Pular para o conteúdo

Blog do Vavá da Luz

DESGRAÇA É POUCO… (MARCOS SOUTO MAIOR (*)

 

              MARCOS  Nunca se viu no Brasil uma esmagadora maioria do povo, sair espontaneamente para protestar pelas ruas, estradas e praças, um governo federativo envolvido em vários escândalos seguidos, sem querer aprumar o rumo legalista, ético e moral, tudo porque, desde os dois desgoverno de Lula e a continuidade de Dilma, formando uma dupla dinâmica de corrupção vermelha deu o mote para os petistas alucinadamente, cantarem o inacreditável hino do desvio de verbas públicas, bem nos ouvidos dos homens de bem. As permissões sempre foram esbanjar e dividir com petistas, empreiteiros, políticos e agregados, pelas muitas verbas públicas desviadas, escancaradamente, para quem mandavam na vontade infinita, e se escudava em dizer serem modelos de pessoas doentes, quando tem problemas com os principais sentidos de vida, tais quais: audição, visão, tato, olfato e paladar. Nos questionamentos bravamente apontados pelo povo bradando, nenhum dos dois recentes governantes, simplesmente não deram ordens, nada ouviram, nem souberam e, sem ter pulsos, esconderam os olfatos e paladares podres, a impedir de qualquer um vomitar o que comeu e bebeu.

Os presidentes militares, dos anos sessenta, eram mais foram letrados e estudiosos, a exemplo do General e Presidente João Figueiredo, que recebera no Brasil, com toda pompa e respeitabilidade o saudoso papa João Paulo, perguntara o porquê dos 12 ministros do governo brasileiro, quando os seus eram muito menos. Figueiredo, do jeito como falava, não pecou por dizer que, apenas estaria imitando Jesus Cristo ao escolher e definir o número de 12 Apóstolos. Daí por diante, tudo passou a ser possível para brasileiros e brasileiras, com os rombos nos cofres do Poder Executivo verde-amarelo, se parecendo bem, com o tesouro do histórico, Ali Babá, e seus poderosos e violentos quarenta ladrões. Um fato histórico recente e, de imediata repercussão internacional, aconteceu na viagem ao Brasil da chanceler alemã, Angela Merkel, num encontro de mulheres no comando de dois países. Eis que o combativo jornal alemão,”Handelsblatt” abriu contundente e precioso título, sobre a vinda inédita entre mulheres chefes de países: “Ali Baba und die 39 Räuber”, que em nossa língua pátria significa: “Ali Baba e os 39 ladrões”, claramente referindo-se à presidenta Dilma. Neste aspecto, já era tempo de ser imediatamente reduzido o cabide de emprego dos 39 ministros para os 12 dos tempos do governo militar!

Os três poderes constitucionais do Brasil, não são tão harmônicos como a lei manda, porém, em alguns momentos, passam até ser dependentes, olvidando das obrigações de membros secundários, a exemplo do Procurador Geral da República, Rodrigo Janot, que listou como mero inconveniente e a judicialização extremada o processamento encaminhado pelo Vice-presidente do Supremo Tribunal Federal, eminente Ministro Gilmar Mendes, relativo a contas de campanhas para despesas de cunho eleitoral de Dilma Rousseff. Gilmar foi adiante na imprensa alegando que o Procurador Chefe não deveria atuar como advogado. Claro, que a recondução de Janot, conquistando nos 779 votos na eleição direta bem disputada pesando também, ser escolhido na lista tríplice para ser escolhido pela atual presidente petista.

Desgraça mesmo é olharmos para o horizonte e nada de bom ter sido levado ao povo sofrido nordestino, onde a água não chega para beber, nem aguar as poucas produções agrárias com o gado caindo seco e morto. O bom do desgoverno , todos sabem que foi a Petrobrás sem rumo e perda com desvios de verbas incalculáveis e evaporadas!

(*) Advogado e desembargador aposentado

1 comentário em “DESGRAÇA É POUCO… (MARCOS SOUTO MAIOR (*)”

  1. Há quem prefira eleger um bode expiatório para não ver o que é evidente: nosso sistema político (executivo, legislativo e judiciário) é baseado no privilégio.

Não é possível comentar.