperar uma sociedade civilizada, na qual houvesse respeito e ajuda mútua. A crise afeta grande parte do globo mas, em vez união, chegam-nos notícias de guerras civis, homicídios e destruição, isto é, violência. Para viver, o Homem necessita de, pelo menos, meios para satisfazer as suas necessidades mais básicas, como por exemplo a fome. 

 

Como é possível que, hoje em dia, ainda surjam relatos de milhares de crianças que morrem à fome no continente africano, se o direito ao alimento é universal? Isto só pode significar uma coisa: é cada vez mais difícil cumprir aquela declaração que se diz ser universal, ainda mais quando a sociedade é cada vez mais individualista e cada um luta pela sua própria sobrevivência.

           

Crianças de todo o país (e mesmo do resto do mundo) pagam um preço adicional pelos seus estudos que é a humilhação e a consequente perda da dignidade humana. Quer dizer, não a completa perda da dignidade mas o não reconhecimento da mesma. E se é um ser humano, essa dignidade pertence-lhe por “direito”. Não seja ele um outro animal qualquer…

 

                                   Ingá, agosto de 2014